Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Aprendizagem colaborativa no ecossistema U.Porto

Aprendizagem colaborativa no ecossistema U.Porto

Título
Aprendizagem colaborativa no ecossistema U.Porto
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2024
Autores
Silvano, Maria da Purificação
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Almeida, Isabel F.
(Autor)
FFUP
Classificação Científica
CORDIS: Ciências da Saúde > Ciências farmacológicas > Cosmetologia
FOS: Ciências médicas e da saúde
Outras Informações
Resumo (PT): A prática pedagógica desenvolvida no âmbito do projeto Portal infoCosméticos assenta nos princípios de uma aprendizagem cooperativa e colaborativa promovendo a interação entre estudantes de diferentes UO e a sua participação ativa no processo de construção do conhecimento orientado para a divulgação científica. Este projeto é dinamizado por uma equipa multidisciplinar constituída por docentes e estudantes da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Letras e da Faculdade de Belas Artes da U.Porto, que, em trabalho colaborativo, selecionam, produzem e editam os conteúdos publicados no portal. Esta prática pedagógica promove nos estudantes o desenvolvimento de competências específicas de cada área científica, mas também de competências transversais associadas à aprendizagem colaborativa, tais como liderança, gestão de conflitos e espírito crítico. Reduz também o isolamento e promove a responsabilidade mútua, aprendizagem de novas ideias e criação de redes interpessoais. Simultaneamente, esta prática pedagógica fomenta nos estudantes uma maior consciencialização da responsabilidade da universidade em prol da sociedade, a designada terceira missão, e do papel que eles podem desempenhar nessa missão. Deste modo, contribui para que cada estudante se sinta parte integrante e ativa da UP, e estimula a educação para a cidadania, dando resposta à necessidade de esclarecimento de dúvidas dos consumidores e profissionais sobre produtos e ingredientes cosméticos, através de uma abordagem educativa suportada na evidência científica, e com utilização de terminologia de fácil entendimento e de infografias.
Abstract (EN): The pedagogical practice developed within the scope of the infoCosmetics Portal project is based on the principles of cooperative and collaborative learning, promoting interaction between students from different OUs and their active participation in building knowledge geared towards scientific dissemination. A multidisciplinary team organises this project comprises lecturers and students from the Faculty of Pharmacy, the Faculty of Arts and the Faculty of Fine Arts of the University of Porto, who collaboratively select, produce and edit the content published on the portal. This pedagogical practice encourages students to develop skills specific to each scientific area and transversal skills associated with collaborative learning, such as leadership, conflict management, and critical thinking. It also reduces isolation and promotes mutual responsibility, learning new ideas and creating interpersonal networks. At the same time, this pedagogical practice makes students more aware of the university’s responsibility to society, the so-called third mission, and the role they can play in this mission. This way, it contributes to each student feeling an integral and active part of UP. It encourages education for citizenship, responding to the need to clarify consumers’ and professionals’ doubts about cosmetic products and ingredients through an educational approach supported by scientific evidence, using easy-to-understand terminology and infographics.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
CIP-Vol_IV_A7Qq0GT_PS 1615.38 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Aprendizagem colaborativa no ecossistema da UP. (2023)
Poster em Conferência Nacional
Antero Ferreira; Purificação Silvano; Isabel F Almeida
Aprendizagem colaborativa no ecossistema da U.Porto (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Almeida, Isabel; Silvano, Maria da Purificação; Ferreira, Joaquim

Do mesmo livro

Uso de vídeos demonstrativos em aulas laboratoriais (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Gomes, MS
Saber sobre investigar, aprender investigando pelo recurso a pedagogias centradas no aluno (metodologia de investigação qualitativa) (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
Mesquita, Isabel Maria Ribeiro; Farias, Cláudio Filipe Guerreiro; Silva, Sara Mesquita da
O impacto da pandemia na minha prática pedagógica (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
ALCADA, MNMP
O ensino da relação médico-doente em Psicologia Médica: um modelo práxico (2024)
Capítulo ou Parte de Livro
IP Carvalho; Figueiredo Braga M; I Castro-Vale; R Martins; D Sobral; VG Pais; R Pedrosa; A Teles; Raquel Ribeiro- Silva; S Almeida; Mota Cardoso R.

Ver todas (13)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-23 às 16:25:40 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico