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Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal

Título
Ondas de inovação curricular no ensino de Geografia, em Portugal
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2024
Outras Informações
Resumo (PT): A modernização do Sistema Educativo Português (SEP) enfrenta diversos desafios, como a falta de coragem para implementar mudanças significativas, a necessidade de promover a criatividade ou, ainda, a influência sociopolítica na ‘filtragem’ dos conteúdos e práticas, empregues nos ensinos básico e secundário (EBS). Estes desafios resultam, muitas vezes, em dificuldades para (re)adaptar os currículos escolares às necessidades dos jovens e às mudanças geográficas emergentes. Neste contexto, poderemos comparar a padronização das mudanças com a esquematização dos desenvolvimentos técnicos e tecnológicos que, ainda que a ritmos diferentes, marcaram a evolução das sociedades e até geracional - as ‘ondas de inovação’ (entre as várias abordagens, destacamos as que surgiram na sequência da teoria de Schumpeter, 1942). É sobre esta proposta de reflexão que sugerimos um olhar sobre a evolução dos conteúdos dos manuais escolares dos EBS, desde o início do século XX, procurando identificar o comprimento dos sucessivos ciclos de mudança, para verificar qual a sua relação com as ‘ondas de inovação’ técnicas, tecnológicas e contextuais que importam para a Geografia do futuro. Para isso, partiremos de uma base de dados, com os temas dos manuais escolares adotados, em Portugal, para o período indicado, contando com mais de duas centenas de exemplares (ainda em finalização). Com este estudo, esperamos alcançar contributos fundamentais para a análise e aperfeiçoamento dos processos de transposição didática, em Portugal.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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