Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 213

Psicologia

Código: 213     Sigla: 213

Ocorrência: 2005/2006 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 37 Plano oficial a partir de 2000 2 3 6,5 -

Objetivos

• Fornecer aos futuros médicos dentistas conhecimentos teóricos e competências práticas que contribuam para a sua formação psicológica.
• Demonstrar a natural simbiose da Medicina Dentária com a Psicologia da Saúde.
• Instruir sobre os diferentes domínios da Psicologia Médica.
• Revelar as potencialidades das intervenções psicológicas em complemento das terapêuticas farmacológicas.

Programa

- Definição dos conteúdos e das metodologias pedagógicas propostas para a disciplina.
- A actualidade e o enquadramento da Psicologia no âmbito das Ciências Médicas.
- A Psicologia enquanto disciplina científica: o campo da Psicologia, as fontes do conhecimento psicológico. As raízes da Psicologia contemporânea.
- A anamnese em Psicologia Médica: das interacções comportamentais aos sintomas, como respostas desadaptativas.
- A semiologia Psicológica como complemento e enriquecimento da semiologia médica: a Psicologia Médica enquanto propedêutica de uma Ciência da Relação Interpessoal. A entrevista clínica. Exames complementares.
- A abordagem Sistémica: novo paradigma científico, linguagem para a auto organização dos organismos vivos.
- Conceito de Stress e de Síndrome Geral da Adaptação.
- Apreciação e funcionalidade do Modelo Bio-psico-social.
- Noções de Psicopatologia: perturbações da afectividade, do comportamento e da percepção. Exemplos com aplicações à prática clínica.
- A Dor em Psicologia: da nocicepção ao Síndrome.
- A relação médico doente como didáctica das relações humanas. => Finalidade: estudo dos factores subjectivos que determinam o médico e o doente no encontro objectivado.
- Noções de Psicofarmacologia: as Benzodiazepinas e os Antidepressivos, mecanismos de acção, indicações e contra indicações em Medicina Dentária.
- As terapias Psicológicas e sua funcionalidade na prática clínica.

Bibliografia Principal

- Kendler, H. “Psicologia Geral”. Fund. Calouste Gulbenkian, Lisboa (2 volumes).
- Wittaker, JO “Psicologia”. Ed. Interamericana, México.
- Moor, L. “Elements de Psychologie Médicale de la pratique quotidiene”. Ed. Masson, Paris, 1972.
- Ridruejo Alonso, P.,Medina Léon & Rubio Sánchez JL: “Psicología Médica”, Editora McGraw – Hill – Interamericana, 1996.
- Berge M, Veerkamp J & Hoogstraten J. “Dentists’ behavior in response to child dental fear. J Dent Children, 1999, Jan-Feb:36-40
- Kan M, Ishikawa T & Nagasaka N. “A study of psychological stress created in dentists by children during pediatric dental treatment”. J Dent Children 1999, Jan-Feb: 41-48
- Ram D, Mamber E & Fucks AB. “The effect of metaclopramide and hydroxysine in sedation of infants undergoing dental treatment”. J Dent Children 1999, Jan-Feb: 49-52.
- Adriano Vaz Serra. “O Stress na vida de todos os dias”. Coimbra, ed. Do autor,1999.
- Freeman R. “The common sense aproach”. British Dent J 1999;186:450-452
- Freeman R. “A psychodynamic understanding of the dentist-patient interaction”. British Dent J 1999;186:503-506
- Riley JL, Robison ME, Wise EA, Campbell LC, Kashikar-Zuck S, Gremillion HÁ. “Predicting treatment compliance following facial pain evaluation”. J of Craniomandibular Practice 1999;17:9-16
- Bornas X, Llabres J, Noguera M, Lopez AM, Barcelo F, Tortella-Feliu M, Fullana MA. "Looking at the heart of low and high heart rate variability fearful flyers: self-reported anxiety when confronting feared stimuli. Biol Psychol. 2005 Dec;70(3):182-7. Epub 2005 Mar 2.
- Savanheimo N. Vehkalahti MM, Pihakari A, Numminen M. Reasons for and parental satisfaction with children's dental care under general anaesthesia. Int. J. Paediatr. dent. 2005 Nov;15(6):448-54.
- Eli I. Behavioural interventions could reduce dental anxiety and improve dental attendance in adults. Evid Based Dent. 2005;6(2):46.
- Wogelius P. Poulsen S. Associations between dental anxiety, dental treatment due to toothache, and missed dental appointments among six to eight-year-old Danish children: a cross-sectional study. Acta Odontol Scand. 2005 Jun;63(3):179-82.
- Van Wijk AJ, Hoogstraten J. Experience with dental pain and fear of dental pain. J Dent Res. 2005 Oct;84(10):947-50.
- Campbell C, Hosey MT, McHugh S. Facilitating coping behavior in children prior to dental general anesthesia: a randomized controlled trial. Paediatr Anaesth. 2005 Oct;15(10):831-8.
- Yamalik N. Dentist-patient relationship and quality care 3. Communication. Int Dent J. 2005 Aug;55(4):254-6.
Folayan MO, Fatusi A. Effect of psychological management techniques on specific item score change during the management of dental fear in children. J Clin Pedistr Dent. 2005 Summer;29(4):335-40.
- Citron Cl. Should the parents be present during the pediatric exam? Dent Today. 2005 Jul;24(7):10;author reply 14.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

• Exposição teórica temática: aula teórica semanal de 1h.
• Trabalho de grupos.
• Aulas teórico-práticas específicas: preparadas pelos alunos, para aprofundamento de algumas unidades temáticas.
• No actual plano de estudos não estão previstas aulas práticas para esta disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-03 às 11:25:56 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico