Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual

Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual

Título
Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2019
Autores
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Espírito, Rui
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 251-270
13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Leiria , 12 e 13 de abril de 2019.
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): "A escrita de um artigo sobre uma determinada ação de ensino abre espaço para um aprofundamento teórico-prático, por implicar uma sistematização dos fundamentos de determina-das opções pedagógicas, dos procedimentos técnico-didáticos implicados, da sequenciação de atos, do aperfeiçoamento dos materiais didáticos de suporte. O fazer didático passa também por esta atividade de reflexão escrita, que pode conduzir a níveis mais profundos de conhecimento profissional de natureza pedagógico-didática. O trabalho que aqui se apresenta é o resultado da reflexão produzida após a realização de um percurso pedagógico-didático interdisciplinar numa turma do 9.º ano, na Escola Secundária de Vilela, em Paredes, no ano letivo 2015/2016. Foi realizado no mês de maio de 2016, durante apro-ximadamente duas semanas, num trabalho conjunto entre os autores deste texto, que, à época, eram os professores das disciplinas de Português e de Educação Visual da turma referida. Quer a sequência didática realizada, quer este artigo que lhe dá visibilidade foram produzidos em trabalho colaborativo entre os professores, condição sem a qual não seria possível a articulação interdisciplinar que caracteriza o trabalho em causa. As secções a seguir são organizadas do modo seguinte: em 1., formulamos o problema inicial a partir de uma caracterização breve do contexto e identificamos a estratégia pedagógica adotada; em 2., descrevemos a experiência pedagógico-didática realizada, apresentando, num primeiro momento, procedimentos e sequenciação e, num segundo momento, explicitando as aprendiza-gens implicadas no trabalho realizado pelos alunos."
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://appform.pt/13ENAPP/conf_01_Sonia_Rodrigues.pdf
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Rodrigues & Espirito(2019)Sequencia interdisciplinar 636.16 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 18:06:51 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico