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Medicina Dentária, Preventiva e Saúde Oral Comunitária I

Código: MD3505     Sigla: MDPC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 83 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 3 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes deverão desenvolver conhecimentos, competências e capacidades no âmbito da medicina dentária preventiva , saúde pública e saúde pública comunitária, para compreenderem e reconhecerem os factores de risco e determinantes das doenças orais e serem capazes de incorporar uma visão critica da importância da prevenção, educação para a saúde e promoção da saúde oral num contexto clinico e num contexto comunitário.

Espera-se no final do semestre que os estudantes tenham adquiridos conhecimentos e desenvolvido competências e capacidades que lhes permitam implementar medidas preventivas em regime clinico e em contexto comunitário.

Adicionalmente pretende-se que os estudantes adquiram aptidões e competências de planear e desenvolver ações de Promoção de Saúde Oral Comunitária.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos possibilitam o cumprimento dos objectivos e aferição dos resultados de aprendizagem, porquanto possibilitam ao estudante adquirir  conceitos básicos de medicina dentária preventiva e saúde oral comunitária, permitindo deste modo , adquirir  competências que permitam implementar medidas preventivas em regime clinico   e em contexto comunitário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Introdução aos conceitos de Saúde Pública Oral; Definição de saúde oral; Determinantes de saúde oral.

Prevenção e saúde oral comunitária; Tendências em saúde Oral.

Medição da Saúde e Doença Oral .

Educação para a saúde oral.

Prevenção e promoção de Saúde Oral em contexto comunitário e clinico.

Estratégias de prevenção e controlo das doenças orais.

Métodos de controlo da placa bacteriana.

Fundamentos e conceitos atuais da atuação preventiva e terapêutica da utilização do flúor.

Selantes de fissuras.

Dieta, nutrição num contexto de saúde oral.  

 Prevenção do trauma oral.

Estratégias de prevenção e planificação de programas de Saúde Oral em populações alvo:

Grávida; Criança; Adolescentes; Adulto; Idosos; População medicamente comprometida; População portadora de necessidades especiais.

Bibliografia Obrigatória

Harris, Norman O.; Primary preventive dentistry. ISBN: 0-8385-8129-3
Cuenca Sala Emili; Odontología preventiva y comunitária. ISBN: 84-458-0818-4
Rugg-Gunn, Andrew J.; Nutrition, Diet, and oral health

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas (T) e aulas  teórico-práticas (TP) nas quais estudantes são convidados a participar em actividades relacionadas com vários aspectos práticos dos diversos métodos quer de investigação epidemiológica ( p. ex. levantamento e recolha de dados) quer de aplicação clínica e comunitária da Medicina Dentária Preventiva (p. ex. selantes de fissura; determinação do ph salivar). 

Software

EGOHID Software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Assiduidade requerida legalmente (mínimo de 75% do tempo de contacto no contexto teórico -prático e a obtenção de nota mínima (9/20 valores) em cada um dos componentes de avaliação ( avaliação  teórica e  teórico prática).
Nota final minima 10 valores 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação teórica (60% da avaliação final):
Avaliação de carácter descontínuo e terminal, prevê a realização de dois testes com a duração máxima de 40 minutos cada. Nota mínima 9/20 valores em cada um dos testes.
Nota minima  nos dois testes terá que ser  igual ou superior a 9.

Avaliação TP - 40% da avaliação final):
Esta avaliação, de carácter contínuo e processual, contempla a realização de fichas de trabalho (máximo de 4), apresentação de um trabalho (oral e escrita) a realizar em grupos constituídos por 2 a 3 elementos . Obrigatoriedade de realização de todos os componentes de avaliaçãoTP. Os temas dos trabalhos são definidos pela equipa docente, sendo no entanto dada liberdade aos estudantes para apresentar temas alternativos que se enquadrem dentro do tema geral: “ Desenvolvimento de acções de promoção de saúde oral” .

Componentes da avaliação teórico-prática (Nota mínima 9/20 valores):
Fichas de trabalho – 40% do componente teórico-prático
Trabalho “Promoção de saúde oral” (apresentação oral e escrita) – 60 % do componente teórico-prático.

Cálculo da classificação final:

Classificação final = Avaliação teórica (máximo 12 valores) + avaliação teórico-prática (máximo 8 valores) 




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Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicação das normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMDUP para o ano lectivo 2015/2016.


Observações



Maria de Lurdes Lobo Pereira

Segunda -feira das 10:00 h às 12:00 h

Quinta- feira  das 09:00 h às 11:00 h





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