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Informática médico-dentária

Código: ERO 13     Sigla: INFMD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=1104
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Reabilitação Oral

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ERO 4 Especialização em Reabilitação Oral - Plano de Estudos 2011/2012 2 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal desta disciplina é introduzir os alunos em conceitos relacionados com a aplicação dos computadores e das ciências da informação na prática clínica e na investigação, permitindo aos estudantes usar as tecnologias de informação de forma produtiva ao longo da sua educação e actividade profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências em:

  • Pesquisas de informação científica na world wide web, usando diferentes motores de busca e bases de dados.
  • Utilização do programa de gestão de referências bibliográficas Endnote

Os estudantes irão também aprender:

  • Características dos registos clínicos electrónicos e programas de gestão clínica.
  • Possibilidade de utilização das novas tecnologias em Medicina Dentária.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TEÓRICO

1. Introdução à Informática Médico-Dentária

2. Utilização de computadores na Clínica de Medicina Dentária:  registo clínico electrónico e programas de gestão clínica

3. Integração das Novas Tecnologias na Prática Clínica

4. Internet e Medicina Dentária

4.1. Avaliação da qualidade dos web-sites relacionados com Medicina Dentária

4.2. A pesquisa de informação científica na Internet utilizando motores de busca e bases de dados virtuais

4.3. Medline®: como efectuar uma pesquisa básica e uma pesquisa avançada

5. Gestão de Referências Bibliográficas (EndnoteX5)

COMPONENTE PRÁTICa DA UNIDADE CURRICULAR

TEMAS:

- "Pesquisa de informação científica na WWW: Pesquisa básica e avançada nos portais Google® e Google Scholar®; Pesquisa básica e avançada na base de dados Medline®."

- "Programa informático de gestão de referências bibliográficas Endnote X5®":

      - Criação de bases de dados e referências bibliográficas.

      - Ligação a bases de dados externas (online) e pesquisa / importação através do Endnote X4®.

      - A integração com os processadores de texto, criação de uma bibliografia, formatação das referências, e outras funções.

Todos os resultados válidos da pesquisa efectuada pelos estudantes no parágrafo anterior será inserida numa base de dados criada para o efeito no Endnote X6®, que funcionará como ponto de partida para a base de dados de referências científica a utilizar pelo aluno nos seus trabalhos de Doutoramento.

Bibliografia Obrigatória

Schleyer et al.; From information technology to informatics: the information revolution in dental education., J Dent Edu 2012; 76(1): 142-153
Schleyer et al.; Clinical Computing in General Dentistry., Journal of the American Medical Informatics Association 2006; 13(3):344-352, 2006
Atkinson J, Zeller G.; Electronic Patient Records for Dental School Clinics: More Than Paperless Systems., J Dent Edu 2002; 66(5): 634-642, 2002
Dias R.; Utilização de computadores na clínica de medicina dentária., Tese de Mestrado Integrado em Medicina Dentária. UCP., 2010
Thyvalikakath T et al; A usability evaluation of four commercial dental computer-based patient record systems., J Am Dent Assoc 208; 139: 1632-1642
Schleyer T. ; Why integration is key for dental office technology., JADA 2004; 135: 4S-10S
Napoletano D.; The 3i's of technology integration., Dental Economics. 2006; 96(8): 86-89, 2006
Friedman C.; Where's the science in Medical Informatics., J Am Med Inform Assoc 1995; 2(1): 65-67, 1995
Schleyer T.; Dental Informatics: An Emerging Biomedical Informatics Discipline., J Dent Edu 2003; 67(11): 1193-1200, 2003
Valerie Powell, Franklin M. Din, Amit Acharya, Miguel Humberto Torres-Urquidy; Integration of Medical and Dental Care and Patient Data, Springer, 2012. ISBN: 978-1-4471-2184-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas e seminários com apresentações multimédia usando o Keynote@Apple.

Aulas teórico-práticas (curso) na sala multimédia para práticas de utilização do programa de gestão de referências bibliográficas Endnote® e pesquisa de informação científica na WWW.

Todo o conteúdo leccionado nas aula estará disponibilizado no Moodle.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 27,00 100,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
2/3 das aulas Frequência das aulas 27 2013-01-11
Total: 27,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: 2/3 das horas de ensino presencial.

Fórmula de avaliação: Hipótese 1: Artigo Científico (75%) + Avaliação Escrita (25%)

Hipótese 2: Poster Científico (50%) + Avaliação Escrita (50%)

Hipótese 3: Avaliação Escrita (100%)

A classificação final obtida em qualquer uma das hipóteses anteriores será cotada para 18 valores (90%), sendo os restantes 2 valores (10%) atribuídos à assiduidade.

A classificação mínima a obter em cada um dos diferentes métodos de avaliação é de 9,0 valores, sendo que a média final de qualquer uma das hipóteses deverá ser superior a 9,5 valores.

A avaliação escrita será efectuada em Janeiro, em data a anunciar.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: Hipótese 1: Artigo Científico (75%) + Avaliação Escrita (25%)

Hipótese 2: Poster Científico (50%) + Avaliação Escrita (50%)

Hipótese 3: Avaliação Escrita (100%)

A classificação final obtida em qualquer uma das hipóteses anteriores será cotada para 18 valores (90%), sendo os restantes 2 valores (10%) atribuídos à assiduidade.

Provas e trabalhos especiais

Poster Científico ou Artigo Científico, de acordo com a hipótese de avaliação sugerida anteriormente.

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