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Prostodontia, Oclusão e Dor Orofacial I

Código: MIMD030103     Sigla: PODO I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2025/2026 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 4 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 3 - 8 126 216

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Sansonetty Gonçalves Côrte-Real Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

A unidade curricular de PROSTODONTIA, OCLUSÃO E DOR OROFACIAL I tem como principal propósito a iniciação do estudante na área da prostodontia, abordando, para esse efeito, conteúdos relativos à prótese fixa, prótese removível, oclusão e materiais. Como tal, nesta unidade curricular incluem-se os seguintes objetivos:

 - Compreender conceitos e terminologias, e, etapas da reabilitação fixa em casos simples. Demonstrar conhecimento dos procedimentos laboratoriais, materiais e novas tecnologias para a confeção de incrustações, coroas e pontes de pequena extensão. Praticar, na pré-clínica, a realização de preparações dentárias e restaurações provisórias.

 - Adquirir conhecimentos e competências para a reabilitação do paciente parcialmente desdentado com prótese removível. Compreender os passos laboratoriais para a manufatura de prótese esquelética.

Adquirir conhecimentos e competências para o correto diagnóstico do doente com distúrbio temporomandibular, distúrbios do sono e/ou bruxismo. Adquirir conhecimentos e competências para a correta elaboração de um exame clínico no doente com bruxismo e/ou distúrbio temporomandibular. Compreender as técnicas laboratoriais envolvidas no registo com arco facial e montagem de modelos em articulador semi-ajustável, bem como conceitos fundamentais de oclusão clínica.

-  Adquirir capacidades de manuseamento de materiais utilizados no tratamento reabilitador.

Resultados de aprendizagem e competências

A aprendizagem nesta unidade curricular deverá capacitar os estudantes a:

- Compreender as etapas da reabilitação fixa em casos simples, e as suas possíveis variações; Opções protéticas fixas; Princípios gerais de coroas e pontes, sobre dentes/ implantes; Preparação dentária para coroas cerâmicas posteriores; Restaurações provisórias pela técnica da pré-impressão.

- Planear e desenhar uma prótese parcial removível; Classificação dos arcos parcialmente desdentados; Biomecânica da PPR; Componentes e princípios do desenho da PPR; Análise de modelos em paralelómetro; Moldeiras individuais; Técnica laboratorial da prótese esquelética.

- Diagnosticar as patologias e compreender a Anatomofisiologia do CCCM; Articulação Temporomandibular; Fisiopatologia oclusal; Relações intermaxilares; Cinemática mandibular; Bruxismo e Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono; Distúrbios Temporomandibulares: etiologia e diagnóstico; Protocolo de montagem de articulador semi-ajustável.

- Utilizar e manusear os materiais utilizados em prostodontia e oclusão, nomeadamente: gessos, alginatos e silicones.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular encontram-se subdivididos da seguinte forma:

- Opções protéticas fixas; Princípios gerais de coroas e pontes, sobre dentes/ implantes; Preparação dentária – coroas cerâmicas posteriores; restaurações provisórias – técnica pré-impressão.

- Classificação dos arcos parcialmente desdentados. Biomecânica da PPR. Componentes e princípios do desenho da PPR. Análise de modelos em paralelómetro. Moldeiras individuais. Técnica laboratorial da prótese esquelética.

- Anatomofisiologia do CCCM; Articulação Temporomandibular; Fisiopatologia oclusal; Relações intermaxilares; cinemática mandibular; bruxismo e síndrome de apneia obstrutiva do sono; distúrbios temporomandibulares: etiologia e diagnóstico; protocolo de montagem de articulador semi-ajustável.

- Materiais utilizados em prostodontia e oclusão, nomeadamente: gessos, alginatos e silicones.

Bibliografia Obrigatória

Herbert T. Shillingburg Jr.; Fundamentals of fixed prosthodontics. ISBN: 0-931386-50-0
Stephen F. Rosenstiel,; Contemporary fixed prosthodontics. ISBN: 0-8016-4172-1
Glen P. McGivney; McCracken.s removable partial prosthodontics. ISBN: 0-8016-7964-8
Davenport JC, Basker RM, Heath JR, Ralph JP, Glantz PO, Hammond P; ; A Clinical Guide to Removable Partial Dentures Design, BDA,2000
George Graber; Atlas prótesis parcial. ISBN: 84-345-2717-0
Dawson Peter E.; Functional Occlusion.. ISBN: 0-323-03371-7/124.74
Jeffrey P. Okeson,; Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1
Daniel M. Laskin; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas Teóricas (T), Teórico-Práticas (TP) e Práticas Laboratoriais (PL);

- Demonstração de técnicas pelo docente e/ou técnico de prótese (por meio de vídeos e discussão de conhecimentos);

- Treino prático de preparações dentárias, em modelos, e realização de restaurações provisórias, sob supervisão direta;

- Desenvolvimento de competências no planeamento de PPR Co-Cr;

- Realização individual de moldeiras individuais;

- Realização individual de placas de registo intermaxilar para PPR;

- Análise de modelos em paralelómetro;

- Manipulação de materiais;


Avaliação distribuída, sem exame final, composta por teste teórico, provas práticas e avaliação de competências através da metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Examination).

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Obtenção de frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas teórico-práticas (TP) e práticas laboratoriais (PL). Apresentação/Entrega dos trabalhos solicitados pelo docente (pré-condição mínima para avaliação distribuída e para acesso ao exame final).


ASSIDUIDADE:

AULAS TP e PL - Registo pelo docente e/ou sistema informático.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da Classificação final:

- Avaliação prática presencial - 50% (inclui entrega de trabalhos e/ou realização de um teste prático presencial, dependendo do conteúdo programático em questão).

- Quatro testes teóricos presenciais - 50%.

Critérios de Aprovação

- A obtenção de classificação inferior a 9,50 valores na avaliação prática presencial ou nos testes teóricos implica reprovação à UC. Na avaliação prática a nota mínima de cada trabalho é de 8,00 valores e a média dos trabalhos não pode ser inferior a 9,5 valores. No teste prático a nota mínima é de 9,5 valores.

 

Casos Especiais:

-      A obtenção de classificação igual ou superior a 17 valores implica a realização obrigatória de exame oral. Caso esse exame não seja realizado, a classificação será ajustada para 16.

-      A realização de um trabalho científico voluntário, em grupo de 1 a 3 estudantes, pode ser considerada para ponderar 10% na classificação da avaliação prática.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Época de Recurso e Outras Avaliações

As avaliações em época de recurso, melhoria de nota e extraordinária incluem teste teórico e/ou exame oral e teste prático pré-clínico.

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