Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2

Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2

Título
Das inferências à interpretação recursiva na leitura do texto literário em L2
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021
Autores
Lopes, Ângela Filipe
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
(Autor)
FLUP
Indexação
Academic Search Ultimate (EBSCO)
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Dialnet
DOAJ
ERIH Plus
Worldcat OCLC
JURN
Latindex
ProQuest
RCAAP
SHERPA/RoMEO
Fonte académica
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): No campo da leitura em L2, o texto literário surge como um patamar difícil de vencer, mesmo nos níveis de proficiência mais altos, por não depender apenas de um certo nível de desempenho linguístico. O texto questiona, nesse sentido, a influência que o processamento de cariz inferencial (Kintsch 1998; Koda 2004) tem na compreensão profunda (Bernhardt 1991: 2011) e na distância que este género textual exige do leitor (Armstrong 2013; Olson 1994). Apontam-se vantagens da leitura literária no processo de aprendizagem de uma L2, não esquecendo que esses benefícios abrangem mais do que a competência linguística, na medida em que imprimem uma marca na flexibilidade mental do leitor que se vê levado a fugir de rotinas cognitivas e contribuem para a reserva cognitiva futura (Armstrong 2013; Paradis 2004; Pinto 2010; 2013)
Abstract (EN): When it comes to L2 reading, literary texts are often seen as barriers which are difficult to overcome even in higher proficiency levels, since they do not rely solely on a certain level of language performance. This text questions the influence that inferential processing (Kintsch 1998; Koda 2004) has on deep comprehension (Bernhardt 1991: 2011) and on the distance that this genre demands from its reader (Armstrong 2013; Olson 1994). Advantages of literary reading are pointed out in what concerns a L2 learning process, insofar as they leave a mark on the reader’s mental flexibility, as s/he is forced to escape cognitive routines, and led into feeding a future cognitive reservoir (Armstrong 2013; Paradis 2004; Pinto 2010; 2013).
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
6_ALopesGpinto_L_AMB 474.37 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Um ponto em comum entre frase e leitura: os grupos de sentido em destaque (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro ; Lopes, Ângela Filipe
A biliteracia : alguns aspetos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em L2 (2023)
Capítulo ou Parte de Livro
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Medir a qualidade da escrita em Português L2: a densidade de ideias (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe; Pinto, Maria da Graça Castro
Aprofundar a compreensão leitora em português L2 no nível avançado à luz do QECRL partindo do Teste Cloze (2015)
Artigo em Revista Científica Nacional
Lopes, Ângela Filipe ; Martins, Fernanda; Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro

Ver todas (8)

Da mesma revista

Vou buscar ali, ali acima! A multimodalidade da deixis no português europeu (2012)
Artigo em Revista Científica Nacional
Isabel Galhano Rodrigues
Visualização da relevância relativa de investigadores a partir da sua produção textual (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Trigo, Luís; Brazdil, Pavel
Utilização da Imagem por Ressonância Magnética nos Estudos sobre a Produção da Fala (2010)
Artigo em Revista Científica Nacional
Sandra M. Rua Ventura; Diamantino Rui S. Freitas; Isabel Maria A. P. Ramos; João Manuel R. S. Tavares
Studies on variation in portuguese [recensão] (2019)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pinto, Alexandra Guedes ; Amorim, Clara

Ver todas (77)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-24 às 01:18:43 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico