Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MTP > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Temas de Psicologia

Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Sigla: MTP
Propinas: 1250 Euros

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Família (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia de Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Formação Profissional e da Aprendizagem ao Longo da Vida (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia do Idoso (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Social (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Temas de Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Linguagem e Neuropsicologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia de Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia em Psicologia da Formação Profissional e da Aprendizagem ao Longo da Vida (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia do Idoso (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia Social (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia da Linguagem e Neuropsicologia (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia da Família (60 Créditos ECTS)

Opção


CPF13 - ECTS

Seminário de Investigação


CPF30 - ECTS
  • Orientar a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou não, no domínio da Psicologia
  • Promover a procura, análise crítica e sistematização de informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos num domínio específico da Psicologia, de modo a responder a uma questão de investigação
  • Promover a elaboração de um design de pesquisa, adequando as metodologias de recolha e tratamento de dados aos objetivos da pesquisa
  • Fomentar a capacidade para analisar e discutir de forma rigorosa os resultados da pesquisa, tomando consciência das suas potencialidades e limitações

 


Seminário de Orientação


CPF31 - ECTS
  • Orientar a realização da dissertação de mestrado
  • Fomentar a capacidade para analisar e avaliar de forma crítica os conhecimentos produzidos
  • Promover a inovação e o diálogo interdisciplinar, bem como a consciência do contributo da abordagem da Psicologia
  • Desenvolver a capacidade para apresentar as várias etapas da pesquisa de forma estruturada, coerente, clara e bem articulada de modo a permitir a sua difusão

 


Dissertação


CPF40 - ECTS
  • Orientar a realização da dissertação de mestrado
  • Fomentar a capacidade para analisar e avaliar de forma crítica os conhecimentos produzidos

 

 


Seminário de Investigação


PLN30 - ECTS

-       Orientar a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou não, no domínio da Psicologia

-       Promover a procura, análise crítica e sistematização de informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos num domínio específico da Psicologia, de modo a responder a uma questão de investigação

-       Promover a elaboração de um design de pesquisa, adequando as metodologias de recolha e tratamento de dados aos objectivos da pesquisa

-       Fomentar a capacidade para analisar e discutir de forma rigorosa os resultados da pesquisa, tomando consciência das suas potencialidades e limitações


Seminário de Orientação


PLN31 - ECTS

-       Orientar a realização da dissertação de mestrado

-       Fomentar a capacidade para analisar e avaliar de forma crítica os conhecimentos produzidos

-       Promover a inovação e o diálogo interdisciplinar, bem como a consciência do contributo da abordagem da Psicologia

-       Desenvolver a capacidade para apresentar as várias etapas da pesquisa de forma estruturada, coerente, clara e bem articulada de modo a permitir a sua difusão


Dissertação


PLN40 - ECTS

-       Orientar a realização da dissertação de mestrado

-       Fomentar a capacidade para analisar e avaliar de forma crítica os conhecimentos produzidos

-       Promover a capacidade para o exercício autónomo de profissões que integrem conhecimentos da Psicologia

-       Promover a inovação e o diálogo interdisciplinar, bem como a consciência do contributo da abordagem da Psicologia


Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I


PDEC10 - ECTS
Apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento da parte empírica do seu projeto de dissertação. Proporcionar uma formação básica à utilização do programa de análise de dados NVivo, assim como a diferentes técnicas de análise de conteúdo.

No final desta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de:
- Refletir sobre as questões éticas e deontológicas que se colocam no âmbito da investigação em Psicologia;
- Conhecer as diferentes etapas e conceitos do processo de investigação em Psicologia;
- Tratar e analisar dados qualitativos com a técnica de análise de conteúdo e com recurso ao programa NVivo.
- Possuir um espírito de reflexão crítica sobre o tratamento, análise e resultados de investigações qualitativas no domínio da Psicologia.

Opção I


PDEC13 - ECTS

Opção II


PDEC14 - ECTS

Questões Aprofundadas de Psicologia I


PDEC11 - ECTS

.Conhecer teorias e modelos básicos da psicologia e da educação.

.Reflectir criticamente sobre a aplicação de teorias e principios psicológicos aos contextos fundamentais de desenvolvimento e educação.

.Dominar conceitos essenciais da investigação em Psicologia do desenvolvimento e da educação, desde a formulação da questão de investigação, à definição do desenho, seleção de variáveis e instrumentos.


Seminário I


PDEC12 - ECTS

Metodologia e Epistemologia de Investigação em Psicologia II


PDEC20 - ECTS

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, esta unidade curricular dá continuidade à formação em questões metodológicas da investigação em Psicologia, tendo como objetivos:

- apresentar as assunções e as caraterísticas da investigação quantitativa, salientando a sua utilidade e forma de operacionalização;

- apresentar o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos;

- apresentar e trabalhar as principais técnicas de análise de dados quantitativos, utilizando o SPSS.

 


Opção III


PDEC23 - ECTS

Opção IV


PDEC24 - ECTS

Questões Aprofundadas de Psicologia II


PDEC21 - ECTS

- Enquadrar num racional ecológico-sistémico o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos vários contextos educativos;

- Apresentar modelos de avaliação da qualidade de contextos educativos;

- Abordar dimensões críticas dos contextos educativos na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem;

- Apresentar estratégias e programas de intervenção para promover o desenvolvimento e a aprendizagem.


Seminário II


PDEC22 - ECTS

Seminário de Investigação


PDEC30 - ECTS

1.Orientar a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou não, no domínio da Psicologia

2.Promover a procura, análise crítica e sistematização de informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos num domínio específico da Psicologia, de modo a responder a uma questão de investigação

3. Promover a elaboração de um design de pesquisa, adequando os procedimentos de recolha e tratamento de dados aos objectivos da pesquisa

4.Fomentar a capacidade para analisar e discutir de forma rigorosa os resultados da pesquisa, tomando consciência das suas potencialidades e limitações


Seminário de Orientação


PDEC31 - ECTS

Dissertação


PDEC40 - ECTS

Seminário de Investigação


PI30 - ECTS

Orientar a realização individual de uma investigação empírica na área da psicologia do idoso. Discutir propostas de investigação, análise e tratamento de dados e aconselhar as mais adequadas.


Seminário de Orientação


PI31 - ECTS

Orientar a realização da dissertação de mestrado na área da psicologia do idoso Discutir propostas de investigação.


Dissertação


PI40 - ECTS

- Orientar a realização da dissertação de mestrado - Fomentar a capacidade para analisar e avaliar de forma crítica os conhecimentos produzidos - Promover a capacidade para o exercício autónomo de profissões que integrem conhecimentos da Psicologia - Promover a inovação e o diálogo interdisciplinar, bem como a consciência do contributo da abordagem da Psicologia


Opção I


PSO13 - ECTS

Questões Aprofundadas de Psicologia II


PSO21 - ECTS

Seminário de Investigação


PSO30 - ECTS

-          Orientar a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou não, no domínio da Psicologia

-          Promover a procura, análise crítica e sistematização de informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos num domínio específico da Psicologia, de modo a responder a uma questão de investigação

 


Seminário de Orientação


PSO31 - ECTS

-          Orientar a realização da dissertação de mestrado

-          Fomentar a capacidade para analisar e avaliar de forma crítica os conhecimentos produzidos


Dissertação


PSO40 - ECTS

-          Orientar a realização da dissertação de mestrado

-          Fomentar a capacidade para analisar e avaliar de forma crítica os conhecimentos produzidos


Análise Crítica das Teorias em Educação e Formação de Adultos


EFA01 - ECTS
Objectivos
Problematizar os discursos e práticas científicas no campo educativo
Equacionar os principais referentes teóricos estruturantes do campo da educação de adultos
Desenvolver o espírito de análise crítica na abordagem ao campo educativo

