Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali

Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali

Título
Alice no país das rochas e o que ela não encontrou ali
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2023
Autores
Imbernon, RAL
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Mansur, KL
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Gonçalves, PW
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carneiro, CDR
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
A Revista está pendente de validação pelos Serviços Administrativos.
16
Outras Informações
ID Authenticus: P-00Z-6XF
Abstract (EN): <jats:p>Introdução. Este texto se propõe a estimular uma reflexão sobre o ensino de Geologia na educação básica, com base em contribuição seminal do autor Conrado Paschoale, intitulada ¿Alice no país da Geologia e o que ela encontrou lá¿. Objetivo. Pretende-se estimular reflexões sobre a condição de um professor que jamais pôde ¿fazer¿ Geologia, mas que é obrigado a desenvolver tais conteúdos em classe. Metodologia. Partindo da proposta de ¿Alice¿, vemos uma Alice / um Professor que nada encontra, ao adentrar o mundo da Geologia, pois lhe falta conhecimento geocientífico para compreender e, portanto, também ensinar. Resultados. A formação deficiente do professor gera problemas em cascata, sobretudo em uma época na qual novas descobertas das Geociências demandam rápida atualização docente. Colocado diante de representações e modelos simplistas, o professor precisa desenvolver alto nível de abstração conceitual ¿ como a concepção de Tempo Geológico, dentre tantas outras ¿ para compreender como funciona o planeta Terra. Conclusão. Agregar os novos conhecimentos e relacioná-los aos conhecimentos anteriores parece ser uma boa forma de interromper um círculo vicioso no qual a má qualidade de ensino se deve à formação deficiente do professor.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Visão holística do sistema terra para o desenvolvimento sustentável (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Lima, DMCHd; Antunes, SC
Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) (2020)
Artigo em Revista Científica Internacional
Clara Vasconcelos; Rosely Imbernon
A modelação aplicada à temática dos riscos naturais: O caso concreto de instituições de ensino superior em Portugal (2016)
Artigo em Revista Científica Internacional
Clara Vasconcelos; Sara Moutinho; Moura, R
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-24 às 04:50:12 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico