Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 310

Farmacologia Dentária

Código: 310     Sigla: 310

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 50 Plano oficial a partir de 2000 3 6 10 -

Objetivos

A disciplina “Farmacologia Dentária” tem um cariz essencialmente formativo e informativo. O conteúdo programático e a metodologia de ensino adoptados visam proporcionar aos alunos conhecimentos farmacológicos amplos e variados, de modo a permitir a compreensão e a frequência com êxito de disciplinas subsequentes que se relacionam com a terapêutica medicamentosa.

Programa

I. Princípios gerais da acção dos fármacos.
II. Fármacos utilizados no controlo da dor.
III. Farmacologia do sistema nervoso periférico.
IV. Farmacologia do sistema nervoso central.
V. Fármacos que modificam a hemóstase.
VI. Fármacos utilizados na terapêutica anti-infecciosa.
VII. Fluoretos.
VIII. Quimioterapia antitumoral e imunofarmacologia.
IX. Farmacologia do sistema cardiovascular. Fármacos usados nas anemias.
X. Farmacologia do sistema respiratório. Histamina e anti-histamínicos H1.
XI. Farmacologia do aparelho digestivo.
XII. Farmacologia do sistema endócrino.
XIII. Manifestações orais dos fármacos.
XIV. Fármacos utilizados em situações de emergência no consultório dentário.

Na 1ª parte do programa - princípios gerais da acção dos fármacos – pretende-se familiarizar o aluno com os termos e os conceitos básicos que caracterizam a ciência farmacológica. O conhecimento dos aspectos que são comuns à utilização de qualquer fármaco, tais como o seu comportamento cinético no organismo, o modo como produz as suas acções e de como o seu efeito terapêutico é avaliado é fundamental para a selecção, objectiva e crítica, do medicamento a utilizar numa determinada situação clínica. Contribui também para o uso racional dos fármacos, expondo os pacientes menos frequentemente a esquemas terapêuticos inúteis e evitando, sempre que possível, efeitos adversos devidos a interacções com o paciente, a doença ou outros fármacos.

Os grupos de fármacos que constituem o arsenal terapêutico do médico dentista – fármacos utilizados no controlo da dor e inflamação, fármacos que promovem a hemóstase e fármacos utilizados na terapêutica anti-infecciosa – são estudados de modo detalhado no que diz respeito aos aspectos de farmacocinética, mecanismo de acção, acções farmacológicas, indicações terapêuticas, interacções farmacológicas e principais fármacos de cada grupo.

A farmacologia dos vários sistemas de regulação – sistema nervoso vegetativo, sistema nervoso central, sistema cardiovascular, sistema respiratório, aparelho digestivo, sistema endócrino – é estudada de modo mais sucinto. Abordam-se aspectos gerais relacionados com o mecanismo de acção, acções farmacológicas e fármacos representativos. Destacam-se os aspectos relacionados com as consequências da utilização destes fármacos em medicina dentária, tais como a possibilidade de interacções farmacológicas, consequências na saúde oral e precauções com o paciente durante os procedimentos dentários.

Inclui-se ainda informação relativa às manifestações orais dos fármacos e, também, aos fármacos utilizados em situações de emergência no consultório dentário.




Bibliografia Principal

“Farmacologia e Terapêutica em Medicina Dentária”
Maria Helena Fernandes. Medisa, 2001 - 2004.

“Pharmacology and Therapeutics for Dentistry”, 4ª edição. J.A. Yagiela, E.A. Neidle, F.J. Dowd. Mosby, 1998.

"Pharmacology and Dental Therapeutics", 3ª edição.
R.A. Seymour, J.G. Meechan, M.S. Yates. Oxford University Press 1999.

"Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas", 4ª edição. Coordenação de W. Osswald e S. Guimarães. Porto Editora, 2001.

“Clinical Pharmacology”, 9ª edição. P. N. Bennett, M. J. Brown. Churchill Livingstone, 2003.




