Methodologies of Projects' Evaluation
| Keywords |
| Classification |
Keyword |
| CNAEF |
Social Studies/Public Policies / Educational Sciences |
Instance: 2010/2011 - A
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Mandatory literature
Bonniol Jean-Jacques;
Modelos de avaliação. ISBN: ISBN 85-7307-768-9
CORTESÃO, Luiza, LEITE, Carlinda e PACHECO, José Augusto ; “Antes de falarmos em projecto é preciso sabermos do que estamos a falar”, in trabalhar por projectos em educação, Porto Editora, (2002)
FREITAS, Cândido Varela ; "Princípios gerais para a avaliação projectos”, in Gestão e Avaliação de Projectos nas escolas.pp 8-25., Insituto de Inovação Educacional, (1997)
CAPUCHA, Luis Manuel Antunes , ; «Etapas do planeamento (de um projecto) e respectivos critérios de avaliação », in Planeamento e Avaliação de Projectos. Guia prático, 2008), pp. 17-27.
RODRIGUES, Pedro ; “As três lógicas da avaliação de dispositivos educativos “, in Para uma Fundamentação da avaliação em Educação., Lisboa: Colibri, (1994). pp. 93-109.
TERRASECA, Manuela ; “Avaliação externa – do controlo do sistema à avaliação institucional”, in Avaliação de sistemas de formação. Contributos para a compreensão da avaliação enquanto processo de construção de sentido, Porto: FPCE UP, dissertação de doutoramento, (2001), pp114-130.
TERRASÊCA, Manuela; CARAMELO, João; Contributos de um modelo de avaliação: “Avaliação Institucional” para a melhoria das práticas de formação». Comunicação apresentada na Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas, (2008)
LEITE, C., RODRIGUES, L: e FERNANDES, P ; “A auto-avaliação das escolas e a melhoria da qualidade da educação – um olhar reflexivo a partir de uma situação” , Estudos Curriculares, ano 4, nº 1,Braga: Universidade do Minho , (2006). pp.21-45.
ALMEIDA, Carlos; BOTERF Guy e NÓVOA, António; “A avaliação participativa no decurso de projectos. Reflexões a partir de uma experiência no terreno (programa Jade)”. , Lisboa: Fim de Século Edições Lda,, (1996). pp 115- 137.
Ardoino, Jacques e Berger, Guy ; L’evaluation comme iterpretation, , Pour, nº 7, Junho, Julho e Agosto, (1986).pp120-127
FERRÃO, João ; A avaliação comunitária de programas regionais. Aspectos de uma experiência recente ». In Sociologia, Problemas e Práticas- metodologias de avaliação nº 22. , , Lisboa : ISCTE, (2000) pp. 29-41.
MONTEIRO, Alcides ; A avaliação em projectos de intervenção social: reflexões a partir de uma prática”, in Sociologia, problemas e práticas, metodologias de avaliação nº 22,, Lisboa: ISCTE, (2000) pp. 137-154.
TERRASECA, Manuela ; “Tensão controlo/avaliação”, in Avaliação de sistemas de formação. Contributos para a compreensão da avaliação enquanto processo de construção de sentido, , Porto: FPCE UP, dissertação de doutoramento, (2001) pp195-210.
LEITE, GOMES E FERNANDES; « Acompanhamento avaliativo de Projectos », IN Leite, Gomes e Fernandes (2001). Projectos Curriculares de Escola e de Turma. Conceber, Gerir e Avaliar. , Porto : Edições Asa. , (2001). pp51-54.
Evaluation Type
Distributed evaluation without final exam
Assessment Components
| Description |
Type |
Time (hours) |
Weight (%) |
End date |
| Attendance (estimated) |
Participação presencial |
132,00 |
|
|
|
Trabalho escrito |
10,00 |
|
|
|
Participação presencial |
10,00 |
|
|
|
Participação presencial |
6,00 |
|
|
|
Trabalho escrito |
15,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Amount of time allocated to each course unit
| Description |
Type |
Time (hours) |
End date |
|
Estudo autónomo |
5 |
|
|
Total: |
5,00 |
|