Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Ciência 2.0: Desafios para a construção do conhecimento com uso de ferramentas digitais

Ciência 2.0: Desafios para a construção do conhecimento com uso de ferramentas digitais

Título
Ciência 2.0: Desafios para a construção do conhecimento com uso de ferramentas digitais
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2012
Autores
Azevedo, José Manuel
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Miura, Juliana
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 2305-2323
7º Congresso da SOPCOM : Meios Digitais e Indústrias Criativas - Os Efeitos e os Desafios da Globalização
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): A exploração das ferramentas digitais de comunicação, que institui a colaboração e a criação coletiva, leva ao surgimento de um movimento chamado da Ciência 2.0, onde as investigações passam a receber contribuições de diversas partes do mundo, de outros cientistas ou mesmo de leigos, ampliando a possibilidade de diálogo para a produção de novos conhecimentos. Para traçar um panorama da Ciência 2.0 em Portugal, foram avaliados 25 laboratórios associados, por meio da exploração de seus websites e questionários para complementar as informações, para saber como eles estão se inserindo neste contexto e os patamares de interação e participação que proporcionam ao público, de acordo com os conceitos relacionados à cultura da convergência, apresentados pelo autor Henry Jenkins. Ao final, dois quadros apresentam um resumo das ferramentas de comunicação utilizadas e o patamar alcançado dentro dos conceitos da cultura da convergência.
Abstract (EN): The exploration of digital communication tools, which established the collaboration and the collective creation, gives rise to a movement called Science 2.0, where investigations receive contributions from several parts of the world, from others scientists or even not expert people, increasing the possibility of dialogue for the production of new knowledge. In order to draw the panorama of Science 2.0 in Portugal, 25 associated laboratories were evaluated, through the analysis of their websites and questionnaires. The main objectives were to understand how these laboratories insert themselves in this context and what are the levels of interaction and participation with the public, according to concepts related to convergence culture, presented by Henry Jenkins. Finally, two tables present a summary of communication tools used and the level reached within the concepts of convergence culture.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-12 às 13:43:08 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico