A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) irá abrir, no início de setembro, as candidaturas para a edição de estreia do curso “Introdução à Tecnologia e Técnica de Simulação Clínica”, uma formação que surge no âmbito do programa Impulso Mais Digital, submedida Reforço das Competências Digitais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O domínio de competências técnicas é imprescindível para a boa aplicação da tecnologia em ambientes de simulação clínica. Ao mesmo tempo que este ambiente de formação cresce, torna-se necessário apoiar os técnicos, os instrutores e também os docentes na componente tecnológica e técnica de simulação clínica.
O programa do curso envolve uma introdução à simulação clínica (incluindo modalidades de simulação, técnicas de debriefing e desenho de cenários clínicos), a programação de cenários clínicos em software próprio, a apresentação de tecnologias como a impressão 3D, inteligência artificial e tele-simulação, bem como aspetos como os audiovisuais, caracterização (moulage) e gestão/manutenção de centros de simulação.
O “Introdução à Tecnologia e Técnica de Simulação Clínica” está creditado em 1,5 ECTS e tem como docente responsável Cristina Granja, professora da FMUP. Os seus destinatários são profissionais da área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, psicólogos, engenheiros biomédicos, bioengenheiros, entre outros.
As aulas desta primeira edição dividem-se entre duas aulas online, agendadas para os dias 9 e 10 de outubro, e uma aula presencial a decorrer no dia 11 de outubro. As candidaturas deverão ser submetidas online, entre os dias 2 e 16 de setembro.
Mais informações aqui.