Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A cultura participativa nos sites de rádio portugueses

A cultura participativa nos sites de rádio portugueses

Título
A cultura participativa nos sites de rádio portugueses
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2011
Autores
Lima, Helena
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Internacional
I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, CONFIBERCOM 2011
São Paulo, 31de Julho a 4 de Agosto de 2011
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da comunicação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Outras Informações
Resumo (PT): Nos sites noticiosos da internet a cultura da participação pública é u ma característica muito valorizada que assume três formas preferenciais: o número de visitas, votações e comentários. Sendo a interatividade característica do meio digital, ela tem acompanhado os conteúdos informativos porque é entendida como aferição de audiências e do interesse público. É ainda considerada como uma ferramenta ao dispor da cidadania. Através das votações e dos comentários os cidadãos podem, desde logo, exprimir as suas opiniões sobre as temáticas publicadas e assim validar a atividade informativa. Tendo em conta a evolução recente da história da informação na web, este trabalho incide em particular sobre os sites de rádio portugueses, na sua vertente noticiosa. Vários autores concordam que estes são pouco interativos em comparação com outros cibermeios, pelo facto de só muito recentemente se terem permitido os comentários às notícias publicadas. O objetivo deste estudo é avaliar a participação registada em dois sites de rádios – TSF e Rádio Renascença. A metodologia consiste na da quantificação das notícias com comentário e a análise face às temáticas abordadas, num período de um mês.
Abstract (EN): In news sites on internet there is an enhanced culture of public articipation that can be measure d by three main features: number of visits, poles and comments. Internet produced major transformations in newsrooms and in online media. New forms of newsmaking were achieved and new technologies play a central role in all these transformations. Journalists had to face new challenges in terms of professional procedures and new forms of interactivity. Internet allowed a great diversion of participation and news sites are being used by the public to express opinions, debate the subjects of the agenda, contribute with their own material. Journalists’ attitude towards public participation tend to be framed by their perceptions of professional roles and by the dynamics that interactivity implies. Radios have a tradition of public participation but if the radio sites mirrored this practice is not clear, particularly in the news organization. This study is about the Portuguese radio websites and interactivity, TSF and Rádio Renascença and it’s a first attempt to understand the articulation between the hierarchy of news in radio Portuguese sites and the publics’ participation . The methodology applied will consist on measuring the number of news and the related comments in order to confirm if the criteria established by journalists has an equal response from the readers’ comments.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

JPN, a teaching laboratorial experience on the news digital platform of Communication Studies in University of Porto (2016)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena
Portugal: Many structures, little accountability (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Moutinho, Nuno ; Lima, Helena ; Cavaco, Suzana ; Reis, Ana Isabel
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso português (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Zamith, Fernando ; Fonseca, Adalton dos Anjos ; Botão, Alexandre ; Ramos, Alexandre ; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur ; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo ; Corrêa, Elizabeth Saad ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês ; Santos, Ivone Neiva; Galvão, Júlia ; Mallmann, Julia Pinho ; Pedro, Margarete Vieira ; Baldessar, Maria José ; Alcântara, Mariana ; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro ...(mais 9 autores)
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso brasileiro (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedro, Margarete Vieira ; Fonseca, Adalton dos Anjos; Botão, Alexandre; Ramos, Alexandre; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo; Corrêa, Elizabeth Saad; Zamith, Fernando ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês; Santos, Ivone Neiva ; Galvão, Júlia; Mallmann, Julia Pinho; Baldessar, Maria José; Alcântara, Mariana; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro...(mais 9 autores)
Mídia noticiosa portuguesa e formas de interatividade em plataformas online (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena

Ver todas (23)

Das mesmas áreas científicas

Alvorada o diário de la mañana. Universidade Itinerante do Mar, Cursos de Mar - Campanha 2014 (2014)
Outras Publicações
Idoya Rey; Iván Liera; Instruendos da UIM 2014; Professores Tutores de Mar da UIM 2014; Diretores da UIM 2014; Joaquim Góis

Ver todas (51)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-15 às 05:34:37 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico