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Fisiologia II

Código: MD2404     Sigla: F II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 77 PLANO OFICIAL 2007/2008 BOLONHA 2 - 5 72 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS

A Fisiologia Médica explora a função orgânica nos diferentes graus de organização, do nível subcelular ao organismo. O ensino de Fisiologia I e II na licenciatura de Medicina Dentária tem como objectivos gerais:

• Fornecer aos alunos de Medicina Dentária os conhecimentos básicos para uma compreensão dos mecanismos de funcionamento dos sistemas orgânicos e sua visão integrada;

• Fomentar a discussão de efeitos de diferentes perturbações do equilíbrio orgânico (p.e. patologias) através de programas de simulação ou discussão de casos problema;

• Proporcionar um ambiente de ensino que estimule a atitude crítica e o raciocinio, indispensáveis à actividade de todos os profissionais de saúde;

• Desenvolver a capacidade de estudo e integração de conhecimento do aluno, qualidades essenciais para a prática da Medicina baseada na evidência.

Programa

CONTEÚDOS

Fisiologia II
• Fisiologia cardiovascular
• Fisiologia respiratória
• Fisiologia do exercício físico
• Fisiologia digestiva
• Fisiologia da reprodução e adaptação do feto à vida extra-uterina

Bibliografia Obrigatória

Widmaier Eric P.; Vander.s human physiology. ISBN: 0-07-111677-X

Bibliografia Complementar

Guyton Arthur C.; Textbook of medical physiology. ISBN: 0-7216-0240-1
Boron Walter F.; Medical physiology. ISBN: 1-4160-2328-3
Berne Robert M 340; Physiology. ISBN: 0-3230-3390-3
Anabela Mota Pinto; Fisiopatologia - Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2007. ISBN: 978-972-757-429-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Escolaridade semanal / aluno:
• 1 aula teórica de 60 minutos
• 1 aula teórico-prática de 30 minutos e 1 de 60 minutos
• 1 aula prática de 90 minutos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Notas mínimas:
- exame teórico: 3,5 valores (máximo - 10 valores)
- avaliação contínua: máximo - 4 valores
- mini-testes (média dos 3): máximo - 6 valores

Nota mínima da avaliação prática (avaliação contínua + mini-testes): 3,5 valores (máximo - 10 valores)

Nota mínima para aprovação na disciplina: 10,0 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final tem 2 componentes: avaliação prática (P) e teórica (T), ponderadas da seguinte forma:
• Classificação final = P + T

A avaliação prática (máximo - 10 valores) será efectuada da seguinte forma:
• avaliação contínua pelo docente das aulas práticas, sendo a classificação atribuída de 0 a 4 valores
• 3 mini-testes valendo 2 valores cada um (total - 6 valores)

A avaliação teórica (máximo - 10 valores) será realizada sob a forma de prova escrita num momento determinado pelo calendário escolar. A prova terá um total de 60 perguntas distribuídas em dois grupos (40 perguntas de escolha múltipla e 20 de verdadeiro/falso). O exame da época de recurso organiza-se da mesma forma que o exame da época normal.

A assiduidade será avaliada. Para tal, cada falta dos alunos corresponderá a uma penalização na nota final.

Nota mínima para aprovação na disciplina: 10,0 valores

Observações

Bibliografia Principal:
• Vander’s Human Physiology – The mechanisms of body function. Widmaier E P, Raff H, Strang KT. 11st edition. Mc Graw-Hill, 2006.

Bibliografia Complementar
• Physiology- Berne MR, Levy NL, Koeppen BM, Stanton BA. 5th Ed. Mosby Inc., 2003
• Textbook of Medical Physiology. Guyton A. W.B. 10th edition. Saunders Company, 2000
• Medical Physiology. Boron W, Boulpaelp EL. 1st edition.Saunders 2003.
• Fisiopatologia - Fundamentos e Aplicações. Anabela Mota Pinto. Lidel, 2007
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