Assuntos básicos ortodônticos I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objetivos gerais da Unidade Curricular de Assuntos Básicos Ortodônticos I do Curso de Especialização em Ortodontia proporcionar as seguintes competências fundamentais:
- Assegurar o conhecimento das linhas de orientação para avaliação das más oclusões, bem como a sua classificação e terminologia;
- Desenvolver os temas relacionados com as Síndromes de Classe I, II 1, II2 e III;
- Estar apto a diagnosticar as anomalias da oclusão e deformidades dento faciais.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante:
- Conheça as linhas de orientação para avaliação das más oclusões, bem como a sua classificação e terminologia;
- Desenvolva os temas relacionados com as Síndromes de Classe I, II 1, II2 e III;
- Esteja apto a diagnosticar as anomalias da oclusão e deformidades dento faciais.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
- Linhas de orientação para avaliação das más oclusões
- Classificação e terminologia da má oclusão
- As Síndromes de Classe I, II1, II2 e III
- As anomalias da oclusão de KorKhaus
- A deformidade dento-facial
Bibliografia Obrigatória
Andrews L.F.; The six keys to normal occlusion. American Journal of Orthodontics 1972; 62:296-309.
Bibliografia Complementar
Casko JS, Shepherd WB.; Dental and skeletal variation within the range of normal. Angle Orthodontics 1984;54:5-17.
Cangialosi TJ.; Skeletal morphologic features of anterior open bite. Am J Orthod Dentofacial Orthop 1984;85:28-36.
Kokich VO, Kiyak HA, Shapiro PA.; Comparing the perception of dentists and lay people to altered dental esthetics. J Esthet Dent 1999;11:311-324.
English JD, Buschang PH, Throckmorton GS.; Does malocclusion affect masticatory performance? Angle Orthodontist 2002;72(1):21-27.
Richmond S., Berg R., Adamidis I., Stenvik A., Andersen B. P., Miotti F., Sandham A., Canut J., Reak G.; “Guidelines for evaluating malocclusions (G.E.M.) – Indications for treatment.” Department of child dental health. University of Wales College of Medicine. Euro-Qual Project.
Riedel RA.; An analysis of dentofacial relationships. Am J Orthod 1975;43:103-119.
Türkkahraman H., Gökalp H.; Facial profile preferences among various layers of turkish population. Angle Orthod, 2005;74:640-647
Observações Bibliográficas
O estudante terá os artigos mais importantes e mais recentes relacionados com o programa desta unidade curricular
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas presenciais teóricas e práticas-laboratoriais (9 T + 36 PL)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
45,00 |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho laboratorial |
45,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Trabalho laboratorial |
63,00 |
| Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de presença no mínimo de 75% das horas de contacto.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial x 10% + Trabalho laboratorial x 45% + Exame 45%
Considera-se aprovado na unidade curricular de assuntos básicos ortodônticos I o estudante cuja nota final de avaliação seja igual ou superior a 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável
Observações
Não aplicável