Bibliografia Complementar

Artigos científicos recentes sobre os temas em discussão nas aulas práticas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino adoptada privilegia a formação de um espírito de aprendizagem crítico e selectivo e não a memorização indiscriminada de informação. Considera-se objectivo prioritário dar ênfase aos princípios gerais da farmacologia e a sua aplicação a situações específicas, por exemplo, farmacologia dos sistemas de regulação, controlo da dor e inflamação, controlo da infecção. Esta forma de tratar os assuntos, do geral para o particular, acentuando sempre a importância dos conceitos de base, visa minimizar os riscos de uma desactualização dos conhecimentos adquiridos, permitindo simultaneamente a sua aplicação a novas situações.
O ensino da farmacologia especial baseia-se no estudo dos fármacos que são representativos das respectivas classes farmacológicas. Aprecia-se o seu mecanismo de acção e a sua farmacocinética e, a partir destes parâmetros, deduzem-se as respectivas acções farmacológicas, possíveis indicações terapêuticas e efeitos adversos e possibilidade de interacções farmacológicas. Esta metodologia permite uma rápida compreensão das características dos fármacos do mesmo grupo e, também, evidenciar as diferenças que possam existir entre si. Esta abordagem parece ser a solução possível, face à constante variação do espectro de fármacos disponível. Contribui também para estruturar a informação de acordo com a sequência racional para o uso dos fármacos – selecção, esquema de administração, efeitos terapêuticos e adversos e sua monitorização – aspectos que os alunos terão oportunidade de desenvolver em disciplinas clínicas subsequentes.
A participação activa do aluno no processo de aprendizagem é constantemente estimulada. O envolvimento do aluno contribui para o desenvolvimento de uma atitude baseada na curiosidade e exploração do conhecimento, fundamental para o processo de educação contínua que é essencial para todos os profissionais de saúde.

Aulas teóricas: 2 aulas de 60 minutos.
Os vários temas são tratados de forma sistemática e organizada. São claramente identificados os objectivos a atingir e as conclusões a realçar.

Aulas teórico-práticas: 1 aula de 60 minutos.
São evidenciados os aspectos de carácter aplicado relacionados com os assuntos abordados nas aulas teóricas.
Frequência obrigatória.

Aulas práticas: 1 aula de 90 min, com os alunos divididos em duas turmas e organizados em pequenos grupos de trabalho. Discussão de temas relacionados com as aulas teóricas e teórico-práticas e normalmente orientados para a medicina dentária.
A aula inclui uma apresentação muito breve do tema pelo docente e, seguidamente, os alunos têm oportunidade de o desenvolver e aprofundar, consultando uma bibliografia variada que inclui principalmente artigos científicos recentes e relevantes sobre o assunto em discussão.
A análise crítica de artigos constitui uma componente importante das aulas práticas. No entanto, estes artigos não constituem fonte de informação primária mas, antes, um instrumento de trabalho que permite ilustrar a relevância dos temas em discussão e aplicar princípios farmacológicos básicos. A consulta de publicações conscencializa o aluno para a complexidade da informação disponível, em termos de quantidade e qualidade, e a importância da sua avaliação crítica. Além disso, possibilita o início de uma prática que deve ser parte integrante de um processo de aprendizagem contínuo.
Frequência obrigatória.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Frequência de 2/3 das aulas teórico-práticas e práticas.

Classificação mínima da componente prática que permite a realização da avaliação da componente teórica = 1,5 valores (máximo = 4 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final:

A. Avaliação contínua:
(Média aritmética das notas das duas frequências) + (Somatório das classificações dos mini-testes).
B. Avaliação final:
(Nota do exame final) + (Somatório das classificações dos mini-testes).

Nota mínima de aprovação na disciplina = 9,5 valores = 10 valores

Observações

Equipa docente:
Maria Helena Raposo Fernandes - Professor Catedrático
Maria de Lurdes Lobo Pereira - Assistente

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-03 às 15:44:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico