Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Literacia(s) digital(ais): definições, perspetivas e desafios

Literacia(s) digital(ais): definições, perspetivas e desafios

Título
Literacia(s) digital(ais): definições, perspetivas e desafios
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2016
Autores
Santos, Rita
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Azevedo, José
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Pedro, Luís
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Título: Media & JornalismoImportada do Authenticus Pesquisar Publicações da Revista
Vol. 15 17
Páginas: 17-44
ISSN: 1645-5681
Outras Informações
ID Authenticus: P-00V-XEM
Resumo (PT): Este artigo centra-se na discussão dos vários conceitos que são utilizados paradesignar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessários para lidar com as mudanças trazidas pelos meios digitais. O poder integrador que o conceito de literacia digital pode assumir e sugerir leva a que neste texto seja dado especial enfoque à sua análise, abordando-se a sua evolução e as principais perspetivas sobre o seu significado. Pelo facto de a noção de competência digital estar fortemente relacionada com a de literacia digital, esse conceito é também abordado. O artigo conclui com a apresentação de um conjunto de iniciativas existentes para o desenvolvimento de novas formas de literacias relacionadas com o ambiente digital que carateriza a Sociedade da Informação atual, reforçando a pertinência destes temas no contexto atual.
Abstract (EN): This article focuses on the discussion of the various concepts used to describe the knowledge, skills and attitudes that are needed to deal with the changes brou‑ ght by the digital media environment. Due to the integrative power that the concept of digital literacy can take on and indicate, the authors give special emphasis to its analysis, approaching its evolution and the main perspectives concerning its mea‑ ning. Since the concept of digital competence is strongly related to digital literacy, this notion is also addressed. The final section of the article presents several existing initiatives for the de‑ velopment of new forms of literacies related to today’s digital information society, reinforcing the relevance of these issues in the current context.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
3485-Texto do Artigo-13062-1-10-20160915 2616.02 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-30 às 03:21:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias