| Código: | MD2409 | Sigla: | P II | 
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica | 
| OFICIAL | Psicologia Clínica | 
| Ativa? | Sim | 
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3561 | 
| Unidade Responsável: | Mestrado Integrado | 
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária | 
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIMD | 48 | PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA | 2 | - | 3 | 45 | 81 | 
OBJECTIVOS 
No seguimento da disciplina Psicologia I, a disciplina Psicologia II tem como objectivo dar continuidade à formação dos alunos nas questões relacionadas com a aplicação dos conteúdos e questões da Psicologia ao contexto de actuação e intervenção da Medicina Dentária, procurando mais especificamente: 
- Apresentar, aprofundar e trabalhar conteúdos relacionados com a relação terapêutica (Médico DentistaPaciente), bem como com as suas circunstâncias e condicionantes contextuais (ambiente e setting terapêutico); 
- Abordar e explorar as necessidades e motivações que poderão estar na base da procura de um Médico Dentista; 
- Reflectir sobre as crenças e representações que se formam sobre a Medicina Dentária, sobre os Médicos Dentistas e sobre o contexto de intervenção médico-dentária, e sobre qual o impacto/influência que essas poderão ter na procura de um Médico Dentista; 
- Equacionar os desafios que, à luz de uma abordagem psicossocial, se poderão colocar na concretização da consulta de Medicina Dentária, ensaiando estratégias para os gerir; 
- Sensibilizar para as questões relacionais inerentes à actividade de Médico Dentista, criando oportunidades para que o aluno treine, de forma apoiada, competências-chave (de natureza técnico-relacional) a adquirir por um Médico Dentista; 
- Estimular o aluno para pensar cientificamente sobre a profissão e sobre a actividade de Médico Dentista, introduzindo questões relacionadas com o planeamento e concretização de investigações científicas, e propondo a pesquisa de temáticas que visem o cruzamento de questões da Psicologia com questões da Medicina Dentária; 
- Desenvolver globalmente no aluno um espírito de análise e reflexão crítica sobre a disciplina e os seus conteúdos e sobre a sua utilidade no currículo do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. 
Espera-se que o aluno adquira competências de modo a: 
- ser capaz de criar e manutenciar um ambiente terapêutico propício ao bom desenvolvimento da prática médico-dentária; 
- ser capaz de gerir e adaptar a relação terapêutica em prol do bem-estar físico, psicológico e emocional do paciente e em prol da eficácia da intervenção técnica do Médico Dentista; 
- ser capaz de identificar as necessidades e motivações que levam um paciente a procurar um Médico Dentista; 
- ser capaz de desmitificar as crenças e representações irrealistas que os pacientes possam ter sobre a Medicina Dentária e o contexto de intervenção médico-dentária, sobre os Médicos Dentistas e sobre os tratamentos que irão eventualmente receber; 
- ser capaz de identificar problemas psicossociais associados a populações especiais, bem como criar formas para lidar com as características particulares dessas populações; 
- ser capaz de reflectir de forma crítica, fundamentada e científica sobre as questões da disciplina de Psicologia e da sua aplicação e utilidade no contexto de actuação e intervenção da Medicina Dentária.
Unidade 1 – O ambiente e a relação terapêutica na Medicina Dentária 
1.1. O contexto e o ambiente terapêutico em Medicina Dentária 
1.1.1. O setting terapêutico: uma visão alargada e dinâmica 
1.1.2. Elementos, estruturas e dinâmicas relacionais 
1.2. A relação Médico-Paciente 
1.2.1. Do primeiro contacto ao desenrolar da consulta 
1.2.2. A comunicação Médico-Paciente 
 
Unidade 2 – A procura do Médico Dentista 
2.1. Necessidades e motivações específicas de diferentes públicos-alvo 
2.2. Crenças e representações dos pacientes 
 
Unidade 3 – Desafios na consulta de Medicina Dentária 
3.1. Dor 
3.2. Ansiedade, medo e outros problemas internalizados 
3.3. Hiperactividade e outros problemas externalizados 
3.4. Populações especiais 
3.4.1. Instrumentos de apoio à avaliação e diagnóstico: DSM, CID e CIF 
3.4.2. Deficiência mental 
3.4.3. Paralisia Cerebral 
3.4.4. Deficiências sensoriais 
3.4.5. Doença Mental 
3.5. Saúde oral: Factores psicossociais, prevenção e intervenção comunitária 
3.5.1. Noções sobre Odontologia Preventiva e Comunitária 
3.5.2. Saúde oral: Determinantes e relação com a qualidade de vida 
 
Unidade 4 – Questões de reflexão e investigação científica 
4.1. Organização de um perfil de competências-chave ao nível da comunicação e do relacionamento interpessoal 
4.2. A investigação a par e passo da actividade técnica 
4.2.1. Formas de investigar: do planeamento à concretização 
4.2.2. Temáticas de investigação psicossocial em Medicina Dentária
Aulas Teóricas: 
. Exposição e discussão dos conteúdos programáticos. 
 
Aulas teórico-práticas: 
. Realização de actividades práticas de aplicação dos conhecimentos (rôle-playing, debates,…); 
. Apresentação e discussão de trabalhos práticos em pequeno e grande grupo.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão | 
|---|---|---|---|---|
| Exame | 50,00 | |||
| Trabalho escrito | 50,00 | |||
| Total: | - | 100,00 | 
A obtenção da frequência implica que o aluno: 
- cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas; 
- participe activamente nas actividades a desenvolver em contexto de aula; 
- realize e entregue os trabalhos solicitados; 
- realize o exame escrito de avaliação; 
- obtenha a nota mínima de 9 valores em cada uma das seguintes componentes de avaliação: componente teórica (descontínua, terminal) e componente prática (contínua, processual).
Componente de assiduidade 
10% – Assiduidade (traduzida em 2 valores na nota final) 
 
Componente teórica (descontínua, terminal) 
45% – Exame Final realizado em época de exames 
 
Componente prática (contínua, processual) 
10% – Participação e envolvimento (traduzida em 2 valores na nota final) 
35% – Trabalhos práticos em grupo
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (Despacho N.° GR.03/05/2011) e os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos – finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), ao estarem dispensados da frequência das aulas, deverão em substituição realizar uma componente contínua-processual (componente prática), através da elaboração e apresentação de trabalhos especiais definidos pelos docentes, mantendo-se a obrigatoriedade de cumprirem também a componente descontínua-terminal (componente teórica) através da realização do exame escrito. Aconselha-se estes alunos a falarem com os docentes no início do semestre para a definição atempada do plano de trabalhos.