Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O texto literário na aula de PLE: algumas considerações e uma proposta para a didatização do conto Bibliotecas, de Valter Hugo Mãe

O texto literário na aula de PLE: algumas considerações e uma proposta para a didatização do conto Bibliotecas, de Valter Hugo Mãe

Título
O texto literário na aula de PLE: algumas considerações e uma proposta para a didatização do conto Bibliotecas, de Valter Hugo Mãe
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021
Autores
Ferreira, Daniel
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Duarte, Isabel Margarida
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Indexação
Academic Search Ultimate (EBSCO)
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Dialnet
DOAJ
ERIH Plus
Worldcat OCLC
Google Scholar
JURN
Latindex
ProQuest
RCAAP
SHERPA/RoMEO
Fonte académica
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): O uso do texto literário resulta em estratégias extremamente produtivas para a aula de língua estrangeira. O recurso a este material ocasiona uma oportunidade única para a prática reflexiva sobre a língua-cultura-alvo e, consequentemente, viabiliza o treino de competências não somente linguísticas como, ainda, cognitivas, estéticas, culturais, sociais e humanas (Conselho da Europa 2001, 2018). A partir destes pressupostos, o estudo em apreço visa a promoção do texto literário no contexto de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) e, para o efeito, segue-se a problematização de algumas teorias e práticas. No final, sugere-se uma proposta de didatização de “Bibliotecas”, conto da autoria de Valter Hugo Mãe, como sugestão para a introdução do texto literário na aula de PLE.
Abstract (EN): The use of literary texts results in extremely productive strategies for foreign language classes. Its resource creates an opportunity for reflective practice on the target language-culture and, consequently, enables the training of skills that are not only linguistic but also cognitive, aesthetic, cultural, social and human (Council of Europe 2001, 2018). Based on these assumptions, this study aims to promote literary texts in Portuguese as a foreign language (PFL) learning and teaching contexts and, for that purpose, follows the problematization of some theories and practices. At the end, there is a proposal for didacticization of “Bibliotecas”, a tale by Valter Hugo Mãe, as a suggestion for the introduction of literary texts in PFL classes.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11039
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
2_IMDuarte 509.14 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Tatiana Slama-Cazacu 1920-2011 (2011)
Artigo em Revista Científica Nacional
Maria da Graça L. Castro Pinto
Stephen BAILEY. Academic Writing. A Handbook for International Students (...) [recensão] (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pinto, Maria da Graça Castro

Ver todas (45)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-09 às 09:05:46 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico