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Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva II

Código: MIMD040105     Sigla: OOMDP II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 72 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 4 - 5 99 135
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 4 - 5 99 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aplicação e consolidação dos conhecimentos teóricos de Odontopediatria aprendidos

Desenvolver  competências em ambiente pré-clínico com os materiais utilizados e tratamentos  efetuados em Odontopediatria

Desenvolver conhecimentos e competências clínicas no reconhecimento de necessidades de tratamento preventivos e realização dos atos de prevenção primária e secundária em pacientes.

Aplicar competências de comunicação clínica com pacientes e seus cuidadores; capacitar para motivar,  educar e promover a saúde oral, visando a melhoria da literacia em saúde oral.

Ensinar a etiologia local da má oclusão e os fundamentos do diagnóstico ortodôntico, bem como a sua aplicação clínica. Ensinar a diagnosticar as más oclusões de Classe I, II e III e definir a sua terapêutica.

Resultados de aprendizagem e competências

Através dos conhecimentos e competências a adquirir os estudantes serão capazes de identificar os sinais e sintomas das diversas patologias , necessidades de tratamento bem como conhecer as especificidades de vários elementos auxiliares de diagnóstico nos pacientes pediátricos; pela atividade prática é expectável que os estudantes fiquem aptos a desenvolver a competência para realizar atos de prevenção e elaborar propostas terapêuticas nomeadamente em termos preventivos e intercetivos.Compreender a má-oclusão e sua etiologia. Conhecer os sinais e sintomas das más-oclusões de Angle e procedimentos gerais terapêuticos.    

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos teóricos de Odontopediatria nomeadamente no que diz respeito às especificidades das técnicas e materiais utilizados. Conhecimentos de psicologia infantil. 
Conhecimentos de métodos de prevenção primária para as doenças orais.
Conhecimentos do desenvolvimento normal e patológico humano,  a nível facial  e do aparelho estomatognático.
Noções de má oclusão e bases biológicas e mecânicas do tratamento ortodôntico.
Co-requisitos: aplicação das competências transversais adquiridas pelos estudantes nas diferentes áreas de Medicina Dentária

Programa

Seminários sobre controlo de comportamento em Odontopediatria, pacientes especiais e medicamente comprometidos, traumatismos dentários, manutenção de espaço, prótese em Odontopediatria, patologia oral em crianças

Atividade em contexto pré-clinico: execução dos tratamentos restauradores e pulpares com diferentes técnicas e materiais. Análise de casos clínicos

Atividade em contexto clínico: realização de tratamentos preventivos de nível primário e secundário;motivação e educação para a saúde e saúde oral; promoção da literacia em saúde oral. 

Fatores etiológicos locais. Anatomia Radiográfica; Análise cefalométrica de Ricketts e outras análises. Más oclusões de Classe I, II e III: - componentes e características - tratamento.  Moldagem e modelos ortodônticos. Análise de modelos: Moyers, Bolton, DDM na dentição definitiva. Elaboração de um aparelho removível.  

Bibliografia Obrigatória

David José Casimiro de Andrade; Textos escolhidos de odontopediatria. ISBN: 978-989-746-137-8
Juan R. Boj; Odonto Pediatría. ISBN: 978-607-98336-0-2
Norman O. Harris; Primary preventive dentistry. ISBN: 0-13-091891-1
Lee W. Graber; Orthodontics. ISBN: 978-0-323-37832-1
Robert E. Moyers; Handbook of orthodontics. ISBN: 0-8151-6003-8
Christopher A et al; Health Behaviour change in the Dental Practice. ISBN: 13:978-0-81-2106-1/2010

Bibliografia Complementar

Elena Barbería Leache,; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
Antonio Carlos Guedes-Pinto,; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Athanasios E. Athanasiou; Orthodontic cephalometry. ISBN: 0-7234-2045-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas TP  e seminários.
Aulas Práticas: atividade pré-clínica com as técnicas e os materiais mais comummente utilizados em Odontopediatria. Atendimento de pacientes odontopediátricos na clínica.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 99,00
Trabalho escrito 36,00
Total: 180,00

Obtenção de frequência

Mínimo de 75% de assisuidade nas aulas - TP e P

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal- Avaliação TP- 40%+ Avaliação P- 60%(Avaliação dos trabalhos práticos- 50% e Relatório Clínico-10%)
Para o estudante obter aprovação na UC tem que ter 10,0 valores em 20 valores em cada um dos componente de avaliação (avaliação TP, Avaliação trabalhos práticos e Relatório Clínico) 
Época de Recurso: exame TP- 50%+ avaliação P- 50% (mínimo de 75% de assisuidade das aulas TP e P é exigido para realizar o exame de recurso)

Provas e trabalhos especiais

Não contemplado

Trabalho de estágio/projeto

Não contemplado

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Normas do Conselho Pedagógico para o ano letivo de 2020/2021

Melhoria de classificação

Exame oral

Observações

Revisão de provas- revisão do componente de avaliação TP em data a agendar
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