Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Passeio escolar ao campo: Frutos, de Eugénio de Andrade, em sala de aula

Passeio escolar ao campo: Frutos, de Eugénio de Andrade, em sala de aula

Título
Passeio escolar ao campo: Frutos, de Eugénio de Andrade, em sala de aula
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2023
Autores
Boura, Ana Isabel
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Ata de Conferência Internacional
Outras Informações
Resumo (PT): Do espaço campestre a maioria dos habitantes de cidades ou áreas metropolitanas conhece traços pouco precisos, que encontram em eventual ilustração de revista ou esporádico programa de televisão. Assim sendo, vasta maioria das crianças e dos adolescentes residentes em áreas urbanas acusa reduzido, ou, mesmo, nulo contacto com o espaço natural, bravio ou cultivado. Cabe sobretudo aos profissionais de educação, em parcial ou, até, total substituição dos elementos parentais, a tarefa de preencher muitas dessas lacunas experienciais. E não só as unidades curriculares orientadas para o estudo do meio físico, também outras disciplinas escolares se revelam precioso contributo para tal objetivo. Na literatura, o modo narrativo tem o privilégio, pelas suas potencialidades descritivas; mas o texto lírico não lhe fica atrás, pela sua polissemia, densidade e estratificação. Tomando o poema Frutos, de Eugénio de Andrade, em perspetiva pedagógico-didática, procurarei evidenciar como a Poesia de receção adulta pode franquear, também a leitores / ouvintes infantis e adolescentes, insuspeitados universos de beleza, fomentando, por rotas de desvendamento e fruição, modos de cidadania responsável em mundo de vinculação global e comprometida sustentabilidade.
Abstract (EN): Most inhabitants of cities or metropolitan areas know little precise traces, from the countryside, which they find in eventual magazine illustration or sporadic television program. The vast majority of children and teenagers living in urban areas have little or even no contact with Nature. Teachers have frequently the task, in part or even total replacement of parents, of filling in many of these existential gaps. And not only the subjects about the environment, other school subjects can contribute to this aim. In literature, narrative has privilege, due to its descriptive potential; but the lyrical text is not far behind, due to its polysemy, density and stratification. Taking the poem Frutos, by Eugénio de Andrade, from a pedagogical-didactic perspective, I will try to show how Poetry written for an adult public can open up to children and teenagers, unsuspected universes of beauty, promoting, modes of responsible citizenship in a world of global connection and commitment to sustainability.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Boura. Passeio escolar ao campo 317.70 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Pequenos gestos, grandes corações. Histórias da Ajudaris' 14 (2014)
Livro
Ajudaris; Boura, Ana Isabel; Vasconcelos, Filomena
Pequenos gestos, grandes corações. Histórias da Ajudaris' 13 (2013)
Livro
Ajudaris; Boura, Ana Isabel ; Vasconcelos, Filomena
Pequenos gestos, grandes corações. Histórias da Ajudaris' 12 (2012)
Livro
Boura, Ana Isabel ; Vasconcelos, Filomena

Ver todas (40)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-25 às 03:08:12 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico