Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares

Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares

Título
Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares
Tipo
Livro
Ano
2022
Autores
Pereira, Vera Wannmacher
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Scherer, Ana Paula Rigatti
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Gabriel, Rosângela
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Guaresi, Ronei
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): Este livro nasce do desejo de aproximar as pesquisas realizadas em âmbito acadêmico - por professores universitários e estudantes de mestrado e doutorado - das inquietações e dificuldades enfrentadas nas escolas - por professores, pais e estudantes - no que diz respeito ao aprendizado e ensino da leitura e da escrita. Em âmbito internacional, as contribuições interdisciplinares têm feito surgir uma zona de confluência denominada ciência da leitura, que coloca em diálogo pesquisas sobre o cérebro leitor, sobre os comportamentos conscientes e inconscientes de leitores aprendizes e de leitores experientes, e sobre como esses conhecimentos podem contribuir para o desenvolvimento de uma pedagogia da leitura amparada não em crenças e intuições, mas em conhecimento técnico sobre as bases que sustentam essas aprendizagens. Como afirma o cientista Roberto Lent, presidente da Rede Nacional Ciência para a Educação (http://cienciaparaeducacao.org), essa zona de confluência inaugura uma perspectiva de pesquisa translacional proativa, porque reúne conhecimentos da pesquisa básica, compreendendo os fenômenos por meio de métodos científicos, ao mesmo tempo em que se preocupa com a aplicação desses conhecimentos na inovação de estratégias educativas respaldadas na pesquisa, buscando contribuir com a sociedade de forma propositiva e não apenas reativa.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 607
ISBN: 978-65-00-43372-2
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Contidas
Capítulo ou Parte de Livro
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro (Autor) (FLUP)
Publicações Relacionadas

Da mesma editora

Ensino da compreensão leitora e da produção escrita: unidades linguísticas em interação com foco na frase (2023)
Livro
Pereira, Vera Wannmacher; Barbeiro, Luís Filipe; Guaresi, Ronei; Forneck, Kári Lúcia
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-23 às 17:00:36 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico