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Fisiologia I

Código: MIMD020101     Sigla: FISIO I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 71 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 2 - 5 72 135
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 2 - 5 72 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos comuns a Fisiologia I e II, UCs complementares. O estudante deve familiarizar-se com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas, através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia. Deve perceber as diferenças e complementaridade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino, com uma abordagem especial deste último.

Resultados de aprendizagem e competências

A abordagem dos grandes sistemas fisiológicos no Homem, com fortes interações entre eles, demonstra aos estudantes de forma bem clara a importância da homeostasia. A forte aposta em aulas práticas de simulação em computador e de simulação em simulador médico (robot Simman 3G ex: sinais vitais...) do funcionamento dos grandes sistemas, com o estudante a introduzir os valores das variáveis do sistema e a inferir as suas consequências no organismo como um todo parece-nos uma forma versátil de simular as condições reais do indivíduo saudável e de prever a disfunção/doença quando essas variáveis ultrapassam determinados limites. O aluno também irá aprender a avaliar variáveis reais (sinais vitais, ECG, espirometria, função renal, Eq. ácido-base...).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Biologia celular e molecular, Anatomia sistemática, Histologia e Embriologia, Bioquímica...

Programa


Introdução: a homeostasia, bases gerais e celulares da fisiologia médica; mecanismos de transporte celular; integração dos sistemas de transporte a nível celular, tecido e órgão; transdução de sinal; eletrofisiologia e potencial de membrana; fisiologia do músculo esquelético, cardíaco e liso.


Fisiologia Cardiovascular: o coração como bomba; princípios de hemodinâmica; origem do batimento cardíaco e atividade elétrica do coração; dinâmica do fluxo sanguíneo e linfático; mecanismos reguladores cardiovasculares; débito cardíaco e retorno venoso; regulação do sistema arterial e venoso; circulação através de regiões especiais; regulação da pressão arterial a curto prazo; homeostasia cardiovascular na saúde e na doença; doenças cardiovasculares.


Fisiologia Renal: organização do sistema renal; estrutura e função do Rim; filtração glomerular; reabsorção e secreção renal; formação e excreção de urina; a creatinina e a ureia; regulação da composição e do volume do fluido extracelular; controlo da excreção e homeostasia da água, do sódio, do potássio, do magnésio e do fósforo; sistema renina-angiotensina-aldosterona; regulação da pressão arterial a longo prazo; homeostasia renal na saúde e na doença; doenças renais e diuréticos.


Fisiologia Respiratória: ventilação pulmonar; princípios físicos das trocas gasosas; difusão de O2 e CO2 através da membrana respiratória; transporte de O2 e CO2; volumes respiratórios; acoplamento ventilação-perfusão pulmonar; regulação nervosa da respiração; homeostasia respiratória na saúde e na doença; doenças respiratórias.


Regulação do Equilíbrio Ácido-Base: importância da manutenção do pH, CO2 e HCO3- sanguíneo; função reguladora dos sistemas tampão, pulmão e rim; acidose ou alcalose, respiratória ou metabólica; mecanismos compensatórios.
A inclusão dos 3 principais sistemas (cardiovascular, renal e respiratório) nesta UC visa permitir ao estudante uma abordagem sequencial e temporalmente coesa dos principais mecanismos característicos de cada sistema e dos seus efeitos nos outros sistemas. Aquando da abordagem de um dado sistema, o estudante é sistematicamente estimulado a rever o modo de ação dos outros sistemas de forma a interiorizar o conceito de homeostasia e de interdependência multi-sistémica. A regulação dos sistemas e os seus ajustes na saúde e na doença capacitarão o estudante para uma compreensão das patologias. Exemplos de algumas patologias e relação com a Medicina Dentária.


Aspetos fisiológicos do envelhecimento nomeadamente do Sistema Cardiovascular, Renal e Respiratório.


Bibliografia Obrigatória

Hall, John E.; Guyton and Hall Textbook of medical physiology, 13th ed. John E. Hall, Elsevier Saunders, 2016. ISBN: 978-1-4160-4574-8
Robert M. Berne; Physiology. ISBN: 0-3230-3390-3
D.B. Ferguson; Physiology for dental students. ISBN: 0-7236-0725-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas magistrais são a forma mais exequível de transmitir a muitos estudantes as características e mecanismos de funcionamento dos grandes sistemas fisiológicos. Nas aulas teórico-práticas mais que a enumeração descritiva do modo de funcionamento será tentado estimular o estudo aprofundado destes temas ao realçar as particularidades e interações entre sistemas utilizando casos clínicos e perguntas. Nas aulas práticas os estudantes funcionam em grupos de 2-3 de forma a estimular a discussão dos temas e a trabalhar em equipa. Ao longo da UC e em paralelo com a abordagem teórica são levados a simular, em computador ou em simulador médico (robot Simman 3G), as variações dos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos vários sistemas, comparando os resultados obtidos com as previsões feitas com base nos conhecimentos teóricos. No final de cada aula prática, os estudantes respondem individualmente a um pequeno questionário sobre o que se passou na aula de forma a avaliar a participação e grau de aprendizagem. Em paralelo (decorre ao longo do semestre) cada grupo de estudantes prepara a apresentação de um tema de um assunto complementar às matérias abordadas nas aulas teóricas e pretende treinar e avaliar as capacidades de elaboração e apresentação oral, cimentando conhecimentos e estimulando a sua transmissão. Com este tipo de avaliação (oral) pretende-se também oferecer um leque variado de métodos de avaliação, para além das QEM e das questões de resposta curta.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 15,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 56,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 16,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica. São admitidos a exame os alunos que obtiverem aprovação no componente prático. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita pelo somatório da nota obtida no componente prático (5 valores) e pela nota obtida no exame teórico (15 valores). Na Avaliação Teórica o aluno pode optar pela realização de frequências (2) ou pelo exame final. A 1ª frequência realiza-se durante a semana intercalar e a 2ª frequência é coincidente com o exame final da época normal. São dispensados de avaliação em exame final da matéria da 1ª frequência os estudantes que obtiverem pelo menos 40% da nota máxima da referida frequência. O exame final (ou frequências) consiste num teste de escolha múltipla. São aprovados os alunos que no exame teórico (ou no somatório das duas frequências) obtiverem nota igual ou superior a 7,5/15. É condição de admissão a exame a aprovação no componente prático. A Avaliação Prática é feita pelo somatório dos mini-testes teórico-práticos (3 valores) e a apresentação (~25 slides, 20 minutos) de um trabalho prático (2 valores). São aprovados no componente prático os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 1,5/3 valores nos testes teórico-práticos, 3/4 de presenças nas aulas práticas e apresentação do trabalho prático. Os mini-testes teórico-práticos são realizados no fim de cada aula prática no ICBAS. Serão selecionadas as melhores apresentações do trabalho prático e apresentadas nas últimas aulas teóricas para todos os alunos (adicionando-se 0,5 valores à nota final). Estas apresentações selecionadas serão alvo de perguntas para a 2ª frequência e exame. A presença nas aulas teóricas e teórico-práticas (3ª e 4ª feira) será valorizada com uma bonificação (100% das aulas teóricas será 1 valor; 90% será 0,9 valores; 80% será 0,8 valores...). O exame de recurso engloba toda a matéria.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação oral.

Melhoria de classificação

Exame.
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