Psicologia e Comunicação Clínica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia Clínica |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- identificar a relação que existe entre Psicologia e Medicina Dentária;
- conhecer os principais sistemas comportamentais;
- conhecer e caracterizar as principais etapas do desenvolvimento humano;
- compreender os modelos de stress
- identificar e compreender as situações de ansiedade e medo dos utentes
- ser capaz de responder adequadamente às situações de ansiedade dos utentes –
- compreender os princípios gerais da comunicação verbal e não verbal
- ser capaz de comunicar eficazmente com os pacientes de diferentes idades, condições e contextos.
Resultados de aprendizagem e competências
- identificar a relação que existe entre Psicologia e Medicina Dentária;
- conhecer os principais sistemas comportamentais;
- conhecer e caracterizar as principais etapas do desenvolvimento humano;
- compreender os modelos de stress
- identificar e compreender as situações de ansiedade e medo dos utentes
- ser capaz de responder adequadamente às situações de ansiedade dos utentes –
- compreender os princípios gerais da comunicação verbal e não verbal
- ser capaz de comunicar eficazmente com os pacientes de diferentes idades, condições e contextos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 - Introdução à Psicologia como estudo do Comportamento Humano
1.1. Relação da Psicologia com a Medicina Dentária
2 - Sistemas comportamentais
2.1. Aprendizagem
2.2. Inteligência e memoria
2.3. Emoção e Personalidade
2.4. Crenças individuais e cultura na saúde oral
3 - O desenvolvimento Humano
3.1. Perspectiva ecológica dodesenvolvimento humano
3.2. As principais etapas do desenvolvimento humano
4 - Psicologia Aplicada à Medicina dentária
4.1 Caracteristicas individuais dos pacientes
a) Modelos de stress e respostas dos pacientes em contexto clinico
b) Ansiedade e medo relacionado em Medicina Dentária
5 Comunicação Humana
5.1 A relação médico-paciente
a) Os estilos de comunicação
b) A comunicação não-verbal e verbal
c) Competências de Comunicação em Contextos Médicos
Bibliografia Obrigatória
Alonso, P., León, A., & Sánchez, J.; Psicología Médica, McGraw-Hill Interamericana, Madrid, 1996
Ayer, William; Psychology And Dentistry: Mental Health Aspects of Patients Care, The Haworths Press, NY, 2005. ISBN: 13: 978-0789022
Broadbent, J. M., Thomson, W. M., & Poulton, R.; Oral Health Beliefs in Adolescence and Oral Health in Young Adulthood, Journal of Dental Research, 85(4), 339-343, 2006
Joseph A. DeVito;
The^interpersonal communication book. ISBN: 978-0-205-62570-3
Samuel F. Dworkin,;
Behavioral science and dental practice. ISBN: 0-8016-1484-8
Henri Gleitman;
Psicologia. ISBN: 978-972-31-1059-3
Humphris, G. Ling M.; Behavioral Sciences for Dentistry, Churchill Livingston, 2000. ISBN: 10: 0443051909 | 13: 9780443051906
David I. Mostofsky;
Behavioral dentistry. ISBN: 978-0-8138-1273-7
Papalia, D. E., Feldman, R. D., & Olds, S. W.; A Child's World: Infancy Through Adolescence, McGraw-Hill, 2007
Jonathan Silverman;
Skills for communicating with patients. ISBN: 978-1-85775-640-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas com exposição e discussão dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas com realização de atividades práticas como debates e trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Exame |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
10,00 |
| Frequência das aulas |
40,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final com teste escrito e avaliação de trabalhos de grupo.