Você está em: Início » Notícias » FMUP lança nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica

Notícias gerais

FMUP lança nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica

alterar visualização

Única no país, a nova licenciatura arranca já em setembro, em articulação com FCUP, FFUP, ISEP e ESEP

fachada CIM-FMUP

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai estrear, no ano letivo de 2024/2025, uma nova licenciatura que promete dar resposta às necessidades atuais e futuras da Saúde. O curso recebeu já a aprovação unânime da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e abrirá candidaturas este Verão.

Desenvolvida em conjunto com outras instituições da Academia, a Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB) pretende formar profissionais com um novo perfil e competências “híbridas” fundamentais para operar as necessárias mudanças de paradigma e ajudar a construir a saúde do futuro.

De acordo com o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, o objetivo é que estes profissionais sejam dotados de “conhecimentos sobre investigação e prestação de cuidados em saúde”, sendo “capazes de intervir em vários domínios da saúde digital e da inovação biomédica”.

“São essenciais profissionais capazes de fazer pontes entre a tecnologia e a saúde e com um novo perfil formativo. Só assim poderão fazer investigação, programação, consultadoria, gestão de projetos e implementação de inovação”, explica.

Os futuros licenciados deste novo curso da FMUP, que arranca no próximo mês de setembro com um corpo docente de elevada reputação, deverão contribuir para a resolução de problemas através da promoção de soluções criativas e inovadoras.

Estes profissionais deverão ter capacidade de integrar, gerir e liderar os processos de inovação e a transformação digital, em que a inteligência artificial e a bioinformática, a telemedicina e bioinformática terão um papel fundamental para a melhoria do acesso aos cuidados prestados, da sua qualidade e da sua eficiência.

Segundo a própria A3ES, responsável pela avaliação da qualidade dos cursos ministrados em Portugal, “esta oferta formativa além de pertinente e muito inovadora é de enorme qualidade e exigência. Os profissionais que irá formar serão um contributo ímpar para a estruturação da inovação biomédica”.

SauD InoB vai preparar profissionais com competências adequadas às novas exigências do setor da Saúde

Como explica o diretor da nova licenciatura e professor catedrático da FMUP, João Fonseca, “o plano curricular tem um tronco comum de dois anos, nos quais são abordados conteúdos de biologia humana, clínica e serviços de saúde, ciências de dados, informática médica e gestão. No terceiro ano, os estudantes poderão optar por um de quatro percursos especializados: Análise de Dados e Inteligência Artificial em Saúde; Investigação Biomédica e Bioinformática; Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde ou Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde”.

Para se candidatarem a uma das 40 vagas disponíveis, os estudantes terão de fazer as provas de ingresso requeridas (Biologia e Matemática) e a sua classificação terá de ser superior a 14 valores, sendo que os mais bem classificados terão prioridade no acesso, através do concurso geral de acesso. São esperados candidatos com apetência pelas áreas de estudo, empreendedorismo, curiosidade e vontade de inovar.

Estes novos profissionais deverão também adquirir competências práticas através da realização de estágios em instituições, empresas ou organizações de vários subsetores da saúde, que já se constituíram como parceiros desta Licenciatura.

Entre os cerca de 50 parceiros da Licenciatura estão, por exemplo, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o IPO-Porto, a ULS de Matosinhos, a ULS do Nordeste, a Direção Executiva do SNS, a CUF, a Luz Saúde, o INFARMED, a Associação Nacional de Farmácias, o Health Cluster Portugal, a Siemens, a Unilabs, a AstraZeneca, a IQVIA, a FairJourney Biologics, a Glintt e a VirtualCare.

Após a Licenciatura, os novos profissionais poderão desenvolver a sua atividade em instituições de prestação de cuidados de saúde (hospitais, unidades locais de saúde) públicas, privadas e do setor social, empresas farmacêuticas ou de dispositivos médicos, empresas de biotecnologia, informática ou consultadoria, laboratórios de investigação, instituições do ensino superior e universidades, organizações públicas nacionais, europeias ou internacionais.

Além de fazerem parte da primeira edição de um curso inédito da FMUP, os futuros estudantes terão ainda a possibilidade de ganhar bolsas para pagamento das propinas. As condições de atribuição destas bolsas serão conhecidas oportunamente.

Sediado na FMUP, o novo curso é promovido em articulação com as Faculdades de Ciências (FCUP) e de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto e tem a colaboração do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), bem como de três Laboratórios Associados do perímetro da Universidade do Porto – INESC TEC, i3S e RiSE.

Outras Informações

A nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».

Mais informações sobre a nova licenciatura aqui e  na área de Ensino do site da FMUP . Informações sobre candidaturas disponíveis em breve no site da Direção-Geral do Ensino Superior.

Brochura da Nova Licenciatura - SauD InoB

Barra de financiamento PRR_Nova Licenciatura

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-10-06 às 13:37:21