| Código: | 1050 | Sigla: | CCO |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Medicina Dentária |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | www.paediatric-dentistry.com |
| Unidade Responsável: | 3.º Ciclo Doutoramentos |
| Curso/CE Responsável: | Doutoramento em Medicina Dentária |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| DMDB | 0 | Doutoramento em Medicina Dentária - Plano de Estudos 2009/2010 | 1 | - | 3 | 28 | 81 |
O programa curricular da UC Controlo do Comportamento em Odontopediatria foi elaborado de modo a disponibilizar ao estudante a aquisição de capacidades cognitivas, psicomotoras e afectivas imprescindíveis para a boa prática de uma assistência odontopediátrica, capaz de responder às solicitações da comunidade.
Foi preocupação da equipa docente que o programa fosse o mais abrangente possível sem todavia ser surrealista, de acordo com as condições atualmente proporcionadas pelo nosso estabelecimento de ensino.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de sistematizar, fundamentar e planear os casos clínicos mais complexos e suas opções terapêuticas.
Os conteúdos programáticos mencionados possibilitam o cumprimento dos objetivos propostos uma vez que permitem a aprendizagem de matérias específicas e multidisciplinares e das técnicas operatórias, bem como materiais dentários mais recentes usadas em medicina dentáriapermitem ainda a aquisição de conhecimentos e competências adequadas ao exercício informado no Controlo do Comportamento em Odontopediatria I.
2 Sedativos
2.1. Controlo da dor (odontologia sem dor)
2.2. Sedação consciente
2.3. Efeito sedativo profundo
Numa abordagem moderna do ensino da odontopediatria, substitui-se o método clássico centralizado no professor, em que as aulas teóricas assumem papel hegemónico, por um modelo de ensino centralizado no estudante. A aprendizagem passiva (aulas teóricas) é tendencialmente substituída por uma aprendizagem ativa, na qual o estudante assume uma responsabilidade cada vez maior.
Docentes e discentes devem sentir-se mutuamente envolvidos, colaborando entre si e desenvolvendo a capacidade de auto-aprendizagem. Sempre que possível, os estudantes discutem entre si os assuntos e mais tarde fazem-no com os docentes. Substitui-se a simples aquisição de conhecimentos por um modelo assente na resolução de problemas, estimulando-se desde cedo um raciocínio clínico e dedutivo, através da simulação de problemas que o médico irá encontrar futuramente no dia-a-dia da sua profissão.
A avaliação é distribuída sem exame final. A classificação final corresponde ao somatório de assiduidade (10%) acrescida da classificação obtida num trabalho a apresentar sob a forma de artigo de revisão, comunicação oral ou poster de um tema distribuído a cada um dos estudantes (90%).| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial | 10,00 | |||
| Trabalho escrito | 90,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |