Abrem brevemente as candidaturas para a primeira edição do curso “Suporte Básico de Vida para a Comunidade (SBV + DAE)”, uma nova Unidade de Formação Contínua da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Criada no âmbito do Projeto IP Alliance – Plataforma Integrada para a Aprendizagem ao Longo da Vida e Formação para Profissionais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta formação terá disponíveis três fases de candidaturas, estando a primeira e segunda abertas de 19 de agosto a 9 de setembro, e a terceira de 20 de agosto a 10 de setembro.
É reconhecido o papel que todos podem ocupar numa situação de auxílio à pessoa inanimada. A formação em “Suporte Básico de Vida para a Comunidade (SBV + DAE)” vem dotar a comunidade (que não sejam profissionais de saúde) na reanimação cardiopulmonar, na abordagem simples da via aérea e na desfibrilação automática externa segura. Desta forma, é possível que os doentes em paragem cardíaca possam ser abordados até à chegada de uma equipa de reanimação, tornando a comunidade parte integrante dessas equipas.
O curso “Suporte Básico de Vida para a Comunidade (SBV + DAE)” destina-se a todos os interessados em Suporte Básico de Vida, exceto os detentores de formação superior em Medicina e Enfermagem, e permite, através de um programa de formação bem definido, integrar a comunidade como um dos elos da cadeia de sobrevivência.
As aulas desta primeira edição estão agendadas para os dias 2, 9 e 16 de outubro, cada data correspondendo a uma fase distinta. As candidaturas acontecem também por fases, iniciando-se no dia 19 de agosto.
Mais informações aqui.