Abstract (EN):
<jats:p>Introdução. Este texto se propõe a estimular uma reflexão sobre o ensino de Geologia na educação básica, com base em contribuição seminal do autor Conrado Paschoale, intitulada ¿Alice no país da Geologia e o que ela encontrou lá¿. Objetivo. Pretende-se estimular reflexões sobre a condição de um professor que jamais pôde ¿fazer¿ Geologia, mas que é obrigado a desenvolver tais conteúdos em classe. Metodologia. Partindo da proposta de ¿Alice¿, vemos uma Alice / um Professor que nada encontra, ao adentrar o mundo da Geologia, pois lhe falta conhecimento geocientífico para compreender e, portanto, também ensinar. Resultados. A formação deficiente do professor gera problemas em cascata, sobretudo em uma época na qual novas descobertas das Geociências demandam rápida atualização docente. Colocado diante de representações e modelos simplistas, o professor precisa desenvolver alto nível de abstração conceitual ¿ como a concepção de Tempo Geológico, dentre tantas outras ¿ para compreender como funciona o planeta Terra. Conclusão. Agregar os novos conhecimentos e relacioná-los aos conhecimentos anteriores parece ser uma boa forma de interromper um círculo vicioso no qual a má qualidade de ensino se deve à formação deficiente do professor.</jats:p>
Idioma:
Inglês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica