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Assuntos básicos ortodônticos I

Código: EORTO 54     Sigla: ABOI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2017/2018 1 - 4 45 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objetivos gerais da Unidade Curricular de Assuntos Básicos Ortodônticos I do Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:

- Assegurar o conhecimento das linhas de orientação para avaliação das más oclusões, bem como a sua classificação e terminologia;

- Desenvolver os temas relacionados com as Síndromes de Classe I, II 1, II2 e III;

- Estar apto a diagnosticar as anomalias da oclusão e deformidades dento faciais.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que o estudante:

- Conheça as linhas de orientação para avaliação das más oclusões, bem como a sua classificação e terminologia;

- Desenvolva os temas relacionados com as Síndromes de Classe I, II 1, II2 e III;

- Esteja apto a diagnosticar as anomalias da oclusão e deformidades dento faciais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

- Linhas de orientação para avaliação das más oclusões

- Classificação e terminologia da má oclusão

- As Síndromes de Classe I, II1, II2 e III

- As anomalias da oclusão de KorKhaus

- A deformidade dento-facial

Bibliografia Obrigatória

Andrews L.F.; The six keys to normal occlusion. American Journal of Orthodontics 1972; 62:296-309.

Bibliografia Complementar

Casko JS, Shepherd WB.; Dental and skeletal variation within the range of normal. Angle Orthodontics 1984;54:5-17.
Cangialosi TJ.; Skeletal morphologic features of anterior open bite. Am J Orthod Dentofacial Orthop 1984;85:28-36.
Kokich VO, Kiyak HA, Shapiro PA.; Comparing the perception of dentists and lay people to altered dental esthetics. J Esthet Dent 1999;11:311-324.
English JD, Buschang PH, Throckmorton GS.; Does malocclusion affect masticatory performance? Angle Orthodontist 2002;72(1):21-27.
Richmond S., Berg R., Adamidis I., Stenvik A., Andersen B. P., Miotti F., Sandham A., Canut J., Reak G.; “Guidelines for evaluating malocclusions (G.E.M.) – Indications for treatment.” Department of child dental health. University of Wales College of Medicine. Euro-Qual Project.
Riedel RA.; An analysis of dentofacial relationships. Am J Orthod 1975;43:103-119.
Türkkahraman H., Gökalp H.; Facial profile preferences among various layers of turkish population. Angle Orthod, 2005;74:640-647

Observações Bibliográficas

O estudante terá os artigos mais importantes e mais recentes relacionados com o programa desta unidade curricular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas presenciais teóricas e práticas-laboratoriais (9 T + 36 PL)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 45,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 63,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial x 10% + Trabalho laboratorial x 45% + Exame 45%

Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos básicos ortodônticos I o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Não aplicável
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