Biologia Celular e Molecular II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Programa
Temas Teóricos
Membranas biológicas – Estrutura e função. Transporte transmembranar. Transdução eléctrica de estímulos.
O núcleo. Transporte nuclear.
Transporte intracelular de proteínas - Compartimentação celular; Citosol e retículo endoplasmático. Via de secreção - Aparelho de Golgi; Exocitose
Endocitose e lisossomas. Peroxissomas, mitocôndrias e cloroplastos.
Citosqueleto - movimentação de moléculas e organelos. Forma celular.
Matriz extracelular; Mecanismos de adesão intercelular e entre células e matriz
Citosqueleto e Mecanismos de mobilidade.
Princípios gerais da sinalização celular. Sinalização intracelular: receptores de membrana associados à proteína G; receptores de membrana associados a enzimas.
Ciclo celular - Regulação molecular da interfase. Mitose, Oncogenes, supressores tumorais e apoptose. Sinalização celular, ciclo celular, apoptose e cancro: integração dos conhecimentos.
Meiose. Formação dos gâmetas masculinos e femininos. Fertilização.
Biologia do desenvolvimento: Modelos biológicos para o estudo da biologia do desenvolvimento. Fertilização, Segmentação e Gastrulação em Xenopus Laevis. Regulação genética. Formação dos eixos embrionários em Drosophila melanogaster.
Temas Práticos:
- Aplicações práticas da tecnologia de análise de DNA: DNA fingerprintting
- Aplicações práticas da tecnologia de análise de DNA: PCR de microsatélites
- Aplicações práticas da tecnologia de análise de DNA em humanos: Diagnóstico de doenças. Exercícios práticos
- Aplicações práticas da tecnologia de análise de Proteínas: Interpretação de experiências. Exercícios práticos
- Núcleo e cromatina
- Organelos
- O Ciclo celular: Da interfase à Mitose
- A Meiose e os Gâmetas
- Embriologia e Bases Moleculares do desenvolvimento: Aspectos gerais e Modelo de Drosophila
Temas teórico-Práticos
Os alunos (em grupos de 4) elaboram um seminário para apresentação no final do ano lectivo. Todos os trabalhos são discutidos pelos docentes e colegas da disciplina.
Temas propostos para o Ano lectivo 2007/2008:
- Células estaminais e perspectivas terapêuticas
- Técnicas de DNA aplicadas a diagnóstico e investigação criminal
- Telómeros, envelhecimento e cancro
- Biologia do cancro oral
- Novas terapias do cancro
- Prémio Nobel da Medicina 1986: Descoberta dos factores de crescimento
- Prémio Nobel da Medicina 1989: Origem celular dos Oncogenes retrovirais
- Prémio Nobel da Medicina 2001: Reguladores do Ciclo Celular
- Prémio Nobel da Medicina 2002: Regulação genética do desenvolvimento de órgãos e morte celular programada
- Prémio Nobel da Medicina 2005: Descoberta da Helicobacter Pylori e a sua importância no desenvolvimento de gastrites.
- Prémio Nobel da Medicina 2006: “RNA Interference: silenciamento de genes por acção de RNA de cadeia dupla”
- Prémio Nobel da Medicina 2007: “Principles for introducing specific gene modifications in mice by the use of embryonic stem cells"
Artigos para discussão nas aulas:
"Drugs and addiction, ecstasy and cannabis"
"Botulinum Toxin as a Biological Weapon"
"Gene therapy for lysosomal storage diseases: the lessons and promise of animal models"
"Scurvy: historical review and current diagnostic approach"
“Role of stem cells in cancer therapy and cancer stem cells: a review”
Bibliografia Obrigatória
Alberts Bruce 070;
Molecular biology of the cell. ISBN: 0-8153-4072-9
Cooper Geoffrey M.;
The^cell. ISBN: 0-87893-220-7
Bibliografia Complementar
Lodish Harvey 070;
Molecular cell biology. ISBN: 0-7167-4366-3
Carlos Azevedo; Biologia Celular e Molecular, Lidel – Edições técnicas, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aprendizagem activa.
Execução de trabalhos de laboratório
Resolução de problemas de aplicação prática
Apresentação e discussão de temas actuais ligados à biologia celular e molecular.
Execução de seminários que contribuem para parte da classificação final, elaborados com acompanhamento de um docente, durante período lectivo previsto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
100,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
AVALIAÇÃO
Constituída por Avaliação Contínua, para ajuste de nota, Avaliação Teórica (T), Avaliação Prática (P) e Avaliação Teórico- Prática (TP).
Avaliação Teórica (T)
2 Testes com duração de 1 hora.
Organização dos testes:
20 Questões do tipo Verdadeiro/falso - 10 valores.
10 Questões de resposta curta - 10 valores.
O primeiro teste contribui para 40% da nota teórica final
O segundo teste contribui para 60% da nota teórica final
A nota mínima teórica final deve ser igual ou superior a 9.5 valores
Avaliação prática (P)
3 testes com duração de 1h cada
O primeiro teste contribui para 30% da nota prática final
O segundo teste contribui para 20% da nota prática final
O terceiro teste contribui para 50% da nota prática final
A nota mínima prática final deve ser igual ou superior a 9.5 valores
Avaliação Teórico-Prática (TP)
Atribuída pelo docente responsável, ouvidos outros elementos do corpo docente, em função do trabalho desenvolvido
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é determinada pelo somatório das 3 componentes de avaliação.
Contribuição relativa da avaliação teórica, prática e teórico-prática:
Avaliação Teórica (T) – 50% da nota final
Avaliação Prática (P) – 30% da nota final
Avaliação Teórico-prática (TP) – 20% da nota final
Melhoria de classificação
Para melhoria de nota é obrigatorio fazer um exame com as componentes teórica e prática da disciplina, mantendo-se o mesmo critério de avaliação aplicado à época de recurso.
Observações
Época de recurso:
O exame teórico representa a nota teórica final
O exame prático contribui para 70%da nota prática final, sendo os restantes 30% resultado da avaliação continua efectuada durante o semestre.
Mantém-se a nota teórico-prática obtida durante o semestre.
A nota final é determinada pelo somatório das 3 componentes de avaliação.
Contribuição relativa da avaliação teórica, prática e teórico-prática:
Avaliação Teórica (T) – 50% da nota final
Avaliação Prática (P) – 30% da nota final
Avaliação Teórico-prática (TP) – 20% da nota final