Tratamentos específicos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciencias Dentárias |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S (edição n.º 1) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objectivos gerais da Unidade Curricular de Tratamentos Específicos do Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Desenvolver os conhecimentos em temas relacionados com a desprogramação neuro-muscular e goteiras em relação cêntrica;
- Assegurar a competência na interpretação de ressonâncias magnéticas da ATM, de TAC e CBCT da ATM;
- Conhecer as particularidades da evolução da doença degenerativa articular e do diagnóstico diferencial da DTM;
- Saber os procedimentos de axiografia.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante:
- Tenha desenvolvido os conhecimentos em temas relacionados com a desprogramação neuro-muscular e goteiras em relação cêntrica;
- Demonstre competências na interpretação de ressonâncias magnéticas da ATM, de TAC e CBCT da ATM;
- Saiba os procedimentos de axiografia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Desprogramação neuro-muscular – indicações e objectivos
- Considerações clínicas e procedimentos laboratoriais sobre o tratamento com goteiras em relação cêntrica
- Interpretação de ressonâncias magnéticas da ATM
- Interpretação de TAC e CBCT da ATM
- Evolução da doença degenerativa articular
- Diagnóstico diferencial da DTM
- Axiografia
Bibliografia Obrigatória
Maria Joao Ponces;
Diagnóstico cefalométrico em relaçao centrica
Eugénio Joaquim Pereira Martins;
Análise Comparativa da Posição Condilar Através da Tomografia Computorizada de Feixe Cónico e d
Maria João Feio Ponces Ramalhão;
Descolamento condilar nos tipos faciais hiperdivergentes
Roth MR; Temporomandibular pain-dysfunction and oclusal relationships, Angle Orthodontist 1973;43:136-153.
Moles R; Treating TMJ in the orthodontic office, Clinical Impressions 1994;3(3):8-10.
Perrin JP, Mercier J, Huet P, Corre P; Les fractures du condyle mandibulaire chez l’enfant. , - Rev Orthop Dento Faciale 2005;39:85-108.
Observações Bibliográficas
Serão disponibilizados aos estudantes os artigos mais importantes e mais recentes relacionados com o programa desta UC
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas presenciais práticas laboratoriais (81 PL)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Exame |
70,00 |
| Trabalho laboratorial |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
135,00 |
| Trabalho laboratorial |
81,00 |
| Total: |
216,00 |
Obtenção de frequência
Considera-se aprovado na unidade curricular o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade x 10% + Trabalho Laboratorial x 20% + Exame final 70%
O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.