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Oclusão, ATM e dor orofacial em prostodontia I

Código: ERO 29     Sigla: OCLPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Gestão Académica Pós-Graduação
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 6 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2017/2018 2 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular são:

- Tornar os estudantes competentes no domínio dos conceitos teóricos relativamente  a oclusão e articulação temporomandibular, aplicando-os na sua prática clínica.

- Preparar os estudantes para o diagnóstico e tratamento dos síndromes orofaciais e distúrbios temproomandibulares.

- Permitir aos estudantes entender a importância das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular no planeamento dos casos de prostodontia.

- Preparar os estudantes para um correto diagnóstico de patologias da articulação temporomandibular fundamentais para o correto planeamento e tratamento dos distúrbios temporomandibulares e reabilitação oral.

- Capacitar os estudantes para efetuar um correto exame clínico, percebendo a importância da cinemática mandibular no diagnóstico e terapêutica dos distúrbios temporomandibulares.

- Tornar os estudantes competentes na utilização do Sistema PROTAR como meio auxiliar de diagnóstico.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes que obtenham aprovação à Unidade curricular de Oclusão, ATM e Dor Orofacial em Prostodontia I, devem ser capazes de:

- Compreender a importância do complexo cranio-cervico-mandibular no diagnóstico, planeamento e tratamento dos doentes;

- identificar e compreender os distúrbios temporomandibulares, síndromes orofaciais e parafunções orofaciais;

- realizar um correto exame clínico da articulação temporomandibular e estrutas anexas;

- Planear os casos de reabilitação oral recorrendo ao Sistema PROTAR.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Anatomia e Fisiologia da Articulação temporomandibular e estruturas anexas.

Síndromes Orofaciais.

Parafunções Orofaciais.

Distúrbios Temporomandibulares.

Bruxismo e suas implicações na reabilitação oral.

Fisiopatologia oclusal.

Esquemas oclusais.

Estudo da biomecânica mandibular.

Sistema PROTAR e ARCUS DIGMA.

Bibliografia Obrigatória

Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Dawson Peter E.; Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Laskin Daniel M. 340; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Sobotta, Johannes 1869-1945; Sobotta. ISBN: 3-437-41940-4
Netter Frank H.; Atlas of human anatomy. ISBN: 1-929007-11-6
Manfredini Daniele; Current concepts on temporomandibular disosders. ISBN: 1-85097-199-4
Paesani Daniel A. 340; Bruxism. ISBN: 978-185097-191-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino distribui-se por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são interativas e visam, fundamentalmente, a exposição da matéria que consta nos “conteúdos programáticos”, com a colaboração dos estudantes. Serão usados, também, meios audio visuais, para uma melhor compreensão de algumas matérias. As aulas teórico-práticas têm, por objetivo, a consolidação das matérias ministradas nas aulas teóricas a nível clínico e laboratorial (estudo e prática dos articuladores).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final. Os estudantes serão avaliados individualmente durante as aulas teóricas e teórico-práticas, através de testes escritos e participações orais.

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