Código: | 1059 | Sigla: | CODPII |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina Dentária |
Ativa? | Sim |
Página Web: | www.paediatric-dentistry.com |
Unidade Responsável: | 3.º Ciclo Doutoramentos |
Curso/CE Responsável: | Doutoramento em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DMDB | 0 | Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 | 1 | - | 4 | 36 | 108 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Ana Paula Coelho de Macedo Augusto | Regente |
Teórica: | 1,00 |
Teorico-Prática: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 1,00 |
David José Casimiro de Andrade | 0,50 | ||
Ana Paula Mendes Alves Peixoto Norton | 0,50 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,00 |
Cristina Maria Ferreira Guimarães Pereira Areias | 0,50 | ||
Ana Paula Coelho de Macedo Augusto | 0,50 |
O objetivo da UC de Odontopediatria II foi elaborado de modo a desenvolver e especificar os conhecimentos previamente adquiridos quer físicos, psiquicos e biológicos sobre a criança bem como aprofundar conhecimentos de técnicas específicas odontopediátricas e proporcionar assim, um treino que permita realizar com destreza, confiança e eficiência o tratamento dentário da criança.
Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições actualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.
A relação entre o ensino teórico e a sua aplicação prática proporciona ao estudante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Com os principais objetivos desta unidade curricular foram elaborados de modo a disponibilizar ao estudante as capacidades físicas, psíquicas e biológicas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica capaz de responder às solicitações da comunidade, acredita-se que a metodologia adotada é a mais indicada e adequada.
Atendendo a que a UC em questão é unicamente teórica disponibilizamos ao estudante aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado das Ciências de Odontopediatria II.
Terapêutica pulpar
Cirurgia em ODP
tratamento protético de crianças e adolescentes
1º molar permanente
traumatismos dentários
Doenças gengivais e periodontais
Hábitos orais viciosos
Prevenção das mal-oclusões
Prevenção da cárieNuma abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem ativa, na qual o aluno assume uma responsabilidade cada vez maior.
Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os estudantes discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.
Avaliação distribuída sem exame final, avaliação continua de apresentação de casos clínicos de acordo com os temas lecionados e assiduidade.Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
---|---|---|---|---|
Participação presencial | 10,00 | |||
Prova oral | 90,00 | |||
Total: | - | 100,00 |