Especialidades Médicas II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os médicos dentistas têm a obrigação de contribuir para a promoção global da saúde dos seus utentes e de serem capazes de colaborar com outros profissionais de saúde, de modo a integrar harmoniosamente todos os cuidados de saúde prestados.
Acresce, ainda, a necessidade de serem capazes de lidar com uma emergência médica num consultório dentário.
São objectivos desta Unidade Curricular a aquisicção de conhecimentos:
1. Na interpretação de exames auxiliares de diagnóstico;
2. Na fisiopatologia e gestão de patologia das áreas de nefrologia, gastrenterologia, endocrinologia, infecciologia, hematologia clínica, neurologia, oncologia, obstetrícia, imunologia e transplantação, saúde mental e geriatria, e suas interacções com a medicina dentária;
3. Na gestão de emergências médicas.
Resultados de aprendizagem e competências
São competências a adquirir nesta Unidade Curricular:
1. O desenvolvimento de um ambiente seguro de trabalho, baseado na avaliação do risco e na promoção da segurança e saúde dos seus utentes;
2. A capacidade de recolha e de registo da história clínica completa do seu utente, particularmente das componentes médicas, a realização de um exame físico, a interpretação dos achados e a capacidade de direccionar a investigação clínica;
3. A capacidade de individualização do tratamento em função da idade, estado geral e das comorbilidades dos seus utentes;
4. A compreensão da relevância das patologias abordadas, as implicações na medicina dentária da existência de doença sistémica e dos seus tratamentos;
5. A capacidade de actuar perante uma emergência médica que ocorra no consultório.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aulas teóricas
Aula 1 – Interpretação dos exames auxiliares de diagnóstico
Aula 2 – Gestão do doente com doença renal crónica
Aula 3 – Gestão do doente com doença inflamatória intestinal
Aula 4 – Patologia do eixo hipotálamo-hipofisário
Aula 5 – O doente com VIH, herpes ou com hepatite vírica
Aula 6 – Patologia do eritrócito
Aula 7 – Patologia plaquetária
Aula 8 – Doença neurológica – o que é importante?
Aula 9 – O doente oncológico
Aula 10 – A doente grávida
Aula 11 – O doente transplantado e interacções com drogas imunossupressoras
Aula 12 – Imunoalergologia
Aula 13 – Saúde mental
Aula 14 – O doente geriátrico ou com necessidades especiais
Aulas teórico-práticas
Discussão de casos clínicos dos temas abordados nas aulas teóricas – 13 aulas
Revisão/ dúvidas – 1 aula
- Doença renal crónica
- Icterícia
- Hipotiroidismo
- Falência supra-renal
- Infeção vírica – adenovírus, vírus Influenza, Coronavírus
- Convulsões
- Doente com AVC
- Síndrome demencial
- Doente com cancro em tratamento
- Aspiração de corpo estranho
- Anafilaxia
- Doente transplantado
Bibliografia Obrigatória
Crispian Scully; Scully's Medical Problems in Dentistry, 7th Edition, 2014
Bates; Bates' Guide to Physical Examination and History Taking, 12th edition, 2016
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino englobam:
1. Aulas teóricas
2. Aulas teorico-práticas
3. Apresentação de "portfolios"
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
36,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamento existente na unidade orgânica.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Avaliação contínua (25% da avaliação final)
- Portfolio (25% da avaliação final)
- Exame final: Teste de escolha múltipla – 60 perguntas para 90 minutos (50% da avaliação final) - Nota mínima 9,5 valores
Os estudantes com estatuto trabalhador-estudante, a avaliação final será calculada da seguinte forma:
Portfolio (50% da avaliação final)
Exame final: Teste de escolha múltipla – 60 perguntas para 90 minutos (50% da avaliação final) - Nota mínima 9,5 valores
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame oral.
Melhoria de classificação
Exame escrito.