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É bué fixe ser fixe online: discutindo o desenvolvimento de um jogo educativo/formativo para trabalhar a netiquette junto de crianças em idade escolar

Título
É bué fixe ser fixe online: discutindo o desenvolvimento de um jogo educativo/formativo para trabalhar a netiquette junto de crianças em idade escolar
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2024
Autores
Miguel Correia
(Autor)
FPCEUP
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Catarina Marques
(Autor)
FPCEUP
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Carolina Quirino
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Henrique Silva
(Autor)
Outra
Tiago Rocha
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Coelho, António
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 19-24
Encontro "A Boa Educação na Escola: Perspetivas, Práticas e Desafios"
8 a 13 de janeiro de 2024
Outras Informações
Resumo (PT): A netiquette envolve um código de comportamento online tido como positivo e inclusivo. Nesta linha, a temática da cidadania não escapa ao espaço online, sendo a cidadania digital um aspeto cada vez mais proeminente no desenvolvimento humano e na construção cidadã. Assente nesta esteira, a carência em competências relacionadas com a netiquette conduz a obstáculos no desenvolvimento da cidadania digital e, por conseguinte, na concretização de uma cidadania dita plena. Deste modo, revela-se urgente educar/formar para a cidadania digital por meio da netiquette, sendo parca a existência de projetos nesta temática. Neste sentido, propomos a construção de um projeto educativo/formativo assente em processos de gamificação como mote para trabalhar as questões da netiquette. Levando em conta que 77% das crianças e jovens preferem comunicar online, desenvolvemos um projeto para a construção de um jogo colaborativo online com o objetivo de transmitir conhecimentos e propiciar momentos de aquisição de competências relacionados com a netiquette enquanto veículo para estimular o desenvolvimento da cidadania digital em crianças do 3º e 4º ano do ensino básico português. Num tom geral, o jogo apresenta uma série de níveis através dos quais se trabalham os princípios da netiquette por meio, maioritariamente, de missões colaborativas. O projeto foi premiado internacionalmente pela EUGLOH, sendo possível observar pistas sobre a sua operacionalização no seguinte link: https://netiqueta.hdsilva.pt/. A par destes elementos, a equipa irá concorrer a financiamento público para aprofundar as diferentes componentes do jogo, bem como para alavancar parcerias com escolas e famílias, e autarquias e empresas. Em suma, na idade em questão, o desenvolvimento de competências de netiquette favorece uma construção cidadã facilitadora de processos de participação inclusivos, assentes no respeito e com ganhos em termos de bem-estar, sendo a sua discussão junto da comunidade académica e escolar uma mais-valia para aprofundar o desenvolvimento do projeto.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Livro_de_Atas_BEE_SPCE_v2_LT 611.94 KB
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