A Direção da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) congratulou os quatro estudantes que se sagraram campeões internacionais de Simulação Clínica na competição SimUniversity.
Numa breve cerimónia, que decorreu na Sala dos Conselhos, a equipa constituída por Inês Lourenço, Filipe Pinto, Gustavo Mendes e Joana Chaves entregou o galardão conquistado em Praga à Direção da FMUP. Os restantes dois troféus obtidos durante a fase nacional e europeia foram também entregues, simbolicamente, ao Centro de Simulação da FMUP (SIMFMUP) e à Associação de Estudantes (AEFMUP).
Dirigindo-se aos estudantes e aos formadores Isabel Pereira e Pedro Cavaleiro, responsáveis pelo treino da equipa vencedora, Altamiro da Costa Pereira felicitou-os pela vitória alcançada e, sobretudo, pelo esforço a que se dedicaram durante esta jornada.
“Fico muito contente com este feito, ainda para mais quando foi a primeira vez que participamos nesta competição”, destacou o diretor da FMUP.
A diretora do SIMFMUP, que também marcou presença na entrega dos troféus, recordou o percurso de sucesso dos estudantes e treinadores, que começou a ser trilhado em outubro de 2023.
“Esta equipa demonstrou grandes competências técnicas, mas também que são ótimos estudantes e muito resilientes, portanto, estão no bom caminho para se tornarem profissionais de excelência”, sublinhou Cristina Granja.
Os estudantes premiados desejam agora que esta vitória “surpreendente” sirva de inspiração para futuros colegas aceitarem o desafio e “continuarem a mostrar a excelência da FMUP na área da simulação clínica”.