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Ajuda: Lançamento de resultados

Seleccione a página para a qual pretende consultar ajuda:

Listar pautas de uma disciplina

Esta página apresenta uma lista das pautas já criadas para a ocorrência da disciplina que está seleccionada. Se a disciplina tiver outras ocorrências, poderá seleccioná-las através das listas associadas aos campos Ano lectivo e/ou Regime.

A lista de pautas inclui as colunas:

Épocas
Nomes das épocas a que se refere a pauta.
Restrições
Nomes dos cursos e ramos aos quais a pauta está restrita.
Criada por
Nome do utilizador que criou a pauta.
Estado
Indica o estado de validade da pauta. Uma pauta pode estar válida se não contém erros de preenchimento ou inválida se existir pelo menos um erro de preenchimento.
Publicação
Indica o estado de publicação da pauta
  • Sim indica que a pauta foi publicada aos alunos que nela estejam incluídos
  • Não indica que não foi ainda efectuada essa acção.
Envio
Indica o estado de envio da pauta
  • Sim indica que a pauta foi enviada à secretaria para processamento central
  • Não indica que não foi ainda efectuada essa acção.
Acesso
Indica o estado de bloqueio da pauta. O ícone indica que a pauta está bloqueada por um utilizador que está a efectuar uma acção de acesso exclusivo. O ícone indica que a pauta está de acesso livre.

Se não existirem pautas criadas é apresentada a mensagem 'Não existem pautas para a ocorrência da disciplina seleccionada'.

A partir desta página poderá:

Aceder a pautas já previamente criadas
Clique nos nomes das épocas na linha da pauta a que pretende aceder para consultar informações sobre a pauta e ter acesso a outras opções.
Criar novas pautas
Clique nas opções 'Criar pauta' ou 'Importar pauta'.
Descarregar a Folha Excel de apoio à criação do ficheiro XML para importação de pautas
Clique na opção 'Folha Excel'.

Criar uma pauta por introdução de parâmetros

Esta página permite a criação de uma nova pauta por introdução de parâmetros. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Criar pauta' da página de lista pautas de uma disciplina.

Os parâmetros a indicar são:

Época1
Escolha a primeira época da pauta. Note que são as inscrições nesta época que determinam a inclusão dos alunos na pauta. Esta época é de indicação obrigatória.
Data1
Indique a data de realização da avaliação da primeira época da pauta. Se existir registo da data de marcação de exame, esta é utilizada. Caso contrário, tem que preencher uma data. A data deve ser preenchida no formato AAAA-MM-DD. Contudo, recomenda-se a utilização do ícone que permite seleccionar a data num calendário. O ícone permite limpar a data.
Época2
Escolha a segunda época da pauta. Esta época é de preenchimento opcional e só pode indicá-la se tiver preenchido a primeira.
Data2
Indique a data de realização da avaliação da segunda época da pauta. Se existir registo da data de marcação de exame, esta é utilizada. Caso contrário, tem que preencher uma data. A data deve ser preenchida no formato AAAA-MM-DD. Contudo, recomenda-se a utilização do ícone que permite seleccionar a data num calendário. O ícone permite limpar a data.
Época3
Escolha a terceira época da pauta. Esta época é de preenchimento opcional e só pode indicá-la se tiver preenchido a primeira e a segunda.
Data3
Indique a data de realização da avaliação da terceira época da pauta. Se existir registo da data de marcação de exame, esta é utilizada. Caso contrário, tem que preencher uma data. A data deve ser preenchida no formato AAAA-MM-DD. Contudo, recomenda-se a utilização do ícone que permite seleccionar a data num calendário. O ícone permite limpar a data.
Restringir alunos a cursos e/ou ramos
Se a disciplina, no ano lectivo e regime seleccionados, tiver ocorrências em vários cursos e/ou ramos, é possível restringir a pauta a alguns deles.
  • Clique nesta caixa para consultar os cursos e/ou ramos em que a disciplina funciona.
  • Assinale as caixas dos cursos a que pretende restringir a pauta.
  • Se a disciplina ocorrer em vários ramos de um curso, clique no ícone para os consultar ou no ícone para os ocultar.
  • Assinale as caixas dos ramos a que pretende restringir a pauta.
  • Pode utilizar os ícones ou para facilitar a definição das restrições seleccionando ou limpando todas as caixas de uma vez.

Note que só serão incluídos os alunos que pertençam ao curso/ramo a que a pauta está a ser restrigida. Deve utilizar estes parâmetros com cautela pois poderá, inadvertidamente, excluir alunos da pauta que não têm curso (ex: Alunos Erasmus).
O parâmetro só é apresentado se a disciplina tiver ocorrências em vários cursos ou ramos.

Clique em 'Seguinte' para preencher e validar a pauta que corresponde aos parâmetros introduzidos.

Criar uma pauta por importação de ficheiro XML

Esta página permite a criação de uma nova pauta por importação de um ficheiro XML. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Importar pauta' da página de lista pautas de uma disciplina. O ficheiro XML (eXtensible Markup Language) pode ser criado de duas formas:

Automaticamente
Gerado pela Folha Excel disponbilizada nas opções da lista de pautas da disciplina.
Manualmente
Criado com um editor de texto.

O ficheiro XML a submeter deve ser válido de acordo com o seguinte XML Schema (no caso de geração automática tal é garantido, desde que não se altere o ficheiro).

O único parâmetro a indicar é o caminho e nome desse ficheiro. Pode preencher essa informação manualmente. Contudo, recomenda-se a utilização do botão à direita para navegar pelo sistema de ficheiros do seu computador.

Clique em 'Seguinte' para preencher e validar a pauta que corresponde ao ficheiro a submeter.

Preencher e validar uma pauta

Esta página permite preencher uma pauta com os resultados obtidos pelos alunos inscritos nas épocas. Esse preenchimento pode ser efectuado em sequência de:

Criação de uma nova pauta
Por introdução de parâmetros ou por importação de ficheiro XML
Acesso a uma pauta já existente
Pela opção editar pauta na página de informações de uma pauta

A pauta pode ser precedida de uma secção de 'Avisos', assinalada com o ícone para reportar situações que podem merecer a atenção do utilizador. Para cada situação é indicado o nº de aluno, nome e a ocorrência verificada.

A pauta é apresentada sob a forma de uma tabela com uma linha para cada aluno inscrito na primeira época e com campos para o preenchimento dos resultados e datas em cada época. No cabeçalho surgem as épocas que compõe a pauta e respectivas datas de avaliação. Cada linha da pauta inclui as colunas:

Posição
Número de linha na pauta.
Nº de aluno
Número mecanográfico de 9 digitos que identifica um aluno numa instituição.
Nome
Nome completo do aluno
Tipo de frequência do aluno
Sigla do tipo de frequência do aluno, conforme a tabela:

SiglaTipo de frequência
ACAtleta de alta competição
DADirigente Associativo
ERErasmus
MMilitar
MAMilitar activo
MTMaternidade (mães e pais)
NENecessidades Especiais
OOrdinário
SESituação Especial
TETrabalhador Estudante
TITrabalhador Independente
XAluno Extraordinário
Avaliação distribuída
Resultado obtido na avaliação distribuída. Esta coluna só é incluída em pautas na qual a avaliação distribuída não seja a primeira época indicada.

Para cada época:

Resultado
Preencha o resultado obtido na época. A legenda dos resultados válidos encontra-se no fim da página. Se o resultado já estiver lançado na base de dados da secretaria, não haverá campo para o seu preenchimenro (sendo apresentado a castanho).
Data
Preencha a data em que foi realizada a avaliação. Note que só deve preencher esta data se o aluno tiver sido avaliado em data diferente da indicada para a época. A data deve ser preenchida no formato AAAA-MM-DD. Se o resultado já tiver sido lançado na base de dados da secretaria, não haverá campo para o preenchimento da data (sendo apresentada a castanho).
Tipo de inscrição
Sigla do tipo de inscrição do aluno, conforme a tabela:

SiglaTipo de inscrição
NNormal
FFazer
MMelhoria
CComplementar
XExtraordinário

Enquanto um utilizador estiver a preencher a pauta, esta ficará bloqueada para outros utilizadores com distribuição de serviço para a ocorrência da disciplina (na lista de pautas surgirá com o ícone na coluna 'Acesso').

O preenchimento da pauta só é guardado se validar a pauta. Se a pauta estiver a ser criada, surgirá um botão 'Guardar e validar pauta' para a guardar no sistema e verificar a existência de erros no preenchimento. Se a pauta já tiver sido previamente criada, surgirá um botão 'Validar pauta' apenas para guardar as alterações no preenchimento e verificar a existência de erros. Após clicar no botão, a pauta será validada, ficando num dos seguintes estados:

Válida
Não existem erros no preenchimento da pauta. Clique em 'Seguinte' para aceder às informações da pauta.
Inválida
Existe pelo menos um erro no preenchimento da pauta. É apresentado um relatório de verificação com os erros encontrados (com versão de impressão acessível pelo ícone ) que inclui as colunas:
Posição
Nº da linha na pauta em que ocorreu o erro.
Nº do aluno em que ocorreu o erro.
Nome
Nome do aluno em que ocorreu o erro.
Erro
Descrição do erro encontrado.
Clique em 'Corrigir resultados' para alterar os resultados com erros ou clique em 'Seguinte' para aceder às informações da pauta (efectuando as correcções mais tarde pela opção editar pauta).

Consultar informações de uma pauta

Esta página permite obter informações sobre uma pauta e aceder a um conjunto de opções sobre a mesma. Terá acesso directamente a esta página se clicar numa pauta da página da lista pautas de uma disciplina.

O primeiro grupo de informações refere-se aos parâmetros da pauta, que inclui:

Código
Código que identifica a disciplina da pauta.
Ano lectivo
Ano lectivo da ocorrência da disciplina da pauta.
Regime
Regime da ocorrência da disciplina da pauta.
Épocas
Uma pauta pode ter um máximo de três épocas ( a segunda e terceira época da pauta poderão nem sempre estar definidas), para cada uma é apresentado:
Época
Nome da época
Criação da pauta de componentes
Se clicar no ícone poderá criar a pauta de componentes da época. Este ícone só é disponibilizado se a pauta de componentes ainda não tiver sido criada
Acesso à pauta de componentes
Se clicar no ícone poderá aceder à pauta de componentes da época. Este ícone só é disponibilizado se a pauta de componentes já tiver sido criada
Data
Data de avaliação
Restrições
Nomes dos cursos e ramos aos quais a pauta está restrita. As restrições a cursos e ramos só serão apresentadas se a pauta ocorrer em mais do que um curso e/ou ramo e se tiverem sido indicadas restrições na sua criação

O segundo grupo de informações refere-se a eventos ocorridos na pauta, que inclui:

Criação
Nome do utilizador que criou a pauta, seguido da data e hora em que o fez.
Bloqueio
Nome do utilizador que bloqueou a pauta, seguido da data e hora em que o fez. O bloqueio da pauta ocorre automaticamente enquanto um utilizador está a preencher a pauta. Quando esse utilizador termina o preenchimento, a pauta é automaticamente desbloqueada.
Verificação
Nome do utilizador que verificou pela última vez a pauta, seguido da data e hora em que o fez.
Estado
Estado actual da verificação da pauta. Se esta estiver no estado 'inválida' é incluído o ícone com a versão de impressão do respectivo relatório).
Publicação
Estado actual da publicação da pauta para os alunos que nela constem. Se a pauta não tiver sido publicada é apresentada a mensagem 'não publicada'. Se a pauta tiver sido publicada, é apresentado o período de publicação. Contudo, se estiver inválida, é seguida da mensagem 'suspensa por a pauta estar inválida'. As pautas que tenham sido publicadas e, em resultado de uma verificação, fiquem inválidas, deixam de estar públicas. Se, entretanto, a pauta voltar a ficar válida, retoma-se publicação dentro do prazo definido.
Envio
Estado actual de envio da pauta para a secretaria. Se a pauta ainda não tiver sito enviada é apresentada a mensagem 'não enviada'. Se a pauta tiver sido enviada, é indicado o utilizador, seguido da data e hora em que fez esse envio.

A partir desta página são disponibilizadas algumas opções com funcionalidades para a pauta, nomeadamente:

Pautas da disciplina
Permite consultar a lista de pautas já criadas para a ocorrência da disciplina.
Consultar pauta
Permite consultar os resultados lançados na pauta no ecrã, com versão de impressão e versão em Excel mas sem a possibilidade de efectuar o seu preenchimento.
Editar pauta
Permite preencher a pauta e de seguida efectuar a sua verificação. Esta opção só é disponibilizada enquanto a pauta não tiver sido enviada à secretaria.
Publicar pauta
Permite publicar a pauta para consulta dos alunos nela incluídos. A publicação é precedida de uma confirmação. Esta opção só é disponibilizada se a pauta estiver no estado 'válida'.
Cancelar publicação
Permite cancelar a publicação da pauta deixando de permitir a consulta para os alunos nela incluídos. O cancelamento é precedido de uma confirmação. Esta opção só é disponibilizada se a pauta estiver publicada.
Enviar pauta
Permite enviar a pauta para a secretaria para processamento central dos resultados e emissão do termo. O envio é precedido de uma confirmação. Esta opção só é disponibilizada se a pauta estiver no estado 'válida'
Cancelar envio
Permite cancelar o envio da pauta desde que esta ainda não tenha sido alvo de processamento central pela secretaria. O cancelamento é precedido de uma confirmação. Esta opção só é disponibilizada se a pauta tiver sido enviada para a secretaria e ainda não estiver processada.
Eliminar pauta
Permite eliminar a pauta do sistema e os resultados nela lançados. A eliminação é precedida de uma confirmação. Esta opção só é disponibilizada se a pauta não tiver sido enviada à secretaria.

Se a pauta for de componentes são também disponibilizadas as opções:

Editar componentes
Permite editar os componentes já criados na pauta.
Validar componentes
Permite verificar a validade das componentes na estrutura de componentes da pauta
Gerar resultados
Permite gerar resultados numa pauta de componentes e na pauta da época que lhe deu origem.

Consultar resultados de uma pauta

Esta página permite consultar os resultados lançados numa pauta criada previamente. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Consultar pauta' da página de informações da pauta. Por omissão, acede à versão em ecrã. Nas opções estão disponíveis as versões de impressão e em Excel no formato CSV (comma-separated values).

A pauta é apresentada sob a forma de uma tabela com uma linha para cada aluno inscrito na primeira época e com colunas com os resultados, datas e tipo de inscrição em cada época. No cabeçalho surgem as épocas que compõe a pauta e respectivas datas de avaliação. Cada linha da pauta inclui as colunas:

Nº de aluno
Número mecanográfico de 9 digitos que identifica um aluno numa instituição.
Nome
Nome completo do aluno
Tipo de frequência do aluno
Sigla do tipo de frequência do aluno.

Para cada época:

Resultado
Resultado obtido na época.
Data
Data em que foi realizada a avaliação. Se não for indicada, implica que a data de avaliação é a que está definida para a época (indicada no cabeçalho da pauta).
Tipo de inscrição
Sigla do tipo de inscrição do aluno

Clique em 'Anterior' para voltar à pagina de informações da pauta.

Publicar uma pauta

Esta página permite publicar uma pauta criada previamente. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Publicar pauta' da página de informações da pauta. A pauta ficará pública apenas para os aluno que nela estejam incluídos e durante o período indicado. Os parâmetros para publicação de uma pauta são os seguintes:

Data de início
Data de início do período de publicação da pauta. Este campo é de preenchimento obrigatório. A data deve ser preenchida no formato AAAA-MM-DD, contudo, recomenda-se a utilização do ícone que permite seleccionar a data num calendário. O ícone permite limpar a data.
Data de fim
Data de fim do período de publicação da pauta. Este campo é de preenchimento opcional. Se não for preenchido a pauta ficará publicada durante o ano lectivo actual e o seguinte. A data deve ser preenchida no formato AAAA-MM-DD, contudo, recomenda-se a utilização do ícone que permite seleccionar a data num calendário. O ícone permite limpar a data.
Enviar e-mail a notificar docentes da disciplina, secretariado dos cursos e alunos da pauta
Se assinalar esta caixa, será enviado um e-mail dinâmico aos seguintes destinatários:
  • docentes que têm distribuição de serviço para a ocorrência da disciplina da pauta
  • membros do secretariado dos cursos em que a disciplina tem ocorrências
  • alunos incluídos na pauta
Pode pré-visualizar o assunto, texto e destinatários do e-mail dinâmico se clicar no ícone . Este apresenta a informação noutra página (note que pode fazê-lo independentemente de assinalar a caixa).

Clique em 'Seguinte' para confirmar os parâmetros ou clique em 'Anterior' para voltar à pagina de informações da pauta sem publicar a pauta. Se confirmar os parâmetros, a pauta será publicada, ficando acessível a partir da opção 'Pautas' na página da ocorrência da disciplina.

Cancelar a publicação de uma pauta

Esta página permite cancelar a publicação de uma pauta. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Cancelar publicação' da página de informações da pauta.

Clique em 'Confirmar' para confirmar a intenção de cancelar o período de publicação da pauta ou clique em 'Anterior' para voltar à pagina de informações da pauta sem o cancelar. Se confirmar o cancelamento, a pauta deixará de estar acessível a partir da opção 'Pautas' na página da ocorrência da disciplina.

Enviar uma pauta para a secretaria

Esta página permite enviar uma pauta criada previamente para a secretaria, sendo depois efectuado processamento central. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Enviar pauta' da página de informações da pauta. Se enviar a pauta para a secretaria, não poderá efectuar alterações ao seu preenchimento.

Se assinalar a caixa 'Enviar e-mail a notificar docentes da disciplina e secretariado dos cursos' será enviado um e-mail dinâmico aos seguintes destinatários:

  • docentes que têm distribuição de serviço para a ocorrência da disciplina da pauta
  • membros do secretariado dos cursos em que a disciplina tem ocorrências

Pode pré-visualizar o assunto, texto e destinatários do e-mail dinâmico se clicar no ícone . Este apresenta a informação noutra página (note que pode fazê-lo independentemente de assinalar a caixa).

Clique em 'Seguinte' para confirmar o envio. Clique em 'Anterior' para voltar à pagina de informações da pauta sem enviar a pauta. Se confirmar, os resultados não preenchidos (e que careçam de preenchimento) serão automaticamente completados e a pauta enviada à secretaria. Oportunamente, esta efectuará o seu processamento e lançamento dos resultados numa base de dados. O termo ser-lhe-á enviado alguns dias após esse processamento.

Cancelar o envio de uma pauta para a secretaria

Esta página permite cancelar o envio de uma pauta para a secretaria. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Cancelar envio' da página de informações da pauta.

Se assinalar a caixa 'Enviar e-mail a notificar docentes da disciplina e secretariado dos cursos' será enviado um e-mail dinâmico aos seguintes destinatários:

  • docentes que têm distribuição de serviço para a ocorrência da disciplina da pauta
  • membros do secretariado dos cursos em que a disciplina tem ocorrências

Pode pré-visualizar o assunto, texto e destinatários do e-mail dinâmico clicando no ícone . Este apresenta a informação noutra página (note que pode fazê-lo independentemente de assinalar a caixa).

Clique em 'Confirmar' para cancelar o envio da pauta ou clique em 'Anterior' para voltar à pagina de informações da pauta sem o cancelar. Se confirmar o cancelamento, a pauta não será incluída no próximo processamento de pautas. Poderá efectuar novamente alterações ao preenchimento da pauta e, oportunamente, enviar a pauta para a secretaria.

Eliminar uma pauta

Esta página permite eliminar uma pauta e respectivos resultados lançados do sistema. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Eliminar pauta' da página de informações da pauta.

Clique em 'Eliminar pauta' para confirmar a intenção de a eliminar do sistema ou clique em 'Anterior' para voltar à pagina de informações da pauta sem o cancelar. Se confirmar a eliminação da pauta, esta já não será incluída em listar pautas da disciplina.

Criar a pauta de componentes de uma época de exame

Esta página permite criar uma pauta de componentes a partir de uma época de uma pauta. Terá acesso a esta página clicando no ícone na época na página de informações da pauta original.

Para criar a pauta de componentes tem de preencher os seguintes parâmetros:

Função de automatização de cálculo
No caso de pretender gerar resultados automaticamente baseado nos resultados das sub-componentes, deve seleccionar a função a utilizar nesse cálculo.
A época de recurso tem resultado mínimo para aprovação?
No caso de pretender gerar resultados automaticamente baseado nos resultados das sub-componentes e pretender a verificação de resultado mínimo, deve indicar 'Sim' e indicar o valor desse resultado na caixa em anexo.

Clique em 'Seguinte' para criar a pauta de componentes.

