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Fisiologia I

Código: MIMD020101     Sigla: FISIO I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 61 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 2 - 5 72 135
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 2 - 5 72 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos comuns a Fisiologia I e II, UCs complementares. O estudante deve familiarizar-se com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas, através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia; deve perceber as diferenças e complementaridade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino, com uma abordagem especial deste último.

Resultados de aprendizagem e competências

A abordagem dos grandes sistemas fisiológicos no Homem, com fortes interações entre eles, demonstra aos estudantes de forma bem clara a importância da homeostasia. A forte aposta em aulas práticas de simulação em computador e de simulação em simulador médico (robot Simman 3G - sinais vitais, etc.) do funcionamento dos grandes sistemas, com o estudante a introduzir os valores das variáveis do sistema e a inferir as suas consequências no organismo como um todo parece-nos uma forma versátil de simular as condições reais do indivíduo saudável e de prever a disfunção/doença quando essas variáveis ultrapassam determinados limites. O aluno também irá aprender a avaliar medições reais (sinais vitais, ECG...).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Biologia celular e molecular, Anatomia sistemática, Histologia e Embriologia, Bioquímica...

Programa

Introdução: bases gerais e celulares da fisiologia médica.


Fisiologia do coração e da circulação: o coração como bomba; origem do batimento cardíaco e actividade electrica do coração; dinâmica do fluxo sanguíneo e linfático; mecanismos reguladores cardiovasculares; circulação através de regiões especiais; homeostase cardiovascular na saúde e na doença.


Fisiologia Renal: formação e excreção de urina; regulação da composição e volume do fluido extracelular; regulação do equilíbrio ácido-base; doenças renais e diuréticos.


Fisiologia da respiração: função pulmonar; transporte de gases entre os pulmões e os tecidos; regulação da respiração, ajustes respiratórios na saúde e na doença.

A inclusão dos 3 principais sistemas (cardiovascular, renal e respiratório) nesta UC visa permitir ao estudante uma abordagem sequencial e temporalmente coesa dos principais mecanismos característicos de cada sistema e dos seus efeitos nos outros sistemas; aquando da abordagem de um dado sistema, o estudante é sistematicamente estimulado a rever o modo de acção dos outros sistemas de forma a interiorizar o conceito de homeostasia e de interdependência multi-sistémica. A regulação dos sistemas e os seus ajustes na saúde e na doença capacitarão o estudante para uma compreensão das patologias.

Envelhecimento e fisiologia.

Bibliografia Obrigatória

Hall, John E.; Guyton and Hall Textbook of medical physiology, 13th ed. John E. Hall, Elsevier Saunders, 2016. ISBN: 978-1-4160-4574-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas magistrais são a forma mais exequível de transmitir a muitos estudantes as características e mecanismos de funcionamento dos grandes sistemas fisiológicos; mais que a enumeração descritiva do modo de funcionamento será tentado estimular o estudo aprofundado destes temas ao realçar as particularidades e interações entre sistemas. Nas aulas práticas os estudantes funcionam em grupos de 2-3 de forma a estimular a discussão dos temas e a trabalhar em equipa. Ao longo da UC e em paralelo com a abordagem teórica são levados a simular, em computador ou em simulador médico (robot Simman 3G), as variações dos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos vários sistemas, comparando os resultados obtidos com as previsões feitas com base nos conhecimentos teóricos. No final de cada aula prática, os estudantes respondem individualmente a um pequeno questionário sobre o que se passou na aula de forma a avaliar a participação e grau de aprendizagem. Em paralelo (decorre ao longo do semestre) cada grupo de estudantes prepara a apresentação de um tema de um assunto complementar às matérias abordadas nas aulas teóricas e pretende treinar e avaliar as capacidades de elaboração e apresentação oral, cimentando conhecimentos e estimulando a sua transmissão. Com este tipo de avaliação (oral) pretende-se também oferecer um leque variado de métodos de avaliação, para além das QEM e das questões de resposta curta, para que nenhum estudante se sinta excluído por um tipo único de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Teste 15,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 56,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 16,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica. São admitidos a exame os alunos que obtiverem aprovação no componente prático. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é feita pelo somatório da nota obtida no componente prático (5 valores) e pela nota obtida no exame teórico (15 valores). Na Avaliação Teórica o aluno pode optar pela realização de frequências (2) ou pelo exame final. A 1ª frequência realiza-se durante a semana intercalar e a 2ª frequência é coincidente com o exame final da época normal. São dispensados de avaliação em exame final da matéria da 1ª frequência os estudantes que obtiverem pelo menos 40% da nota máxima da referida frequência. O exame final (ou frequências) consiste num teste de escolha múltipla. São aprovados os alunos que no exame teórico (ou no somatório das duas frequências) obtiverem nota igual ou superior a 7,5/15. É condição de admissão a exame a aprovação no componente prático. A Avaliação Prática é feita pelo somatório dos mini-testes teórico-práticos (3 valores) e a apresentação (~25 slides, 20 minutos) de um trabalho prático (2 valores). São aprovados no componente prático os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 1,5/3 valores nos testes teórico-práticos, 3/4 de presenças nas aulas práticas e apresentação do trabalho prático. Os mini-testes teórico-práticos são realizados no fim de cada aula prática no ICBAS. Serão selecionadas as melhores apresentações do trabalho prático e apresentadas nas últimas aulas teóricas para todos os alunos (adicionando-se 0,5 valores à nota final). Estas apresentações selecionadas serão alvo de perguntas para a 2ª frequência e exame. O exame de recurso engloba toda a matéria.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação oral de trabalho prático.

Melhoria de classificação

Exame.
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