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Metodologia de investigação

Código: EORTO 14     Sigla: METINV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Ortodontia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EORTO 4 Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2011/2012 2 - 2 18 54
Especialização em Ortdontia - Plano de Estudos 2017/2018 2 - 2 18 54

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apresentação dos principais métodos de investigação: experimental, revisão bibliográfica, revisão sistemética e meta-análise.

Caracterização e estratificação dos diferentes níveis de evidência científica.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacitar os estudantes para a análise crítica de publicações científicas, com destaque para a análise da significância estatística e da significância clínica.

Interpretação de meta-análises.

Estruturação e obtenção de informação clínica de elevada evidência científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Análise crítica da metodologia e resultados obtidos em artigos científicos da especialidade de ortodontia.

  1. Descrição do objetivo
  2. Descrição de objetivos secundários
  3. Avaliação da coerência entre objetivos secundários e principal
  4. Identificação dos métodos de análise estatística
  5. Interpretação dos resultados obtidos
  6. Relevância dos resultados face ao objetivo
  7. Limitações do estudo
  8. Discussão da validade interna e externa dos resultados
  9. Validação da conclusão

Metodologia e apresentação das revisões sistemáticas

Metodologia e análise das meta-análises estatísticas

Análise do gráfico de floresta

Sistematização das principais conclusões

Análise crítica de artigos de investigação em ortodontia

Bibliografia Obrigatória

Oliveira A. Gouveia de; Bioestatística descodificada. ISBN: 978-989-752-044-0
Kirkwood Betty R.; Essential medical statistics. ISBN: 978-0-86542-871-3

Bibliografia Complementar

Daniel Wayne W.; Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Boland A, Cherry M G, Dickson R; Doing a systematic review – A Students guide, 2014. ISBN: 978-1-4462-6967-1
Albertine A. Carnahan; Statistical Meta-analysis Methods for Publication Bias, Effect Size Estimation, and Synthetic Data, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e sessões de discussão de artigos de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 18,00
Total: 72,00

Obtenção de frequência

Frequência em, pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final=0,5*participação nas aulas+0,5*Apresentação e discussão de artigo

Melhoria de classificação

Exame em época de recurso
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