Criar uma nova componente numa pauta de componentes

Esta página permite alterar os parâmetros de uma componente numa pauta de componentes. Terá acesso a esta página se clicar no ícone na lista de componentes de uma pauta.

A primeira secção do formulário diz respeito a parâmetros de caracterização da componente.

Base da componente
Uma componente pode basear-se em:
Item de avaliação distribuída
Correspondem a componentes pré-definidos para a Universidade do Porto. Os campos de preenchimento se indicar esta opção são:
Tipo
Seleccione um tipo de componente da lista que lhe é apresentada. Este campo é de preenchimento obrigatório.
Nome
Preencha o nome da componente. Este campo é de preenchimento opcional. Destina-se facilitar a distinção de componentes do mesmo tipo.
Data
Preencha a data de avaliação da componente. Este campo é de preenchimento opcional.
Época
Corresponde a uma época. Se indicar esta opção, tem que seleccionar a época da lista de épocas da qual pretende obter resultados. Os resultados desta componente provêem de uma pauta com a época que seleccionar. Na lista de épocas são incluídas somente as que ocorrem antes da época da pauta de componentes.
Escala
Indique a gama de valores dos resultados da componente. As opções disponíveis são: 0 - 5, 0 - 10, 0 - 20 (seleccionada por omissão) e 0 - 100.

A segunda secção do formulário diz respeito a parâmetros de caracterização do cálculo automático de resultados da componente.

A componente terá sub-componentes?
Indique se a componente que está a criar pode ou não ter sub-componentes (que criará oportunamente). Se responder 'Sim', poderá criar sub-componentes utilizando o ícone na coluna 'Criar' da lista de componentes (se responder 'Não', esse ícone não será apresentado impossibilitando a criação de sub-componentes). Se responder 'Sim', deve indicar também como pretende automatizar o cálculo dos resultados da componente. Para tal, deve seleccionar uma opção da lista que lhe é apresentada em 'Função de automatização de cálculo'. As opções disponíveis são:
Não automatizar cálculo
Seleccione esta opção se não pretender que os resultados desta componente sejam gerados automaticamente
Soma dos resultados das sub-componentes
Seleccione esta opção se pretender que os resultados desta componente sejam gerados automaticamente obtendo-os a partir da soma dos resultados lançados nas sub-componentes
Média aritmética dos resultados das sub-componentes
Seleccione esta opção se pretender que os resultados desta componente sejam gerados automaticamente obtendo-os a partir da média aritmética dos resultados lançados nas sub-componentes
Média ponderada dos resultados das sub-componentes
Seleccione esta opção se pretender que os resultados desta componente sejam gerados automaticamente obtendo-os a partir da média ponderada dos resultados lançados nas sub-componentes. Para calcular esta média é necessário que seja indicada a ponderação de cada componente. Este factor é indicado na criação de cada sub-componente.

A terceira secção do formulário diz respeito ao cálculo dos resultados para a componente-pai. Só deve preencher os campos desta secção se tiver indicado uma função de automatização de cálculo na criação da componente-pai. Caso contrário, deve assumir os valores pré-seleccionados. Os campos desta secção são:

Ponderação na média da componente-pai
Permite indicar o valor da ponderação a aplicar aos resultados da componente. Este campo só é apresentado se tiver indicado como função de automatização na componente-pai a 'Média ponderada dos resultados das sub-componentes'. Preencha um valor entre 0 e 100. Note que a soma das ponderações de todas as componentes afectas à mesma componente-pai deve totalizar 100%.
A componente tem resultado mínimo para aprovação?
Permite que indique se a geração automática de resultados para a componente-pai deve atender a um resultado mínimo de aprovação. Se responder 'Sim', deve preencher o valor desse resultado no campo 'Resultado mínimo para aprovação'. Só serão gerados resultados para a componente-pai dos alunos que obtenham resultado igual ou superior ao indicado como resultado mínimo. Se responder 'Não', serão sempre gerados resultados para a componente-pai.

Clique em 'Seguinte' para criar a componente.

