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Unidade Clínica de Prótese Dentária e Oclusão

Código: MD51006     Sigla: UCPDO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 69 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 5 - 6 126 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Proporcionar, competências relacionados com a área da Prótese Fixa, da Prótese Removível e da Oclusão e Dor Orofacial.
- Ser competente (conceitos e terminologias da disciplina, realização de história clinica e de planeamento reabilitador, com alternativas e correspondentes orçamentos).
- Proporcionar experiência clínica autónoma, em doentes, sob supervisão, de tratamentos simples de Prótese Fixa (incrustações, coroas e pontes de pequena extensão, cerâmicas e metalo-cerâmicas), e que incluem preparação dentária, provisórios, impressões, relações intermaxilares e montagem em articulador, cor, provas e cimentação; de Prótese Removível (parciais e totais, acrílicas e esqueléticas); de Oclusão.
-Adquirir capacidades psicomotoras e sensibilidade estética
- Ter conhecimento sobre procedimentos laboratoriais para Prótese Fixa e Removível e Oclusão e Dor Orofacial (goteiras oclusais).
- Adquirir conhecimento sobre novas tecnologias relacionadas com a disciplina.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos definidos. Ao fazer o atendimento dos doentes sob supervisão docente (áreas científicas: Prótese Fixa, Prótese Removível e Oclusão e Dor Orofacial), o estudante vai apurar todas as suas capacidades cognitivas, técnicas e afetivas, e aplicar os seus conhecimentos de forma integrada, nomeadamente quanto ao relacionamento psicológico, aos conhecimentos necessários para o planeamento uni ou pluridisciplinar (as diferentes opções estimulam o estudo crítico), ao domínio das técnicas operatórias específicas, à escolha dos materiais e técnicas, aos aspetos estéticos e da cor, ao relacionamento com o técnico laboratorial e à necessidade de apoio doutras áreas disciplinares.

Estes aspetos devem ser bem frisados e discutidos no relatório do caso clinico tratado que tem de apresentar, o que exige pesquisa da informação científica.

Os casos clínicos tratados, ou outros aspetos científicos, podem ser abordados em artigos científicos a realizar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aula teorico-prática (1h semana), onde são apresentados e discutidos os planos de tratamento mais exemplificativos da sua prática clinica.

Aulas práticas (6h semanais), na clínica, com doentes, e que incluem:

- história clínica do doente, e exame clínico

- estudo de casos clínicos (com o docente na aula e na presença do doente, e na semana seguinte à consulta de recolha de dados, sem a presença do doente). O planeamento, uni ou pluridisciplinar, com alternativas e respectivos orçamentos, será aprovado pelo docente e apresentado ao doente, em documento escrito. O plano de tratamento decidido será, com pormenor por sessão clinica, apresentado e aprovado pelo docente.

- atendimento clínico de doentes (grupos de 3 alunos por box), para reabilitação com Prótese Fixa (coroas e pontes de pequena extensão), de Prótese Removível (próteses parciais e totais, acrílicas e esqueléticas); de Oclusão e Dor Orofacial.

- Nos casos menos comuns são realizadas demonstrações práticas pelo docente.

Bibliografia Obrigatória

Shillinburg, Herbert T. Jr. 070; Fundamentos de prótese fixa
Laskin Daniel M. 340; Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Dawson Peter E.; Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Okeson, Jeffrey P.; Bell.s orofacial pains. ISBN: 0-86715-293-1
Okeson Jeffrey P.; Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Zarb George A.; Prosthodontic treatment for edentulous patients. ISBN: 0-323-02296-0
McGivney, Glen P.; McCracken.s removable partial prosthodontics. ISBN: 0-8016-7964-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estudantes em grupos de 3, sob supervisão docente, diferente em Prótese Fixa, P. Removível e Oclusão; demonstrações clinicas pelos docentes..

Avaliação distribuída sem exame final.

Obtenção de frequência: Presença de 75% das aulas

A- A nota final é calculada por:

Avaliação da prática clínica, incluindo assiduidade, pontualidade, familiaridade com o procedimento, apoio docente necessário, nível de procedimento, resultado clínico e uso do protocolo clínico definido – 80%

A avaliação subdividida em áreas científicas e docentes responsáveis (P. Fixa, P. Removível e Oclusão), sem prejuízo da integração - média das 3 classificações, com ponderação pelo tempo despendido.

Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 20%

A avaliação nas épocas recurso, melhoria e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré-clínico e um exame oral.

B- Trabalho científico, em grupos de 1-3 estudantes – não obrigatório - 20% de A

C- Nota 17 ou superior exige exame oral ou passa a 16.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 64,00
Total: 64,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas previstas.
Apresentação dos trabalhos clínicos (e respectivos relatórios) solicitados pelo corpo docente

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final.

Obtenção de frequência: Presença de 75% das aulas

A- A nota final é calculada por:

Avaliação da prática clínica, incluindo assiduidade, pontualidade, familiaridade com o procedimento, apoio docente necessário, nível de procedimento, resultado clínico e uso do protocolo clínico definido – 80%

A avaliação subdividida em áreas científicas e docentes responsáveis (P. Fixa, P. Removível e Oclusão), sem prejuízo da integração - média das 3 classificações, com ponderação pelo tempo despendido.

Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 20%

A avaliação nas épocas recurso, melhoria e extraordinária incluem um teste teórico, um prático pré-clínico e um exame oral.

B- Trabalho científico, em grupos de 1-3 estudantes – não obrigatório - 20% de A

C- Nota 17 ou superior exige exame oral ou passa a 16.

Melhoria de classificação

A nota final pode ser melhorada nas duas épocas de exames imediatamente a seguir àquela em que obteve a aprovação, com exame que consiste num teste escrito, numa prova prática e num exame oral.
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