Oclusão, ATM e dor orofacial em prostodontia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular são:
- Tornar os estudantes competentes no domínio dos conceitos teóricos relativamente a oclusão e articulação temporomandibular, aplicando-os na sua prática clínica.
- Preparar os estudantes para o diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temproomandibulares.
- Permitir aos estudantes entender a importância das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular no planeamento dos casos de prostodontia.
- Preparar os estudantes para um correto diagnóstico de patologias da articulação temporomandibular fundamentais para o correto planeamento e tratamento dos distúrbios temporomandibulares e reabilitação oral.
- Capacitar os estudantes para efetuar um correto exame clínico, percebendo a importância da cinemática mandibular no diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares.
- Tornar os estudantes competentes na utilização do Sistema PROTAR como meio auxiliar de diagnóstico.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes que obtenham aprovação à Unidade curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial em Prostodontia I, devem ser capazes de:
- Compreender a importância do complexo cranio-cervico-mandibular no diagnóstico, planeamento e tratamento dos doentes;
- identificar e compreender os distúrbios temporomandibulares, síndromes orofaciais e parafunções orofaciais;
- realizar um correto exame clínico da articulação temporomandibular e estrutas anexas;
- Planear os casos de reabilitação oral recorrendo ao Sistema PROTAR.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Anatomia e Fisiologia da Articulação temporomandibular e estruturas anexas.
Síndromes Orofaciais.
Parafunções Orofaciais.
Distúrbios Temporomandibulares.
Bruxismo e suas implicações na reabilitação oral.
Fisiopatologia oclusal.
Esquemas oclusais.
Estudo da biomecânica mandibular.
Sistema PROTAR e ARCUS DIGMA.
Bibliografia Obrigatória
Okeson Jeffrey P.;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Dawson Peter E.;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Laskin Daniel M. 340;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Sobotta, Johannes 1869-1945;
Sobotta. ISBN: 3-437-41940-4
Netter Frank H.;
Atlas of human anatomy. ISBN: 1-929007-11-6
Manfredini Daniele;
Current concepts on temporomandibular disosders. ISBN: 1-85097-199-4
Paesani Daniel A. 340;
Bruxism. ISBN: 978-185097-191-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são interativas e visam, fundamentalmente, a exposição da matéria que consta nos “conteúdos programáticos”, com a colaboração dos estudantes. Serão usados, também, meios audio visuais, para uma melhor compreensão de algumas matérias. As aulas teórico-práticas têm, por objetivo, a consolidação das matérias ministradas nas aulas teóricas a nível clínico e laboratorial (estudo e prática dos articuladores).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
0,00 |
| Frequência das aulas |
0,00 |
| Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final. Os estudantes serão avaliados individualmente durante as aulas teóricas e teórico-práticas, através de testes escritos e participações orais.