Competências
Analisar criticamente discursos e práticas do campo da educação de adultos
Conceber dispositivos de educação e formação de adulos teoricamente fundamentados
Desenvolver uma prática profissional reflexiva no campo da educação de adultos

Resultados de aprendizagem
Aquisição de grelhas de leitura teórica dos factos educativos
Conhecimento dos principais discursos teóricos presentes no campo da educação de adultos
Identificação das principais linhas de investigação no domínio da educação de adultos

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I


PFP10 - ECTS
Apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento da parte empírica do seu projeto de dissertação. Proporcionar uma formação básica à utilização do programa de análise de dados NVivo, assim como a diferentes técnicas de análise de conteúdo.

No final desta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de:
- Refletir sobre as questões éticas e deontológicas que se colocam no âmbito da investigação em Psicologia;
- Conhecer as diferentes etapas e conceitos do processo de investigação em Psicologia;
- Tratar e analisar dados qualitativos com a técnica de análise de conteúdo e com recurso ao programa NVivo.
- Possuir um espírito de reflexão crítica sobre o tratamento, análise e resultados de investigações qualitativas no domínio da Psicologia.

Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos


P717 - ECTS

Questões Aprofundadas de Psicologia I


PFP11 - ECTS

Reconhecimento e Validação das Aprendizagens Experienciais


EFA03 - ECTS
Assumindo um estatuto teórico, uma intenção crítica, uma amplitude multidisciplinar e uma abordagem situada (isto é, fundada numa perspectiva), esta unidade curricular visa os seguintes objectivos/resultados de aprendizagem:
(a) aquisição de capacidades, instrumentos - teóricos e metodológicos - e categorias analíticas susceptíveis de fundamentarem um ponto de vista crítico, capaz de interrogar e ir além do senso comum (incluindo o profissional) sobre a aprendizagem ao longo da vida, a orientação ao longo da vida e os dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens experienciais;
(b) fazer uso de duplo enquadramento, cultural e político, assente em dimensões simbólicas e da ordem das escolhas, respectivamente, para situar dispositivos de aprendizagem ao longo da vida e de orientação ao longo da vida dirigidos a aprendentes adultos.

Seminário I


PFP12 - ECTS

Análise Crítica das Teorias em Educação e Formação de Adultos


EFA01 - ECTS

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II


PFP20 - ECTS

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, esta unidade curricular dá continuidade à formação em questões metodológicas da investigação em Psicologia, tendo como objetivos:

- apresentar as assunções e as caraterísticas da investigação quantitativa, salientando a sua utilidade e forma de operacionalização;

- apresentar o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos;

- apresentar e trabalhar as principais técnicas de análise de dados quantitativos, utilizando o SPSS.

 


Metodologias de Investigação em Educação e Formação de Adultos


EFA02 - ECTS

Metodologias de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências


EFA07 - ECTS
Esta UC visa os seguintes objetivos/resultados de aprendizagem:
- Conhecer as razões da emergência das metodologias de reconhecimento validação e certificação de competências (MRVCC) no contexto da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida.
- Compreender os processos de suporte das MRVCC, nomeadamente os dispositivos de orientação, identificação e avaliação de competências
- Aquisição das capacidades e instrumentos – concetuais e metodológicos – relacionados com os processos de reconhecimento de competências, nomeadamente o Balanço de Competências.
- Conhecimento/discussão dos dispositivos mais relevantes no domínio da validação de competências tais como os testes/exames, observação, simulação, métodos declarativos, portefólio.
- Compreender o processo histórico de desenvolvimento das MRVCC em Portugal, nomeadamente os seus diversos enquadramentos institucionais, dispositivos, sustentação conceptual e inserção no quadro mais amplo do sistema nacional de qualificações

Opção III


PFP23 - ECTS

Opção IV


PFP24 - ECTS

Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos


P717 - ECTS
Os estudantes devem ficar a conhecer o modo como se organiza a formação profissional e a educação e formação de adultos que se realiza em Portugal, compreendendo como funciona, saber descrevê-la, inseri-la no conjunto do sistema social e analisá-la criticamente; devem adquirir competências para intervir junto dos diversos actores da formação profissional e da educação e formação de adultos numa perspectiva especificamente psicológica e relativamente a vários problemas que aí se colocam; devem adquirir um conjunto de competências relacionadas com as dimensões pedagógica, andragógica, organizacional, prática deontológica e ética associadas ao desempenho da atividade de formador; devem ser capazes de situar a sua intervenção relativamente à dos outros intervenientes na formação profissional e na educação e formação de adultos, cooperando com eles no sentido de potenciar os respectivos resultados, contribuindo para promover o desenvolvimento das respectivas populações-alvo.

Questões Aprofundadas de Psicologia II


PFP21 - ECTS

Seminário II


PFP22 - ECTS

Seminário de Investigação


PFP30 - ECTS

Seminário de Orientação


PFP31 - ECTS

Dissertação


PFP40 - ECTS

Empowerment e Participação Social


PRPSM16 - ECTS

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I


PRPSM10 - ECTS
Apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento da parte empírica do seu projeto de dissertação. Proporcionar uma formação básica à utilização do programa de análise de dados NVivo, assim como a diferentes técnicas de análise de conteúdo.

No final desta Unidade Curricular o/a estudante deverá ser capaz de:
- Refletir sobre as questões éticas e deontológicas que se colocam no âmbito da investigação em Psicologia;
- Conhecer as diferentes etapas e conceitos do processo de investigação em Psicologia;
- Tratar e analisar dados qualitativos com a técnica de análise de conteúdo e com recurso ao programa NVivo.
- Possuir um espírito de reflexão crítica sobre o tratamento, análise e resultados de investigações qualitativas no domínio da Psicologia.

Neurociências das Doenças Mentais


PRPSM15 - ECTS

Opção I


PRPSM13 - ECTS

Opção II


PRPSM14 - ECTS

Questões Aprofundadas de Psicologia I


PRPSM11 - ECTS

- Explicitar os objectivos, valores e princípios que devem orientar as práticas de reabilitação psicossocial na actualidade. - Identificar as especificidades das diferentes fases do processo de “recovery”. - Elaborar o diagnóstico de reabilitação, de acordo com os princípios, métodos e instrumentos subjacentes. - Identificar diferentes metodologias de reabilitação cognitiva e de reabilitação psicossocial. - Reflectir criticamente sobre os modelos de reabilitação psicossocial.


Seminário I


PRPSM12 - ECTS

Estados Emocionais e Stress na Reabilitação


PRPSM26 - ECTS

Metodologia e Espistemologia da Investigação em Psicologia II


PRPSM20 - ECTS

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, esta unidade curricular dá continuidade à formação em questões metodológicas da investigação em Psicologia, tendo como objetivos:

 

- apresentar as assunções e as caraterísticas da investigação quantitativa, salientando a sua utilidade e forma de operacionalização;

 

- apresentar o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos;

 

- apresentar e trabalhar as principais técnicas de análise de dados quantitativos, utilizando o SPSS.

 

 


Novas Tecnologias em Reabilitação


PRPSM25 - ECTS

Opção III


PRPSM23 - ECTS

Opção IV


PRPSM24 - ECTS

Questões Aprofundadas de Psicologia II


PRPSM21 - ECTS

- Problematizar a saúde e a doença mental enquanto fenómenos socialmente construídos e enquanto área de actuação profissional que implica o indivíduo, a família e a comunidade.

- Descrever estudos portugueses sobre doença mental e reabilitação efectuados por investigadores de outras universidades ou faculdades, convidados para partilha de experiências.

 

- Promover a reflexão crítica sobre a reabilitação psicossocial e a doença mental. 

 


Seminário II


PRPSM22 - ECTS

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2025-12-01 às 11:27:27 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico