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Saúde Pública Oral e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária

Código: MIMD030105     Sigla: SPOMDPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 59 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 3 - 3 45 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 3 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final da UC os estudantes estarão aptos a compreender o binómio Saúde/Doença Oral no âmbito da Saúde Pública Oral através da identificação de problemas de saúde Oral e seus determinantes .

 Deverão adquirir  conhecimentos e desenvolver  competências e capacidades no âmbito da Medicina Dentária  Preventiva e Saúde Oral Comunitária de modo a  compreenderem e reconhecerem os factores de risco e determinantes das doenças orais e serem capazes de incorporar uma visão critica da importância da prevenção, educação para a saúde e promoção da saúde oral num contexto clínico e num contexto comunitário. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se no final do semestre que os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em regime clinico e em contexto comunitário.

Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências de planear e desenvolver ações de Educação e  Promoção de Saúde Oral  na Comunidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos Saúde Pública Oral

Perspetiva histórica da Saúde Pública Oral

Padrões de ocorrência e determinantes  das doenças orais na  população; A carga global de doença;

 Desigualdades e Iniquidades em saúde oral

 A abordagem populacional vs. abordagem de grupos de risco. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência

 Fontes de informação e Serviços de  Saúde Pública Oral

 Os planos e programas nacionais de saúde Oral

Os Profissionais de saúde oral e sua responsabilidade contexto da Saúde Pública.

Medição da Saúde e Doença Oral num contexto epidemiológico.

Educação, Promoção de saúde Oral em contexto comunitário e clinico

Estratégias de prevenção primária   das doenças orais:

  Métodos de controlo da placa bacteriana

   Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor

  Selantes de fissuras

   Dieta, nutrição num contexto de saúde oral 

Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo

Papel do médico Dentista na deteção precoce da violência domestica 

Bibliografia Obrigatória

Norman O. Harris; Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5
Emili Cuenca Sala; Odontología preventiva y comunitaria. ISBN: 978-84-458-2203-6
Blánaid Daly; Essential dental public health. ISBN: 978-0-19-967937-9

Bibliografia Complementar

Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice,, 2015

Observações Bibliográficas

Como bibliografia poderá se indicado aos estudantes  a leitura artigos científicos  atuais  e com relevância para as temáticas lecionadas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas,  Seminários  e aulas Teórico Práticas.
Aulas teóricas   com um componente  expositivo , com recurso a material iconográfico como powerpoint ou videos (nas temáticas em que se justificar a utilização). Apesar do componente expositivo os estudantes serão convidados a participar com questões durante aula mas também com, com recurso à plataforma Moodlle para questões e  discussão dos temas lecionados. Estas questões inserem-se  num contexto de avalição meramente formativa.
Os seminários  terão com objetivo proporcionar ao estudante uma visão integrada  das matérias lecionadas.


 As aula teorico práticas decorrerão em ambiente préclinico e na comunidade .
Os estudantes farão treino de recolha de dados epidemiológicos, treino de estratégias de prevenção primária e resolução de  casos clinicos.
Na comunidade os estudantes serão responsáveis pela realização e coordenação  de uma ação de Promoção de sáude Oral .

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudante obtêm frequência com a presença em 75% das aulas teórico práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação teórica (60% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de um teste escrito.
Nota minima  da avliação teórica 10,0 em  20.

Avaliação TP (40% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho, e a realização de uma acção de promoçõa de Saúde Oral na Comunidade. 

Obrigatoriedade, independentemente do estatuto do estudante,  de realização de todos os componentes de avaliaçãoTP. 

Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 10,0/20 valores):
Fichas de trabalho – 20% do componente teórico-prático
Trabalho  de “Promoção de saúde oral”  80 % do componente teórico-prático.

Nota minima da avaliação teórica-prática  10,0 em 20.

Cálculo da classificação final:
Classificação final = Avaliação teórica (máximo 12 valores) + avaliação teórico-prática (máximo 8 valores) 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2020/2021.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser feita atravês de um teste escrito (minino 10,0 em 20 valores)  e de um exame prático que versará as matérias lecionadas nas aulas teórico práticas (10,0 em 20 valores).
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