Fisiologia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos comuns a Fisiologia I e II, UCs complementares. O estudante deve familiarizar-se com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas, através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia; deve perceber as diferenças e complementaridade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino, com uma abordagem especial deste último.
Resultados de aprendizagem e competências
A abordagem dos grandes sistemas fisiológicos no Homem, com fortes interações entre eles, demonstra aos estudantes de forma bem clara a importância da homeostasia. A forte aposta em aulas práticas de simulação em computador e de simulação em simulador médico (robot Simman 3G - sinais vitais, etc.) do funcionamento dos grandes sistemas, com o estudante a introduzir os valores das variáveis do sistema e a inferir as suas consequências no organismo como um todo parece-nos uma forma versátil de simular as condições reais do indivíduo saudável e de prever a disfunção/doença quando essas variáveis ultrapassam determinados limites. O aluno também irá aprender a avaliar medições reais (sinais vitais, ECG...).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Biologia celular e molecular, Anatomia sistemática, Histologia e Embriologia, Bioquímica...
Programa
Introdução: bases gerais e celulares da fisiologia médica.
Fisiologia do coração e da circulação: o coração como bomba; origem do batimento cardíaco e actividade electrica do coração; dinâmica do fluxo sanguíneo e linfático; mecanismos reguladores cardiovasculares; circulação através de regiões especiais; homeostase cardiovascular na saúde e na doença.
Fisiologia Renal: formação e excreção de urina; regulação da composição e volume do fluido extracelular; regulação do equilíbrio ácido-base; doenças renais e diuréticos.
Fisiologia da respiração: função pulmonar; transporte de gases entre os pulmões e os tecidos; regulação da respiração, ajustes respiratórios na saúde e na doença.
A inclusão dos 3 principais sistemas (cardiovascular, renal e respiratório) nesta UC visa permitir ao estudante uma abordagem sequencial e temporalmente coesa dos principais mecanismos característicos de cada sistema e dos seus efeitos nos outros sistemas; aquando da abordagem de um dado sistema, o estudante é sistematicamente estimulado a rever o modo de acção dos outros sistemas de forma a interiorizar o conceito de homeostasia e de interdependência multi-sistémica. A regulação dos sistemas e os seus ajustes na saúde e na doença capacitarão o estudante para uma compreensão das patologias.
Envelhecimento e fisiologia.
Bibliografia Obrigatória
Hall, John E.; Guyton and Hall Textbook of medical physiology, 13th ed. John E. Hall, Elsevier Saunders, 2016. ISBN: 978-1-4160-4574-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas magistrais são a forma mais exequível de transmitir a muitos estudantes as características e mecanismos de funcionamento dos grandes sistemas fisiológicos; mais que a enumeração descritiva do modo de funcionamento será tentado estimular o estudo aprofundado destes temas ao realçar as particularidades e interações entre sistemas. Nas aulas práticas os estudantes funcionam em grupos de 2-3 de forma a estimular a discussão dos temas e a trabalhar em equipa. Ao longo da UC e em paralelo com a abordagem teórica são levados a simular, em computador ou em simulador médico (robot Simman 3G), as variações dos parâmetros fisiológicos e bioquímicos dos vários sistemas, comparando os resultados obtidos com as previsões feitas com base nos conhecimentos teóricos. No final de cada aula prática, os estudantes respondem individualmente a um pequeno questionário sobre o que se passou na aula de forma a avaliar a participação e grau de aprendizagem. Em paralelo (decorre ao longo do semestre) cada grupo de estudantes prepara a apresentação de um tema de um assunto complementar às matérias abordadas nas aulas teóricas e pretende treinar e avaliar as capacidades de elaboração e apresentação oral, cimentando conhecimentos e estimulando a sua transmissão. Com este tipo de avaliação (oral) pretende-se também oferecer um leque variado de métodos de avaliação, para além das QEM e das questões de resposta curta, para que nenhum estudante se sinta excluído por um tipo único de avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Teste |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
16,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica. São admitidos a exame os alunos que obtiverem aprovação no componente prático.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita pelo somatório da nota obtida no componente prático (5 valores) e pela nota obtida no exame teórico (15 valores). Na Avaliação Teórica o aluno pode optar pela realização de frequências (2) ou pelo exame final. A 1ª frequência realiza-se durante a semana intercalar e a 2ª frequência é coincidente com o exame final da época normal. São dispensados de avaliação em exame final da matéria da 1ª frequência os estudantes que obtiverem pelo menos 40% da nota máxima da referida frequência. O exame final (ou frequências) consiste num teste de escolha múltipla. São aprovados os alunos que no exame teórico (ou no somatório das duas frequências) obtiverem nota igual ou superior a 7,5/15. É condição de admissão a exame a aprovação no componente prático. A Avaliação Prática é feita pelo somatório dos mini-testes teórico-práticos (3 valores) e a apresentação (~25 slides, 20 minutos) de um trabalho prático (2 valores). São aprovados no componente prático os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 1,5/3 valores nos testes teórico-práticos, 3/4 de presenças nas aulas práticas e apresentação do trabalho prático. Os mini-testes teórico-práticos são realizados no fim de cada aula prática no ICBAS. Serão selecionadas as melhores apresentações do trabalho prático e apresentadas nas últimas aulas teóricas para todos os alunos (adicionando-se 0,5 valores à nota final). Estas apresentações selecionadas serão alvo de perguntas para a 2ª frequência e exame. O exame de recurso engloba toda a matéria.
Provas e trabalhos especiais
Apresentação oral de trabalho prático.
Melhoria de classificação
Exame.