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Introdução à Medicina

Código: MD1105     Sigla: I M

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1478
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 99 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 1 - 2 36 54
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-07-22.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Tipo de avaliação, Observações, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O exercício de uma área médica como a medicina dentária baseado na prevenção, no diagnóstico, na terapêutica e no prognóstico da doença exige inevitavelmente o recurso a procedimentos de aquisição, de análise criteriosa, de avaliação e de valorização da informação e do conhecimento biomédicos. Neste âmbito, a consciencialização da evolução histórica do pensamento e do conhecimento médicos contribui para criar bases culturais que alicerçam a progressividade do conhecimento científico e clínico, contribuindo para uma prática cientificamente mais eficaz.
O ensino da UC de Introdução à Medicina visa dotar os estudantes de conhecimentos básicos da História da Medicina e compreender as transformações ocorridas no conhecimento ao longo da História. Para tal, o estudante deverá ser capaz de compreender as caraterísticas político-sociais e as concepções éticas e científicas na Grécia clássica; estabelecer relações entre o universo medieval e a prática médica; ser capaz de descrever as particularidades da idade moderna, identificando as principais concepções sobre o homem, o universo e a moral. Adicionalmente, pretende-se que o estudante comece a desenvolver competências de produção científica e oralidade no âmbito da realização de uma monografia escrita e da apresentação da mesma, submetendo-se à discussão do trabalho realizado em ambiente de sala de aula.

Resultados de aprendizagem e competências

Através do contacto com metodologias de pesquisa bibliográfica, adquirir capacidade de elaborar trabalhos de índole científica escritos bem como adquirir competências para a respectiva apresentação oral.

Criação de bases culturais teóricas que alicerçam a progressividade do conhecimento científico e clínico, contribuindo para uma prática cientificamente mais eficaz.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Além dos conhecimentos básicos de qualquer estudante universitário:

  • conhecimentos de idioma inglês;
  • conhecimentos e capacidade de trabalho com programas informáticos básicos.

 

Programa

Evolução geral da medicina. Os prelúdios. As primeiras medicinas antigas. As origens do raciocínio médico: o Renascimento e a génese do espírito científico. O prólogo do nascimento da medicina moderna: do Renascimento ao Século das Luzes. A revolução médica: o nascimento do método anátomo-clínico. Nascimento e apogeu da biomedicina: o percurso do saber e do raciocínio médico no século XX. Das dificuldades psicológicas às doenças mentais e à ética médica. Medicina e coletividade. Da assistência médica à política de saúde. A medicina amanhã?

Bibliografia Obrigatória

Tavares de Sousa, A; Curso de História da Medicina. Das origens aos fins do século XVI, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. ISBN: 972-31-0097-5
Maria João Ponces; Introdução à Medicina - Cadernos de temas de Introdução à Medicina, UC Introdução à Medicina, 2014

Bibliografia Complementar

Sournia, Jean-Charles ; História da Medicina, Instituto Piaget, 1992. ISBN: 972-8245-07-6.
Tubiana, Maurice ; História da Medicina e do Pensamento Médico, Editora Teorema, 1995. ISBN: 972-695-423-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC Introdução à Medicina está organizada em aulas de tipologia teórico (T) e teórico-prática (TP). As aulas T tem carácter expositivo participado e visam a introdução de novos conhecimentos através da lecionação global do tema da aula. Nas aulas TP é utilizada uma abordagem de tutoria participada, centrada numa metodologia de aprendizagem baseada na realização de trabalhos práticos que visam alargar e fortalecer os conteúdos introduzidos com as aulas T. A avaliação é distribuída sem exame final.

Software

Endnote
VPN
Office
Lynce - corretor ortográfico

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 11,00
Estudo autónomo 11,00
Frequência das aulas 32,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: obtém frequência o aluno que não excede o limite de faltas nas aulas TP, entregue os trabalhos previstos, realize os testes de avaliação e obtenha a nota mínima de 9,5 (nove virgula cinco) valores em cada componente de avaliação. Vigora o regime de frequência da UP e regulamento de assiduidade MIMD da FMDUP a partir de 2015/2016 (75% horas de contato). Para aprovação em qualquer dos componentes é indispensável a apresentação do trabalho TP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação

Estudantes ordinários:
Época normal
 - Nota final = frequências 60% (T +TP) + trabalhos TP 40% 
Época recurso
 - Nota final = exame T 60% + trabalhos TP 40%
Estudantes com isenção de assiduidade (IA):
Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %), é indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a presença física na apresentação oral do trabalho TP


.

Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.

Provas e trabalhos especiais

A avaliação nesta UC é distribuida sem exame final. As frequências realizadas versam sobre a matéria lecionada nas aulas T e TP e vão progressivamente eliminando a mesma à medida que é avaliada. Estudantes com isenção de assiduidade necessitam, para aprovação em qualquer dos componentes, é indispensável aprocederem à apresentação do trabalho TP.

Trabalho de estágio/projeto

Pretende-se implementar a prática da pesquisa bibliográfica através da elaboração de um trabalho sob a forma de artigo e respetiva apresentação oral resumida. Procura-se que o estudante comece a desenvolver competências de produção científica e oralidade no âmbito da realização de uma monografia escrita e da apresentação da mesma, submetendo-se à discussão do trabalho realizado em ambiente de sala de aula.

É indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a entrega e a presença física na apresentação oral do trabalho TP


. Para a aprovação em qualquer dos regimes é condição necessária cumprir os trabalhos TP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes cujo estatuto permita um regime de avaliação especial, poderão solicitar a avaliação fora do calendário normal, sendo salvaguardadas as diferentes componentes da avaliação. 



Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %)




Estudantes com isenção de assiduidade (IS):
Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %), é indispensável, para o acesso a qualquer época de exame final, a presença física na apresentação oral do trabalho TP


.


Para a aprovação em qualquer dos regimes é indispensável cumprir os trabalhos TP planeados correspondentes aos efetuados pelos estudantes ordinários.

Para conhecimento das regras legalmente estipuladas para cada caso, deverão consultar os seguintes regulamentos consoante a situação:
 - Decreto-lei 358/70 de 29 de julho 
- Decreto-lei 152/91 de 23 de abril 
- Portaria n.º 947/87 de 10 de dezembro 
- Lei n.º 90/2001 de 20 de agosto 
- Decreto-lei n.º 125/95 de 31 de maio
.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas relativas aos processos de avaliação da FMDUP. A melhoria de nota é efetuada na época de recurso através da repetição de um exame teórico que incluirá a matéria das aulas TP (eliminada no regime normal através da realização de mini-testes).
Nota final = exame T (60%) + trabalhos TP (40 %)


.

Observações

A avaliação nesta UC é distribuida sem exame final.

Avaliação Teórica (T) - 

Efetuada através de testes (frequências) compostos por perguntas de verdadeiro ou falso, correspondência, escolha multipla ou perguntas de resposta curta por extenso. Estes testes são cotado de 0 a 20 valores.



Avaliação distribuída (TP) 

 - Atribuída em função do trabalho escrito/artigo, da apresentação oral e da realização de outros trabalhos TP. A nota atribuída é de 0 a 20 valores.

Revisão de provas - Os alunos que desejarem rever a respetiva prova  poderão fazê-lo na data e hora indicadas pelo docente. Para tal, deverão previamente inscrever-se para rever a prova, de acordo com as indicações que serão apresentadas pelo docente.


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