A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) assinou o Acordo de Transparência sobre Investigação Animal em Portugal, passando a fazer parte de um grupo destacado de faculdades, universidades e centros de investigação nacionais que visa promover a transparência e o diálogo sobre investigação envolvendo animais.
Como signatária deste Acordo, a FMUP manifesta o seu empenho e a sua transparência num leque de iniciativas inovadoras cujo objetivo é elevar os padrões do bem-estar animal e reduzir a sua utilização no contexto da investigação.
A adesão a este Acordo implica também, para esta Faculdade, o compromisso com a divulgação e a difusão junto do público em geral de informações relevantes relacionadas com a investigação animal.
Além disso, implica o desenvolvimento de atividades que promovam o esclarecimento da sociedade sobre o papel da investigação científica com animais, o que implica, por exemplo, comunicar os resultados de estudos realizados e os avanços alavancados no conhecimento em saúde.
Ao mesmo tempo que contribuem para a clarificação e consciencialização do público nestas questões, os signatários portugueses, entre os quais está agora a FMUP, reafirmam os seus esforços no sentido de demonstrar o cumprimento de todas as normas nacionais e europeus e dos princípios para proteger os animais.
O Acordo de Transparência sobre Investigação Animal em Portugal é um projeto colaborativo da Associação Europeia de Investigação Animal (EARA) e da Associação Portuguesa de Ciências de Animais de Laboratório (SPCAL).
A FMUP dispõe ainda de um órgão responsável pelo Bem-Estar dos Animais do Biotério Geral desta Faculdade (ORBEA-FMUP), criado com a finalidade de proteger os animais utilizados para fins científicos e/ou educativos.