Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período de 6 anos (29.06.2016) Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES. |
O 2º ciclo em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto tem como objetivos:
Perfil de Competências de Mestre em Ciências da Educação
Este curso visa, com base no contacto orientado e reflexivo sobre a diversidade de contextos educativos formais e não formais e no desenvolvimento de processos de investigação/ação/intervenção, a formação de profissionais altamente qualificados/as, como Mestres em Ciências da Educação, cujo perfil compreende as seguintes competências:
a) análise crítica de dispositivos, contextos e projetos sócio-educativos de educação formal e de educação não formal e de atividades de natureza cultural e social;
b) conceção, gestão e avaliação de:
i) projetos curriculares, sócio-educativos e/ou comunitários;
ii) programas de orientação psico e sócio-pedagógica nos contextos escolar e familiar;
iii) processos de intervenção educativa e formativa em contextos de institucionalização;
iv) processos de formação de professores, de outros agentes educativos e de educação de adultos;
c) intervenção no quadro:
i) de situações e problemas educacionais e de formação identificados,
ii) do desenvolvimento institucional e comunitário, no sentido da promoção da qualidade de dispositivos de educação/formação;
iii) de consultoria ao desenvolvimento de iniciativas e políticas de educação/formação, nomeadamente no âmbito das cidades educadoras, da vida das escolas, da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura, ...
d) investigação em educação, em casos específicos, por referência a contextos:
i) de educação formal e não-formal,
ii) de natureza social, cultural, económica, da saúde, da justiça e outras, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.
A partir destas competências, pode afirmar-se que se configura um perfil de gestor/a, avaliador/a, animador/a, consultor/a sócio-educativo e da formação.
PLANO DE ESTUDOS
O plano de estudos deste 2º ciclo pretende constituir-se em articulação com o 1º ciclo, apresentado também no âmbito do processo de Bolonha, constituído fundamentalmente por uma formação de base e por uma iniciação e integração à profissionalidade, com base num perfil profissional de Mediador/a Sócio-Educativo/a e da Formação, que habilita os seus licenciados para atuarem em instituições com fins educativos formais e não formais.
Para além das pessoas licenciadas em Ciências da Educação com o 1º ciclo (processo de Bolonha), este 2º ciclo em Ciências da Educação dirige-se a estudantes e profissionais de outras áreas que percecionam como importante, para os seus percursos estudantis e profissionais, o conhecimento e a reflexão sobre modos de concretizar uma intervenção nos domínios da educação – em contextos de educação formal e de educação não formal, de proteção social, de reeducação ou outros -, da formação – de formadores, de gestão e animação da formação, do desenvolvimento pessoal, local e comunitário -, e em atividades de natureza cultural, social e económica, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.
A oferta de formação integra, quer a tradição das Ciências da Educação na FPCEUP, quer outras perspetivas nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, valoriza uma lógica integrada, de rigor e de inovação, na investigação e na intervenção nas realidades sócio-educativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade.
CONSULTAR:
Educação, Comunidades e Mudança Social
O domínio “Educação, Comunidades e Mudança Social” cruza o património de conhecimento e de intervenção de duas áreas de investigação – “Política, Políticas e Participação” e “Desenvolvimento Local e Formação de Adultos” – numa proposta de formação que, globalmente, procura promover o desenvolvimento de modos de investigação e de intervenção atentos às dinâmicas de construção local e participativa de processos de educação e formação, em problemáticas e com públicos diversos, e às dimensões sociopolíticas que as envolvem e configuram. Em particular, pretende-se proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências que permitam:
i) refletir sobre políticas, programas, projetos e práticas de intervenção educativa, social e comunitária e seus sentidos educativos e conceções de mudança social;
ii) fundamentar e desenvolver práticas profissionais de intervenção socioeducativa em campos como a intervenção comunitária, a educação e formação de jovens e adultos, a animação sociocultural, a formação de formadores e de outros profissionais do desenvolvimento humano.
Nesta edição, haverá um foco específico no campo da experiência e da construção dos saberes, procurando perceber de que modo(s) a experiência se inscreve historicamente numa reflexão filosófica e epistemológica que lhe reconheça um lugar na produção dos saberes.
Importará, especificamente, perceber:
- De que modo(s) esta inscrição dialoga com as conceções educativas, designadamente no plano dos sistemas educativos (a relação entre a experiência e a aprendizagem);
- De que modo(s) esta inscrição se exprime na reescrita de modos de participação social e de configuração de comunidades de pertença;
- Por último, de que modo(s) esta inscrição traduz igualmente processos de mudança social nos quais a análise da experiência é um contributo para pensar realidades sociais e organizacionais, designadamente no campo do trabalho.
Escola, Comunidade e Democracia - Educação para a Saúde
A educação para a saúde é uma área sobre a qual tem recaído maior atenção política e social, reconhecendo-a como essencial na formação das crianças e jovens, e de todos os cidadãos. Neste âmbito, a Escola tem sido considerada um local central para a Promoção e Educação para a Saúde identificando-se, todavia, responsabilidades partilhadas, nomeadamente com profissionais da saúde e outros agentes locais (DGE). Esta abordagem sistémica pressupõe novas leituras do papel da Escola, e dos atores que nela intervêm, e requer novas configurações teóricas que auxiliem intervenções educacionais que garantam maior equidade social.
É no quadro destes pressupostos que se estrutura o domínio Escola, Comunidade e Democracia - Educação para a Saúde. Pretende-se fornecer aos estudantes quadros teóricos sobre o campo em estudo, na sua relação com situações de intervenção que os capacitem para a investigação e a intervenção em Agrupamentos escolares, e em outros contextos e projetos socio educacionais que se articulam com a Escola.
Infância, Família e Sociedade - Temas e Problemas em Educação
Com este domínio pretende-se proporcionar às/aos estudantes a aquisição de competências de investigação e de intervenção relativas a temas e problemas de natureza educativa acerca da infância, das crianças e das famílias na sociedade portuguesa contemporânea. Estes temas e problemas refletem algumas das transformações sociais em curso, à escala local, transnacional e global, e têm afetado a estrutura geracional e as relações inter e intrageracionais que ocorrem nas famílias e em outros contextos de socialização - escolares, comunitários e outros da sociedade mais ampla -, com consequências várias para as vidas das crianças e dos adultos. Esse é o caso de como os papéis sociais, os estatutos e a agência que a infância e as crianças têm vindo a ganhar, manter ou a perder estão a manifestar-se de modos muito diversos e complexos, redefinindo, ainda, os papeis, estatutos e agencia dos pais e dos profissionais de educação. Em suma este domínio propõe-se contribuir para identificar, problematizar e produzir conhecimento acerca dos processos e dinâmicas relacionais que envolvem crianças e crianças e adultos e que ocorrem em contextos educativos formais e não formais (creche JI; escola; família, outros) bem como identificar acções que permitam influenciar relações educativas geradoras de uma maior participação, cidadania e justiça social.
Serviço Académico
T. | +351 22 042 89 00
E. | s_academico@fpce.up.pt
Código Oficial: | 6031 |
Diretor: | Alexandra Sá Costa |
Sigla: | MCED |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 4 Semestres |