| Código: | ERO 13 | Sigla: | INFMD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências Dentárias |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1104 |
| Unidade Responsável: | Curso de Especialização |
| Curso/CE Responsável: | Especialização em Reabilitação Oral |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ERO | 4 | Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2011/2012 | 2 | - | 3 | 27 | 81 |
O objectivo principal desta disciplina é introduzir os alunos em conceitos relacionados com a aplicação dos computadores e das ciências da informação na prática clínica e na investigação, permitindo aos estudantes usar as tecnologias de informação de forma produtiva ao longo da sua educação e actividade profissional.
Competências em:
Os estudantes irão também aprender:
TEÓRICO
1. Introdução à Informática Médico-Dentária
2. Utilização de computadores na Clínica de Medicina Dentária: registo clínico electrónico e programas de gestão clínica
3. Integração das Novas Tecnologias na Prática Clínica
4. Internet e Medicina Dentária
4.1. Avaliação da qualidade dos web-sites relacionados com Medicina Dentária
4.2. A pesquisa de informação científica na Internet utilizando motores de busca e bases de dados virtuais
4.3. Medline®: como efectuar uma pesquisa básica e uma pesquisa avançada
5. Gestão de Referências Bibliográficas (EndnoteX5)
COMPONENTE PRÁTICa DA UNIDADE CURRICULAR
TEMAS:
- "Pesquisa de informação científica na WWW: Pesquisa básica e avançada nos portais Google® e Google Scholar®; Pesquisa básica e avançada na base de dados Medline®."
- "Programa informático de gestão de referências bibliográficas Endnote X5®":
- Criação de bases de dados e referências bibliográficas.
- Ligação a bases de dados externas (online) e pesquisa / importação através do Endnote X4®.
- A integração com os processadores de texto, criação de uma bibliografia, formatação das referências, e outras funções.
Todos os resultados válidos da pesquisa efectuada pelos estudantes no parágrafo anterior será inserida numa base de dados criada para o efeito no Endnote X6®, que funcionará como ponto de partida para a base de dados de referências científica a utilizar pelo aluno nos seus trabalhos de Doutoramento.
Aulas e seminários com apresentações multimédia usando o Keynote@Apple.
Aulas teórico-práticas (curso) na sala multimédia para práticas de utilização do programa de gestão de referências bibliográficas Endnote® e pesquisa de informação científica na WWW.
Todo o conteúdo leccionado nas aula estará disponibilizado no Moodle.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 27,00 | 100,00 | |
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| 2/3 das aulas | Frequência das aulas | 27 | 2013-01-11 |
| Total: | 27,00 |
Condições de Frequência: 2/3 das horas de ensino presencial.
Fórmula de avaliação: Hipótese 1: Artigo Científico (75%) + Avaliação Escrita (25%)
Hipótese 2: Poster Científico (50%) + Avaliação Escrita (50%)
Hipótese 3: Avaliação Escrita (100%)
A classificação final obtida em qualquer uma das hipóteses anteriores será cotada para 18 valores (90%), sendo os restantes 2 valores (10%) atribuídos à assiduidade.
A classificação mínima a obter em cada um dos diferentes métodos de avaliação é de 9,0 valores, sendo que a média final de qualquer uma das hipóteses deverá ser superior a 9,5 valores.
A avaliação escrita será efectuada em Janeiro, em data a anunciar.
Fórmula de avaliação: Hipótese 1: Artigo Científico (75%) + Avaliação Escrita (25%)
Hipótese 2: Poster Científico (50%) + Avaliação Escrita (50%)
Hipótese 3: Avaliação Escrita (100%)
A classificação final obtida em qualquer uma das hipóteses anteriores será cotada para 18 valores (90%), sendo os restantes 2 valores (10%) atribuídos à assiduidade.
Poster Científico ou Artigo Científico, de acordo com a hipótese de avaliação sugerida anteriormente.