| Código: | MIMD030103 | Sigla: | PODO I |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina Dentária |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 4 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 | 3 | - | 8 | 126 | 216 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Inês Sansonetty Gonçalves Côrte-Real | Regente |
| Teórica: | 1,50 |
| Teorico-Prática: | 3,50 |
| Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 1,50 |
| João Carlos Antunes Sampaio Fernandes | 0,00 | ||
| Susana João Cunha de Oliveira | 0,00 | ||
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,50 |
| José Carlos Reis Campos | 0,00 | ||
| César Fernando Coelho Leal da Silva | 0,00 | ||
| Inês Sansonetty Gonçalves Côrte-Real | 0,00 | ||
| Susana João Cunha de Oliveira | 0,00 | ||
| Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 2,00 |
| Susana João Cunha de Oliveira | 0,00 | ||
| César Fernando Coelho Leal da Silva | 0,00 | ||
| José Carlos Reis Campos | 0,00 |
A unidade curricular de PROSTODONTIA, OCLUSÃO E DOR OROFACIAL I tem como principal propósito a iniciação do estudante na área da prostodontia, abordando, para esse efeito, conteúdos relativos à prótese fixa, prótese removível, oclusão e materiais. Como tal, nesta unidade curricular incluem-se os seguintes objetivos:
- Compreender conceitos e terminologias, e, etapas da reabilitação fixa em casos simples. Demonstrar conhecimento dos procedimentos laboratoriais, materiais e novas tecnologias para a confeção de incrustações, coroas e pontes de pequena extensão. Praticar, na pré-clínica, a realização de preparações dentárias e restaurações provisórias.
- Adquirir conhecimentos e competências para a reabilitação do paciente parcialmente desdentado com prótese removível. Compreender os passos laboratoriais para a manufatura de prótese esquelética.
- Adquirir conhecimentos e competências para o correto diagnóstico do doente com distúrbio temporomandibular, distúrbios do sono e/ou bruxismo. Adquirir conhecimentos e competências para a correta elaboração de um exame clínico no doente com bruxismo e/ou distúrbio temporomandibular. Compreender as técnicas laboratoriais envolvidas no registo com arco facial e montagem de modelos em articulador semi-ajustável, bem como conceitos fundamentais de oclusão clínica.
- Adquirir capacidades de manuseamento de materiais utilizados no tratamento reabilitador.
A aprendizagem nesta unidade curricular deverá capacitar os estudantes a:
- Compreender as etapas da reabilitação fixa em casos simples, e as suas possíveis variações; Opções protéticas fixas; Princípios gerais de coroas e pontes, sobre dentes/ implantes; Preparação dentária para coroas cerâmicas posteriores; Restaurações provisórias pela técnica da pré-impressão.
- Planear e desenhar uma prótese parcial removível; Classificação dos arcos parcialmente desdentados; Biomecânica da PPR; Componentes e princípios do desenho da PPR; Análise de modelos em paralelómetro; Moldeiras individuais; Técnica laboratorial da prótese esquelética.
- Diagnosticar as patologias e compreender a Anatomofisiologia do CCCM; Articulação Temporomandibular; Fisiopatologia oclusal; Relações intermaxilares; Cinemática mandibular; Bruxismo e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono; Distúrbios Temporomandibulares: etiologia e diagnóstico; Protocolo de montagem de articulador semi-ajustável.
- Utilizar e manusear os materiais utilizados em prostodontia e oclusão, nomeadamente: gessos, alginatos e silicones.
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular encontram-se subdivididos da seguinte forma:
- Opções protéticas fixas; Princípios gerais de coroas e pontes, sobre dentes/ implantes; Preparação dentária – coroas cerâmicas posteriores; restaurações provisórias – técnica pré-impressão.
- Classificação dos arcos parcialmente desdentados. Biomecânica da PPR. Componentes e princípios do desenho da PPR. Análise de modelos em paralelómetro. Moldeiras individuais. Técnica laboratorial da prótese esquelética.
- Anatomofisiologia do CCCM; Articulação Temporomandibular; Fisiopatologia oclusal; Relações intermaxilares; cinemática mandibular; bruxismo e síndrome de apneia obstrutiva do sono; distúrbios temporomandibulares: etiologia e diagnóstico; protocolo de montagem de articulador semi-ajustável.
- Materiais utilizados em prostodontia e oclusão, nomeadamente: gessos, alginatos e silicones.
- Aulas Teóricas (T), Teórico-Práticas (TP) e Práticas Laboratoriais (PL);
- Demonstração de técnicas pelo docente e/ou técnico de prótese (por meio de vídeos e discussão de conhecimentos);
- Treino prático de preparações dentárias, em modelos, e realização de restaurações provisórias, sob supervisão direta;
- Desenvolvimento de competências no planeamento de PPR Co-Cr;
- Realização individual de moldeiras individuais;
- Realização individual de placas de registo intermaxilar para PPR;
- Análise de modelos em paralelómetro;
- Manipulação de materiais;
Avaliação distribuída, sem exame final, composta por teste teórico, provas práticas e avaliação de competências através da metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Examination).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas teórico-práticas (TP) e práticas laboratoriais (PL). Apresentação/Entrega dos trabalhos solicitados pelo docente (pré-condição mínima para avaliação distribuída e para acesso ao exame final).
ASSIDUIDADE:
AULAS TP e PL - Registo pelo docente e/ou sistema informático.
Fórmula de cálculo da Classificação final:
- Avaliação prática presencial - 50% (inclui entrega de trabalhos e/ou realização de um teste prático presencial, dependendo do conteúdo programático em questão).
- Quatro testes teóricos presenciais - 50%.
Critérios de Aprovação
- A obtenção de classificação inferior a 9,50 valores na avaliação prática presencial ou nos testes teóricos implica reprovação à UC. Na avaliação prática a nota mínima de cada trabalho é de 8,00 valores e a média dos trabalhos não pode ser inferior a 9,5 valores. No teste prático a nota mínima é de 9,5 valores.
Casos Especiais:
- A obtenção de classificação igual ou superior a 17 valores implica a realização obrigatória de exame oral. Caso esse exame não seja realizado, a classificação será ajustada para 16.
- A realização de um trabalho científico voluntário, em grupo de 1 a 3 estudantes, pode ser considerada para ponderar 10% na classificação da avaliação prática.
Época de Recurso e Outras Avaliações
As avaliações em época de recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem teste teórico e/ou exame oral e teste prático pré-clínico.