Editar componentes de uma pauta de componentes

Esta página permite editar os componentes de uma pauta. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Editar componentes' da página de informações da pauta desde que a pauta seja de componentes ou após ter criado uma nova componente. As componentes são apresentadas numa tabela que evidencia a sua relação hierárquica e que inclui a colunas seguintes:

Componente
Clique no nome da componente para a alterar ou eliminar.
Criar
Clique no ícone para criar uma sub-componente
Alterar ordem
Clique no ícone para diminuir ou no ícone para aumentar a ordem da componente dentro da hierarquia da componente-pai. Esta coluna só é apresentada quando existir mais do que uma componente na hierarquia.
Data de avaliação
Data de avaliação da componente
Automatização de resultados
Nome da função utilizada para automatizar os resultados da componente a partir dos resultados das sub-componentes.
Ponderação
Percentagem da ponderação a aplicar aos resultados na automatização de resultados quando a função de ponderação da componente-pai for a 'Média ponderada'
Escala
Gama de valores dos resultados da componente
Resultado mínimo
Resultado mínimo para se obter aprovação à componente

Alterar uma componente de uma pauta de componentes

Esta página permite alterar os parâmetros de uma componente numa pauta de componentes. Terá acesso a esta página se clicar no nome de uma componente na lista de componentes de uma pauta e seleccionado a opção 'Editar componente'.

O formulário de alteração de uma componente é idêntico ao da criação de componentes, excepto que em vez dos valores por omissão surgem os previamente preenchidos para cada parâmetro.

Eliminar uma componente de uma pauta de componentes

Esta página permite eliminar uma componente de uma pauta de componentes. Terá acesso a esta página clicando no nome de uma componente na lista de componentes de uma pauta e seleccionado a opção 'Eliminar componente'.

A opção só é disponibilizada se a componente não tiver sub-componentes. Tal implica que para eliminar uma componente tem que eliminar previamente todas as suas sub-componentes. A eliminação é precedida de uma confirmação que alerta para o facto de eliminar também todos os resultados que tenha já lançado nessa componente. Se clicar em 'Eliminar componente' confirmará essa intenção. Após a confirmação voltará à lista de componentes onde poderá verificar que a componente já não é incluída.

Validar componentes de uma pauta de componentes

Esta página permite verificar a validade das componentes numa pauta de componentes. Terá acesso a esta página se clicar na opção 'Validar componentes' na lista de componentes de uma pauta.

Se existirem, o utilizador é informado dos erros detectados na definição das componentes. Nesse caso, deve alterar as componentes afectadas pelos erros.

Clique em 'Anterior' para voltar à lista de componentes.

Gerar resultados de uma pauta de componentes

Esta página permite gerar resultados numa pauta de componentes e na pauta da época que lhe deu origem. Terá acesso a esta página clicando na opção 'Gerar resultados' na lista de componentes de uma pauta. A opção só é disponibilizada se as componentes estiverem válidas, a pauta tiver sido preenchida e se encontrar em estado válida.

A pauta de componentes é apresentada com os resultados gerados de acordo com as indicações na criação das componentes. A pauta pode ser precedida de uma secção de 'Avisos', assinalada com o ícone para reportar os casos em que não foi possível gerar resultado. Para cada caso é indicado o nº de aluno, nome e ocorrência verificada.

Enquanto um utilizador estiver a gerar resultados para uma pauta, esta ficará bloqueada para outros utilizadores com distribuição de serviço para a ocorrência da disciplina (na lista de pautas surgirá com o ícone na coluna 'Acesso').

Os resultados gerados só são guardados se validar a pauta. Após clicar em 'Validar pauta' a pauta será ficará num dos seguintes estados:

Válida
Não existem erros no preenchimento da pauta. Os resultados gerados são guardados na pauta de componentes e na pauta da época de origem. Clique em 'Seguinte' para aceder às informações da pauta.
Inválida
Existe pelo menos um erro em algum resultado gerado. É apresentado um relatório de verificação com os erros encontrados (com versão de impressão acessível pelo ícone ) que inclui as colunas:
Posição
Nº da linha na pauta em que ocorreu o erro.
Nº do aluno em que ocorreu o erro.
Nome
Nome do aluno em que ocorreu o erro.
Erro
Descrição do erro encontrado.
Os resultados gerados são guardados na pauta de componentes mas não na pauta da época de origem. Clique em 'Corrigir resultados' para alterar os resultados com erros ou clique em 'Seguinte' para aceder aceder às informações da pauta.
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