Especialidades Médicas I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A saúde oral é fundamental para a saúde global de cada doente e tal como nas restantes áreas médicas também na medicina dentária é fundamental uma abordagem holística do doente considerando a sua condição biopsicossocial, outras patologias que o mesmo apresente, a medicação habitual e eventuais alergias, que permitam eleger a abordagem terapêutica mais adequada ao individuo.
A UC de Especialidades médicas I tem como objetivos gerais para os seus discentes:
- A aquisição de posturas e atributos indispensáveis ao desempenho da profissão e ao estabelecimento de uma adequada relação médico-doente;
- O saber estratificar o doente em grupos de risco e eleger mediante esse risco o local e o tratamento mais adequados, de acordo com os dados colhidos na anamnese
- O saber reconhecer os principais sintomas e sinais das patologias abordadas e as implicações para o exercício da medicina dentária nomeadamente o reconhecimento da necessidade de referenciação
- O saber atuar nas situações clínicas urgentes mais comuns no âmbito da medicina dentária.
Resultados de aprendizagem e competências
Nesta Unidade Curricular espera-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:
- A capacidade de recolha e de registo da história clínica completa do seu utente;
- A compreensão da relevância das patologias abordadas e as implicações na medicina dentária da existência de doença sistémica e dos seus tratamentos;
- A capacidade de individualização do tratamento em função das patologias do doente, da sua medicação habitual e de eventuais alergias;
- A capacidade de atuar perante uma emergência médica que ocorra no consultório.
- Conhecimento das manifestações clínicas mais comuns de patologias crónicas como:
* a insuficiência cardíaca, as disritmias e a sincope
* doença respiratória
* doença hepática
* doença renal
* diabetes mellitus
- Conhecimento de quando e como fazer profilaxia antibiótica
- Conhecimento das alterações da hemostase e da gestão do doente hipocoagulado
- Capacidade de diagnóstico e abordagem terapêutica das principais patologias da orofaringe
- Conhecimento das principais patologias do foro maxilo-facial
- Conhecimento do metabolismo das drogas mais frequentemente usadas na prática da medicina dentária, a sua toxicidade, interações medicamentosas e necessidade de ajuste posológico
- Capacidade de gestão de emergências médicas
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de anatomia e fisiologia humanas
Programa
Aulas teóricasAula 1 – Abordagem biopsicossocial do doente. Entrevista clínica. Comunicação. Sinais e sintomas de doença
Aula 2 – O doente com insuficiência cardíaca
Aula 3 – Disrritmias e Síncope
Aula 4 – Manifestações comuns das doença respiratórias crónicas
Aula 5 – Saúde oral e relação com doença cardíaca e pulmonar. Profilaxia antibiótica: quando e como fazer
Aula 6 – Doenças da orofaringe
Aula 7 - Alterações da hemóstase
Aula 8 - Gestão do doente hipocoagulado
Aula 9 - Diabetes mellitus
Aula 10 – Doença hepática crónica: manifestações clínicas
Aula 11 – Doença renal crónica, nefrotoxicidade e ajuste de drogas
Aula 12 – Polimedicação e interações medicamentosas
Aula 13 – Patologia maxilo-facial I
Aula 14 - Patologia maxilo-facial II
Aulas teórico-práticas1. Entrevista clínica – role playing
2. Exame físico: parâmetros vitais (estação de treino no Centro Biomédico de Simulação)
3. Discussão de casos clínicos dos temas abordados nas aulas teóricas:
* Insuficiência cardíaca descompensada
* Asma
* Endocardite
* Dor torácica
* Abuso de AINE’s
* Hipoglicemia
* Doente hipocoagulado e Hemorragia
* Síncope
* Alcoolismo e pneumonia de aspiração
* Crise hipertensiva
* Valvulopatia
Bibliografia Obrigatória
Crispian Scully; Scully's Medical Problems in Dentistry, 2014 (7th Edition)
Lynn S. Bickley; Bates' Guide to Physical Examination and History Taking, 2016. ISBN: 978-1469893419 (12th Edition)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Curso teórico: aulas teóricas plenárias com duração de 50 minutos/semana. Abordagem dos conteúdos acima identificados
Curso teórico-prático: aulas teórico-práticas (2h/semana) com bancas práticas e discussão de casos clínicos
Portfólio: realização de 2 trabalhos sobre temáticas relevantes para a prática profissional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
36,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamento existente na unidade orgânica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final (escala 0-20)- Avaliação contínua (25% da avaliação final)
- Portfolio (25% da avaliação final)
- Exame final: Teste de escolha múltipla – 60 perguntas para 90 minutos (50% da avaliação final)
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação do exame final será realizada no teste escrito que ocorra nas duas épocas seguintes, como previsto no regulamento da UP.