Resumo (PT):
Na vila de São Torcato, no concelho de Guimarães, venera-se, pelo menos,
desde 1501 um corpo incorrupto que a tradição local atribui ao seu orago, bispo
martirizado junto à nascente do rio Selho. Em volta do cadáver (alvo de culto popular
no mosteiro de São Torcato até 1852, ano da sua trasladação para o santuário), os
vimaranenses construíram a narrativa que o apresenta em meados do século XVI como
varão apostólico, discípulo de São Tiago Maior, bispo da Citânia de Briteiros e mártir.
Porém, por meio da divulgação dos falsos cronicões, surge em Portugal na década de
20 da centúria seguinte um novo relato, que encara São Torcato de Guimarães como
bispo de Braga e do Porto, martirizado às mãos de Musa ibn Nusair, em 719. Esta
estória vai-se paulatinamente instalando entre as obras hagiográficas portuguesas até
ao século XIX, quando é definitivamente acolhida pelos devotos do “corpo santo”. A
resistência com que é enfrentada por autores seiscentistas, a par da existência de
narrativas locais, possibilita que em meados do século XVII nos deparemos com quatro
versões da “vida” de São Torcato de Guimarães, a disputarem entre si a veracidade
histórica. Ora, são as causas deste desdobramento e da evolução sofrida pela estória,
com diálogos entre a lenda e a hagiografia, no decorrer das centúrias de Quinhentos e
Seiscentos os principais assuntos abordados nesta dissertação. Para uma análise mais
bem alicerçada, revelaram-se pertinentes olhares prévios sobre as origens da tradição
dos Sete Varões Apostólicos e do culto de São Torcato e daquele que era tido como o
seu corpo na região de Guimarães, assim como o percurso histórico do mosteiro que
lhe foi dedicado.
Abstract (EN):
In the town of São Torcato, in the municipality of Guimarães, an incorrupt body
has been venerated since at least 1501, and local tradition attributes it to its patron
saint, a bishop martyred at the source of the River Selho. Around the corpse (the
object of popular worship in the monastery of São Torcato until 1852, when it was
transferred to the sanctuary), the people of Guimarães built the narrative that
presents him in the middle of the 16th century as an Apostolic Man, disciple of St.
James the Greater, bishop of Citânia de Briteiros and martyr. However, through the
dissemination of the falsos cronicones, a new account emerged in Portugal in the
twenties of the following century, which presents St. Torquatus of Guimarães as a
bishop of Braga and Porto, martyred at the hands of Musa ibn Nusayr, in 719. This
story gradually became established among Portuguese hagiographic works until the
19th century, when it was definitively accepted by the devotees of the "holy body".
The resistance with which it is faced by 16th century authors, along with the existence
of local narratives, makes it possible that in the mid 17th century we find four versions
of the vita of St. Torquatus of Guimarães, disputing among themselves the historical
veracity. Now, the causes of this unfolding and of the evolution suffered by the story,
with dialogues between the legend and the hagiography, during the centuries of the
16th and 17th centuries, are the main issues addressed in this dissertation. For a
better grounded analysis, previous glances at the origins of the Seven Apostolic Men
tradition and the cult of St. Torquatus and of what was considered to be his body in
the Guimarães region, as well as the historical path of the monastery dedicated to him,
were relevant.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Resumos identificados na Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Estudos Medievais, orientada pelo
Professor Doutor Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral: https://hdl.handle.net/10216/139772
Nº de páginas:
297
ISBN:
978-972-8050-84-9
Coleção:
Estudos vimaranenses; 1