Epidemiologia e Bioestatística I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências Físicas |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A aquisição de conceitos e princípios que presidam ao espírito científico, é a primeira das prioridades, a que se seguirá a aquisição de competências para a produção científica.
Para tal, devem os discentes serem capazes de: realizar pesquisas bibliográficas (domínio de metodologias e fontes), a implementar de desenhos de investigação (integração de objectivos, hipóteses e métodos estatísticos), interpretar resultados com base no cálculo matemático e serem capazes de os divulgar.
Por último, capacitar para o trabalho científico, multidisciplinar e, na obter competências de maior transversalidade.
Programa
1. Aplicações Informáticas
1.1. Análise estatística em calculadora gráfica
1.2. Análise estatística em Excel
1.3. Análise estatística em SPSS
1.3.1. Definição de variáveis
1.3.2. Definição de uma variável em função de outras
1.3.3. Importação de ficheiros externos
1.3.4. Estatísticas elementares de uma variável numérica
1.3.5. Parâmetros estatísticos
1.3.6. Tabelas de frequência
1.3.7. Representação gráfica
1.3.8. Formatação de um gráfico para uma função específica
1.3.9. Ajustamento de uma variável a uma função de distribuição de probabilidades
II. EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
1. Conceitos e princípios básicos
1.1. Objectivos da Epidemiologia
1.2. Demografia
1.3. Enfermidade
1.4. A origem das doenças. História natural e sua evolução.
1.5. Doenças
1.5.1. Infecciosas
1.5.2. Crónicas
1.6. Sinais e sintomas
2. Níveis de prevenção para a doença
3. Medir doença
3.1. Métodos qualitativos
3.2. Métodos quantitativos (Taxas)
3.2.1. Indicadores de morbilidade
3.2.2. Indicadores de mortalidade
3.3. Padronização de taxas
4. Epidemiologia das doenças infecciosas.
4.1. Agentes de infecção
4.2. Processos de transmissão
4.3. Cadeia de infecção
4.4. Surtos e Epidemias.
5. Estudos epidemiológicos
5.1. Observacionais
5.2. Experimentais
6. Indicadores de risco
7. Erro
7.1. Aleatório
7.2. Sistemático
8. Associação e causalidade
8.1. Tipos de associações.
8.2. Associações espúrias
8.3. Variáveis de confundimento
8.4. A causa – perspectiva filosófica, médica e epidemiológica.
8.5. Causa suficiente, necessária e os factores causais.
8.6. Critérios de causalidade
III. BIOESTATÍSTICA
1. Introdução à Estatística
1.1. Objectivos da estatística
1.2. População e amostra
1.3. Fases da análise estatística
2. Estatística descritiva
2.1. Variáveis e escalas
2.2. Caracterização de amostras univariadas
2.2.1. Estatísticas
2.2.2. Representações gráficas
2.3. Caracterização de amostras bivariadas
2.3.1. Qualitativas
2.3.2. Quantitativas
3. Variáveis aleatórias
3.1. Discretas: Função de probabilidade, Função de distribuição de probabilidades.
3.2. Contínuas: Função de densidade de probabilidade, Função de distribuição de probabilidades.
3.3. Breve referência aos parâmetros das distribuições de probabilidades.
4. Caracterização de distribuições teóricas de probabilidade univariadas
4.1. Discretas
4.1.1. Distribuição Binomial
4.1.2. Distribuição de Poisson
4.2. Contínuas
4.2.1. Distribuição Uniforme
4.2.2. Distribuição Normal
4.2.3. Distribuição t Student
4.2.4. Distribuição Z (Normal tipificada)
4.3. Transformação Z
5. Amostragem
5.1. Técnicas de amostragem
5.1.1. Aleatórias ou probabilísticas
5.1.2. Dirigidas
5.2. Distribuições amostrais
5.2.1. Distribuição da média amostral
5.2.2. Valor esperado e variância
5.3. Teorema do limite central
5.3.1. Consequências nas aproximações de distribuições à Normal
6. Estimativa pontual
6.1. Estimadores e estimativas
6.2. Propriedades dos estimadores pontuais
6.3. Breve referência aos métodos de Estimação
7. Estimativa por intervalo
7.1. Conceito de Intervalo de Confiança
7.1.1. IC para a média
7.1.2. IC da proporção binomial
7.1.3. IC da variância de uma pop. normal
7.2. Dimensionamento de amostra
8. Testes de hipóteses
8.1. Aspectos teóricos
8.1.1. Delineamento das hipóteses
8.1.2. Selecção da estatística do teste T
8.1.3. Regra de decisão e nível de significância (α), valor de prova (p)
8.1.4. Erro tipo I e II. Potência do teste
8.1.5. Relação entre os testes de hipóteses e os intervalos de confiança.
9. Testes Z para uma população
9.1. Teste para uma média
9.2. Teste para uma proporção
10. Testes de hipóteses para duas populações
10.1. Testes para comparação de duas populações: Teste Z e Zpar
10.2. Testes para comparação de duas populações: Teste t e tpar
Bibliografia Obrigatória
Daniel Wayne W.;
Biostatistics. ISBN: 978-0471-45654-4
Jekel James F.;
Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. ISBN: 85-363-0296-8
Stone D; Armstrong R; Macrina D; Pankau J; Introdução à Epidemiologia, McGraw Hill, 1999. ISBN: 972-773-002-7
Beaglehole R.;
Epidemiologia básica. ISBN: 85-7288-189-1
Bibliografia Complementar
Gordis Leon;
Epidemiology. ISBN: 978-1-4160-4002-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e teórico-práticas – Duas horas semanais.
Aulas práticas – Duas horas semanais.
Tempos de estudo e trabalho de investigação – Três horas e meia semanais.
Software
Spss
Palavras Chave
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências da Saúde
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
60,00 |
|
|
| Apresentação de relatório preliminar de análise estatística |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
2,00 |
|
2012-01-09 |
| Apresentação de relaório de análise estatística |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
2,00 |
|
2012-01-20 |
| Teste para avaliação de competências |
Exame |
2,00 |
|
2012-01-30 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Todas as aulas estão sujeitas ao regime de faltas.
Para obtenção de frequência os alunos terão de possuir menos de 1/4 de faltas em relação ao número total de aulas ministradas no ano lectivo decorrente ou no ano lectivo anterior.
Fórmula de cálculo da classificação final
Época normal:
O sistema de avaliação é constituído pelo método de avaliação processual, descontínua e sumativa, compreendido em quatro momentos, apenas para os estudantes com frequência na disciplina no ano em curso.
Momentos da avaliação descontínua e sumativa:
1º Momento de avaliação – Prático (P1). Entrevista individualizada e breve discussão sobre os resultados preliminares obtidos num relatório de análise estatística (cotação 4,5%);
2º Momento de avaliação – Prático (P2). Entrega do RAE (cotação 40,5%);
Consiste na realização de um relatório analítico baseado numa base de dados em que se pretende atingir diversos objectivos com diferentes gradientes de complexidade. Pretende-se que o estudante realize análises descritivas, utilizando para o efeito representações gráficas, tabelas de frequências e indicadores estatísticos (2 valores).
Em segundo lugar, pretende-se, tomando por base as representações gráficas e tabulares, que o discente seja capaz de uma análise individual das variáveis em estudo (7 valores). De seguida, procura-se avaliar a capacidade de comparar variáveis e indagar relações (7 valores). Por fim, deseja-se que se conjecturem hipóteses explicativas dos resultados anteriormente obtidos e se proponham novos estudos (4 valores).
3º Momento de avaliação – Teste escrito (T1) de 2 horas (cotação 45%);
4º Momento de avaliação – Assiduidade (cotação estratificada em relação ao número de presenças, além do mínimo obrigatório e, até ao máximo de 2 valores – 10%).
A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores a qualquer um dos três primeiros momentos de avaliação descritos.
Fórmula de avaliação processual, descontínua e sumativa:
Avaliação final = 0,45*T1 + 0,045*P1 + 0,405*P2+0,1*Coeficiente de assiduidade
Estudantes com frequência no ano anterior
Os estudantes com frequência e reprovados no ano anterior obtêm aprovação com teste escrito (T1), com duração de duas horas, onde serão avaliados os objectivos propostos no início do período lectivo e com a classificação obtida no RAE realizado no ano anterior (P2). A aprovação faz-se depender de nota mínima de 9,0 valores a qualquer um dos dois momentos de avaliação descritos.
Avaliação final = 0,5*T1 + 0,5*P2
Época de Recurso:
Serão submetidos a Exame de Recurso os discentes sem a aprovação anterior e que não possuam mais de 25% de faltas em relação às aulas dadas (obtenção de frequência no ano decorrente ou anterior).
Este método de avaliação é composto por um exame teórico (2 horas) e por um exame prático (1 hora) não sujeitos a nota mínima.
Fórmula de avaliação em exame de recurso:
Avaliação final no Exame Recurso = 0,75T + 0,25P
Provas e trabalhos especiais
Componente prática da avaliação (trabalho individualizado)
Relatório de Análise Estatística (RAE)
Consiste na realização de um relatório analítico baseado numa base de dados em que se pretende atingir três objectivos com diferentes gradientes de complexidade. No primeiro, pretende-se, tomando por base as representações gráficas e tabulares, que o discente seja capaz de uma análise individual das variáveis em estudo (7 valores). No segundo, pretende-se avaliar a capacidade de comparar variáveis e indagar relações (8 valores). No último objectivo, deseja-se que os alunos conjecturem hipóteses explicativas dos resultados anteriormente obtidos e proponham novos estudos (5 valores).
Melhoria de classificação
Fórmula de melhoria em Exame de Recurso:
Avaliação Final = 0,75* Exame teórico + 0,25 *Exame prático