Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Sobre as origens da perspectiva em Portugal. O «Liuro de Prespectiua» do Códice 3675 da Biblioteca Nacional, um «Tratado de Arquitectura do século XVI»

Sobre as origens da perspectiva em Portugal. O «Liuro de Prespectiua» do Códice 3675 da Biblioteca Nacional, um «Tratado de Arquitectura do século XVI»

Título
Sobre as origens da perspectiva em Portugal. O «Liuro de Prespectiua» do Códice 3675 da Biblioteca Nacional, um «Tratado de Arquitectura do século XVI»
Tipo
Livro
Ano
2006
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Outras Informações
Resumo (PT): A relevância do “Liuro de Prespectiva” do Tratado de Arquitectura, manuscrito, de 1576, atribuído a António Rodrigues, reside, fundamentalmente, na apresentação de uma regra de perspectiva inédita que visa suprir o impasse instalado pela difusão de incorrecções e insuficiências – particularmente evidentes no Secondo Libro, Di Prospettiva de Serlio. A metodologia subjacente ao seu procedimento deriva das técnicas tradicionais de medição à distância, que não tinham quaisquer segredos neste país de navegadores, e relaciona-se, por isso mesmo, com o princípio basilar da semelhança de triângulos, figuras que Alberti soube acoplar para dar forma a uma pirramide visiva e assim promover a intersegazione das suas faces com uma superfície/finestra, sendo a secção obtida, precisamente, a perspectiva rigorosa do objecto visionado. Saliente-se ainda, a absoluta fidelidade de Rodrigues à perspectiva central, reflexo da escola italiana onde se insere, como testemunham as representações perspécticas de alguns objectos arquitectónicos, dos quais se destaca uma composição de planta central – um edeficio quadrado – de matriz geométrica ad quadratum e ad circulum, com larga tradição na tratadística contemporânea do âmbito da perspectiva e da teoria da arquitectura. Sob o ponto de vista arquitectónico estamos perante uma das melhores concretizações de uma visão do mundo moldada à imagem do ser humano, cerne da pesquisa espacial empreendida no Renascimento que, à altura da produção do Tratado, começa a ser posta em causa face às pressões contra-reformistas.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 585
ISBN: 978-972-9483-79-0
Coleção: Série I - Ensaios
Edição: 1 ª
Vol.: 20
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
2_04_b_04_SOBRE_AS_ORIGENS 76.32 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-03 às 05:45:41 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico