Resumo (PT):
Introdução: Este estudo teve como objetivo investigar e comparar sistemas de limas endodônticas relativamente à preservação da anatomia radicular interna, a avaliação da superfície dos instrumentos, a limpeza do sistema radicular e remoção da smear layer no terço apical assim como o grau de preservação de dentina peri-cervical recorrendo a um modelo experimental em dentes humanos. Os sistemas avaliados foram a TruNatomy (TN), a Protaper Ultimate (PU) e WaveOne Gold (WOG).
Métodos: Os sistemas de limas endodônticas avaliados foram utilizados de acordo com as recomendações de utilização do fabricante, utilizando-se um protocolo de irrigação que incluiu NaOCl a 1.1% e EDTA a 17%, com uma agulha de irrigação de diâmetro 27G.
Para o estudo da preservação da dentina peri-cervical e transporte canalar foram selecionados dentes monoradiculares maxilares e mandibulares e raízes mesio vestibulares de primeiros e segundos molares de ambas as arcadas. Para ambas investigações foi utilizada a microtomografia computorizada. Adicionalmente foram selecionados dentes pré-molares de ambas as arcadas para avaliar o grau de limpeza e quantificação da smear layer no terço apical com recurso a microscopia electrónica de varrimento.
As amostras foram digitalizadas com recurso a microtomografia computorizada antes e após a preparação químico-mecânica,de forma a avaliar o transporte canalar a 3,5 e 7 mm do ápex. Para a avaliação da preservação da dentina peri-cervical foram selecionados três pontos de interesse – a junção cemento-esmalte, uma localização 1 mm acima e abaixo deste ponto de referência.
Para a análise da smear layer, as porções radiculares dos dentes pré-molares foram secionadas longitudinalmente em duas partes. Nas imagens obtidas por microscopia eletrónica de varrimento, foi aplicado um sistema numérico para quantificar o grau de limpeza e remoção da smear layer.
A morfologia dos instrumentos foi avaliada antes e após uma utilização, recorrendo a microscopia eletrónica de varrimento.
Resultados: TN e PU apresentaram menos redução de volume canalar após instrumentação, em comparação com a variação de volume verificada com WOG (p <0.05). Verificou-se uma redução de dentina peri-cervical em todos os grupos após a instrumentação, tendo os sistemas TN e PU preservado de forma similar a dentina peri-cervical, e de forma superior à verificada com o sistema WOG (p <0.05).
Em termos do transporte canalar e habilidade da lima permanecer no centro do canal radicular, verificou-se que todos os sistemas obtiveram resultados similares. Todos se mantiveram centrados e respeitaram a anatomia original, com desvios mínimos.
As imagens obtidas com a microscopia electrónica de varrimento revelaram uma remoção incompleta da smear layer, com os túbulos dentinários parcialmente abertos. Não se verificou uma diferença estatisticamente significativa entre os sistemas as avaliados.
A avaliação da superfície das limas revelou estrias nas limas antes da sua utilização, provavelmente como consequência do processo de fabrico, assim como, outras alterações - crateras, cavitações e irregularidades. Estas últimas três alterações aumentaram em quantidade nas limas observadas após uma utilização.
Conclusão: Os sistemas TN e a PU promoveram uma maior preservação da dentina peri-cervical e radicular. Nenhum, dos sistemas foi capaz de remover por completo a smear layer na região apical. Todos os sistemas permaneceram centrados no canal e demonstraram um desvio mínimo da sua anatomia original do canal.
Idioma:
Português