O Mestrado em Temas de Psicologia (MTP) da FPCEUP visa a qualificação de profissionais com formação em múltiplas áreas, dotando-os/as de conhecimentos aprofundados em temas de Psicologia, que enriquecerão as suas práticas quotidianas e o seu desempenho profissional.
O programa tem uma duração de quatro semestres, conjugando uma componente curricular estruturada com o desenvolvimento de uma Dissertação. A componente curricular combina um conjunto de Unidades Curriculares (comuns) vocacionadas para o desenvolvimento de diferentes competências transversais, nomeadamente de investigação, com o contato aprofundamento de conhecimentos e competências associados a temas específicos da Psicologia.
Este ciclo de estudos NÃO possibilita o exercício da profissão como psicólogo/a e não dá acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
O MTP está vocacionado para o acolhimento de estudantes com interesses na compreensão dos princípios psicológicos e metodologias de investigação em domínios específicos, destinando-se particularmente a:
Para a edição de 2023-2025, iniciada em setembro de 2023, o MTP organizou-se em três Áreas Temáticas:
Neurocognição e Linguagem: destina-se a licenciados/as em áreas de Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde (Biologia, Farmácia e afins) e Linguística que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo de Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A investigação visa os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspetiva neurocognitiva e translacional.
Psicologia da Justiça e da Desviância: destina-se a licenciados/as nas áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam investigar o comportamento desviante abordado na sua complexidade biopsicossocial. As dissertações desenvolvem-se numa das seguintes vertentes: a) Compreensiva/explicativa no fenómeno droga em contexto urbano e no trabalho sexual; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; c) Políticas nos campos das drogas e do trabalho sexual.
Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança - Proteção e Direitos da Criança: destina-se a licenciados e profissionais nas áreas das ciências sociais e humanas (psicologia, serviço social, sociologia, direito, educação, saúde, entre outras) com interesses na área da Proteção e dos Direitos das Crianças. Esta área temática centra-se nas questões de investigação e intervenção na área da proteção da criança em risco e perigo, e da promoção dos seus direitos. Analisa a vivência, necessidades e trajetórias desenvolvimentais de crianças, numa perspetiva interdisciplinar, focando problemáticas relativas aos pais e aos profissionais na área da proteção, estudando o sistema familiar e os contextos de acolhimento familiares e institucionais. Os Mestrandos serão envolvidos nos projetos de investigação em curso no Grupo Desenvolvimento e Educação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, para desenvolvimento do seu projeto de tese. Esta área integra a Rede Europeia de Mestrados em Direitos das Crianças (ENMCR – European Network of Masters in Children’s Rights) e, detentores de metodologias de intervenção e investigação na promoção dos Direitos das crianças em diferentes áreas disciplinares, os graduados por este MTP poderão assumir posições de liderança na defesa dos Direitos das Crianças, em organizações privadas, públicas, da administração e não-governamentais.
Para a edição de 2024-2026, a iniciar em setembro de 2024, o MTP de Psicologia será organizado em quatro Áreas Temáticas:
Neurocognição e Linguagem: destina-se a licenciados/as em áreas de Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde (Biologia, Farmácia e afins) e Linguística que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo de Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A investigação visa os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspetiva neurocognitiva e translacional.
Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança - Educação Inclusiva e Intervenção Precoce: destina-se a profissionais com um primeiro grau de formação em Psicologia, Educação, Serviço Social ou Intervenção no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. O plano de estudos incide na compreensão e investigação no domínio da Educação Inclusiva e da Intervenção Precoce, das Dificuldades de Aprendizagem, contemplando a abordagem em contextos educativos (familiares e escolares) e contextos comunitários ao longo do ciclo de vida.
Psicologia de Catástrofe e Trauma: destina-se a profissionais cuja atividade implica agir em contextos de interação coletiva (ex.: psicólogos, técnicos de proteção civil, técnicos de autarquias, professores, polícias, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de intervenção social e comunitária, educadores, gestores, etc.), nos quais a existência de um comportamento perturbado ou de uma catástrofe/crise/desastre multivítimas exige conhecimentos teórico-práticos sobre estabilização emocional, gestão do comportamento de grupos, identificação de sintomas de trauma psicológico em sobreviventes e profissionais de socorro/saúde, técnicas de gestão de stress nos profissionais, etc. Para além dos conteúdos direcionados para a atuação na catástrofe e trauma, poderão ainda ser abordadas especificidades como a atuação com crianças, suicídio ou conflitos/extremismos sociais.
Psicologia Social: destina-se a licenciados/as em áreas de Psicologia, Sociologia, Ciência Política, Educação Social (e afins) que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo de Psicologia Social do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A investigação visa duas perspetivas da psicologia social: 1) os processos psicossociais associados à emergência de comportamentos desviantes nos grupos sociais/ sociedade, mecanismos de controlo social e seu impacto na coesão social; 2) os processos psicossociais e processos de influência social associados a comportamentos de consumo, particularmente a consumo por impulso.
Língua: Português
Horário: Laboral e Pós-laboral
Links úteis:
Cristina Maria Leite Queirós (diretora)
Maria Adelina Acciaiuoli Faria Barbosa Ducharne
Contactos
Código Oficial: | 6253 |
Diretor: | Cristina Queirós |
Sigla: | MTP |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 4 Semestres |