Você está em: Início » Notícias » FMUP colabora em exposição literária sobre Camilo Castelo Branco

Notícias gerais

FMUP colabora em exposição literária sobre Camilo Castelo Branco

alterar visualização

A viagem pelo «Porto Literário» pode ser visitada até 30 de setembro, no Experience Trindade

óculos

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) volta a associar-se ao espaço “Experience Trindade” para propor uma visita à exposição “Experience Porto Literário – Garrett, Camilo, Guerra Junqueiro e Agustina”.

Esta exposição apresenta uma nova perspetiva sobre quatro nomes incontornáveis da literatura portuguesa (Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Guerra Junqueiro e Agustina Bessa Luís), “que viveram e amaram a bela cidade portuense”.

Entre outras peças, estarão expostos uns óculos que pertenceram a Camilo Castelo Branco, que integram o espólio do Museu de História da Medicina da FMUP. Recorde-se que o autor de “Amor de Perdição” ingressou na Faculdade de Medicina (na altura denominada Escola Médico-Cirúrgica do Porto), em 1843, embora não tenha concluído o curso.

“O «Porto Literário» é uma achega para um roteiro-inventário de lugares, autores e livros, que, ao revelar ligações tangíveis entre a cidade e a sua literatura, é um guia para desvendar os mistérios da cidade e da sua vida”, escreve Luís Gomes, curador da coleção.

Os visitantes vão poder “repensar” o Porto e os seus escritores através da coleção de fotografias da autoria de Renato Cruz Santos, em colaboração com o jornal Público, patente até ao dia 30 de setembro.

Esta nova colaboração com a FMUP surge no seguimento da exposição sobre a história da Medicina na Invicta, a partir das caricaturas e desenhos de Abel Salazar, que decorreu entre abril e junho.

Mais informações no site do Experience Trindade – Porto.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-10-06 às 13:36:56
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital